Buscar

Avaliação Final (Objetiva)

Prévia do material em texto

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	No dia a dia, desenvolvemos muitas atividades e elas podem se tornar mecânicas. Entretanto, é fundamental estarmos conscientes a cada ação que realizamos se quisermos exercer com excelência. Sobre o entendimento de nossas ações no contexto social, há uma área que contribui significativamente. Sobre essa área, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A filosofia, pois nos ajuda a entender nossas relações.
(    ) A tecnologia, pois estabelece a relação da evolução tecnológica com a substituição do ser humano por robôs.
(    ) A filosofia, pois traz a reflexão da consciência e da visão de mundo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	V - F - F.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	V - V - F.
	2.
	De um modo genérico, o multiculturalismo pode ser entendido como a gestão de um fenômeno social assentado na refração das culturas postas em maior contato a partir da segunda metade do século XX. Multicultural é um termo qualificativo, que se descreve como as características sociais e os problemas do governo. Sobre as diferentes concepções de multiculturalismo, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Multiculturalismo Conservador.
II- Multiculturalismo Crítico ou Revolucionário.
III- Multiculturalismo Liberal.
IV- Multiculturalismo Pluralista.
(    ) Integra os diferentes grupos culturais o mais rápido possível a uma sociedade majoritária.
(    ) Pugna pela assimilação da diferença às tradições e aos costumes da maioria.
(    ) Prioriza o poder, o privilégio, a hierarquia das opressões e os movimentos.
(    ) Concede direitos de grupo distintos a diferentes comunidades dentro de uma certa ordem política comunitária.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III - IV.
	 b)
	III - I - II - IV.
	 c)
	II - III - IV - I.
	 d)
	IV - II - I - III.
	3.
	A formação cultural auxilia na humanização dos sentidos, em que o sujeito compreende o ser e o estar no mundo de forma mais sensível e percebe as particularidades existentes nas salas de aula, como captar a cultura local e do outro. No entanto, são lugares como o museu de arte que constituem sujeitos mais sociáveis e provocam percepções que vão além da interconectividade com a educação formal, podendo proporcionar aprendizagem, tanto cognitiva como afetiva. A arte se dirige a todos para ser sentida e compreendida. Por isso, ela é tão democrática. É impacto emocional, confronto de ideias, de histórias, de imaginação e fantasia. Contudo, ela é uma área de conhecimento, como a filosofia, pois é provocativa, reflexiva e inovadora, acompanhando a história da humanidade, que é transformadora e enriquece o capital cultural humano. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A educação formal é aquela que é constituída de metodologia, avaliação, habilidades e competências e, por fim, uma certificação que possa levar a outro nível de estudo - ensino fundamental, graduação e especialização.
II- A educação formal é aquela que é constituída de metodologia, avaliação, habilidades e competências. 
III- A educação formal é aquela que é constituída de metodologia, avaliação, habilidades e competências, mas sem uma certificação que possa levar a outro nível de estudo - ensino fundamental, graduação e especialização.
IV- A educação formal é aquela que é constituída de metodologia e avaliação. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	4.
	A inclusão é ainda uma batalha constante. Para alcançá-la é necessário alterar os currículos, preparar os docentes e todos os envolvidos com a educação, inclusive os pais e a comunidade. Para que aconteça literalmente a inclusão nas escolas, é preciso romper o preconceito incorporado na sociedade, e esse é um desafio de todos e para todos. O processo de inclusão deve ser percebido pela escola no seu aspecto mais amplo, como sendo um instrumento que favorece o acesso e a permanência nas classes comuns do sistema regular de ensino de todos os alunos que possuem algum tipo de deficiência. Sobre a inclusão, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A inclusão não é definitiva. Tendo que enfrentar o problema do preconceito. Ela não busca o aprimoramento e não faz jus à qualidade do ensino básico, mesmo os alunos com ou sem deficiência podem exercer a cidadania e plenitude soberana. Assim, preservar-se os direitos das crianças, para que pratiquem essas diferenças.
	 b)
	A inclusão é um desafio, que ao ser devidamente enfrentado pela escola comum, provoca a melhoria da qualidade da educação básica e superior, pois para que os educandos com e sem deficiência possam exercer o direito à educação em sua plenitude, é necessário que essa escola aprimore suas práticas, a fim de atender às diferenças.
	 c)
	A inclusão é um grande desafio, que rompe barreiras na educação comum, provocando melhorias na educação básica e superior, pois os alunos com ou sem deficiência não têm o direito de exercer a cidadania e sua plenitude, para isso é necessário que as escolas pratiquem essas diferenças.
	 d)
	A inclusão não é definitivamente uma abertura para enfrentar problemas como o preconceito ela busca o aprimoramento e a qualidade da educação básica e superior, pois os alunos com ou sem deficiência podem exercer o direito á cidadania em sua plenitude, são necessárias práticas educativas, a fim de promover e atender às diferenças.
	5.
	Os desafios atuais da diversidade têm raízes no passado, por isso é uma questão de consciência coletiva. As pessoas não assumem que são preconceituosas, contudo, estão predispostas a manter distância social de outros grupos. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A cultura é apenas herança.
(    ) O processo de aculturação significa abandono de uma cultura em detrimento a outra.
(    ) O processo de aculturação significa o acolhimento da outra cultura como parte de seu contexto cultural.
(    ) A cultura é uma construção coletiva em processo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	6.
	Uma escola inclusiva deve se preocupar em promover o ensino quanto à formação do aluno, considerando a cidadania, a responsabilidade e a autonomia. Nesse contexto, a escola numa perspectiva inclusiva deve possuir o entendimento de que a formação humana será a base para toda a formação acadêmica. Sobre os pressupostos da Educação Inclusiva, analise as sentenças a seguir:
I- Educação como direito de todos.
II- Valorização e respeito às diferenças.
III- Igualdade de oportunidades.
IV- Atendimento educacional diferenciado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	7.
	A Educação Inclusiva compreende a Educação Especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. Ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar. Para se almejar uma educação inclusiva, é imprescindível uma nova postura no plano de ação curricular, investir com seriedade na formação inicial e continuada dos professores, com a finalidade de criar uma consciência crítica sobre suas práticas pedagógicas, em que possam identificar as necessidades dos alunos, incentivando e desenvolvendo seus potenciais. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A aprendizagem é um processo vincular, ou seja, acontece no íntimo de um vínculo humano, cuja matriz se constrói nos primeiros vínculos do filho com a mãe, com o pai, comos irmãos.
(    ) A aprendizagem é um processo vincular, ou seja, não acontece no íntimo de um vínculo humano, cuja matriz se constrói nos primeiros vínculos do filho com a mãe, com o pai, com os irmãos.
(    ) A aprendizagem é um processo de vínculos entre o filho com a mãe, com o pai e com os irmãos.
(    ) A aprendizagem é um processo vincular, ou seja, acontece no íntimo de um vínculo humano, mas não se constrói nos primeiros vínculos do filho com a mãe, com o pai, com os irmãos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	8.
	No período entre os anos 1970 e 1990, a comunicação social se transformou. Toda a produção escrita em papel ganhou uma concorrência voraz, que são as publicações on-line. Já a partir dos anos de 2010, o canal Youtube se transformou num forte concorrente da TV aberta. Logo, o papel da comunicação ampliou e criou novos espaços na discussão sobre todo e qualquer assunto, bem como sobre as preocupações do mundo educacional. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Diferentemente da TV e do rádio, a internet é um meio de comunicação que faz parte dos meios chamados TIC.
	 b)
	Entretenimento e dinamismo de operação são características marcantes da didática tradicional na educação.
	 c)
	As TIC foram incorporadas às ações didáticas com mais intensidade a partir da ampliação da informática escolar.
	 d)
	As tecnologias tradicionais de ensino, como a música e a poesia, são incompatíveis com as mídias eletrônicas.
	9.
	A formação docente com base na autoria representa um avanço na formação do professor. Significa que o papel do professor ganha amplitude em sua produção científica e profissional. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A autoria considera que o trabalho do professor também é estudar continuamente.
(    ) Formação docente com base na autoria representa um processo de reconstrução de saberes.
(    ) A formação com vista na autoria negligencia o incentivo aos estudantes para a pesquisa e a publicação.
(    ) Para realizar o trabalho de autoria, o professor deve ampliar suas pesquisas e publicações científicas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	10.
	A incorporação das tecnologias no ambiente escolar não é um processo natural. Trata-se de uma condição construída socialmente através de demandas coletivas no mundo do trabalho e da economia, bem como demandas individuais, das necessidades de consumo ou bem-estar. Acerca do uso da tecnologia de forma crítica na escola, analise as seguintes sentenças:
I- A tecnologia educacional exige do professor a capacidade de inovação e incentivo à pesquisa.
II- O professor deve reconhecer a presença das mídias e redes sociais na vida dos estudantes e utilizá-las pedagogicamente.
III- O professor não pode negligenciar a presença da internet, integrando-a aos conteúdos e atividades didáticas.
IV- Por contribuir excessivamente na memorização de conteúdos escolares, a informática tem perdido espaço para o livro didático.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2011) A cibercultura pode ser vista como herdeira legítima (embora distante) do projeto progressista dos filósofos do século XVII. De fato, ela valoriza a participação das pessoas em comunidades de debate e argumentação. Na linha reta das morais da igualdade, ela incentiva uma forma de reciprocidade essencial nas relações humanas. Desenvolveu-se a partir de uma prática assídua de trocas de informações e conhecimentos, coisa que os filósofos do Iluminismo viam como principal motor do progresso. (...) A cibercultura não seria pós-moderna, mas estaria inserida perfeitamente na continuidade dos ideais revolucionários e republicanos de liberdade, igualdade e fraternidade. A diferença é apenas que, na cibercultura, esses "valores" se encarnam em dispositivos técnicos concretos. Na era das mídias eletrônicas, a igualdade se concretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos; a liberdade toma forma nos softwares de codificação e no acesso a múltiplas comunidades virtuais, atravessando fronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduz em interconexão mundial. O desenvolvimento de redes de relacionamento por meio de computadores e a expansão da Internet abriram novas perspectivas para a cultura, a comunicação e a educação. De acordo com as ideias do texto apresentado, a cibercultura:
FONTE: LEVY, P. Revolução virtual. Folha de S. Paulo. Caderno Mais, 16 ago. 1998.
	 a)
	Valorizou o isolamento dos indivíduos pela produção de softwares de codificação.
	 b)
	Constituiu negação dos valores progressistas defendidos pelos filósofos do Iluminismo.
	 c)
	Incorpora valores do Iluminismo ao favorecer o compartilhamento de informações e conhecimentos.
	 d)
	Banalizou a ciência ao disseminar o conhecimento nas redes sociais.
	12.
	(ENADE, 2008) A relação entre educação escolar e desigualdade social vem sendo estudada pela Sociologia há mais de um século. Diferentes autores e diversas correntes de pensamento explicam os complexos mecanismos dessa relação. Mesmo considerando as grandes diferenças existentes entre países e épocas, a escolarização progressiva da população:
	 a)
	Proporciona acesso ao mercado de trabalho devido à diminuição da competitividade.
	 b)
	Garante empregabilidade compatível com o nível de instrução.
	 c)
	Gera equanimidade entre segmentos sociais e diminuição de conflitos culturais.
	 d)
	Vem acompanhada de um aumento das exigências educacionais do mercado de trabalho.
Parte inferior do formulário

Continue navegando