Buscar

Prensa de pascal PRONTO

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
Rua Universitária, 2069 – Bairro: Jardim Universitário – Cascavel – Paraná.
Caixa Postal 711 – CEP 85819-110.
Fone: (45) 3220-3000 – Fax: (45) 3324-4566.
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas – CCET.
Campus de Cascavel.
 
FÍSICA 2
Prensa Hidráulica 
 
 
Curso: Engenharia Agrícola
Doscente: Reinaldo Prandini Ricieri
Discentes: Mateus Mocellin Reisdorfer, Guilherme De Abreu Jorge, Vitor Borges Ferreira, Maria Vitoria, Henrique Gonzatti e Lucas Bauermann.
 
Cascavel,PR
2019
Engenharia Agrícola
 Unioeste
	
Trabalho realizado para obtenção
da nota parcial referente a matéria
de física 2 durante a aula prática
prensa hidráulica.
Cascavel
 20/11/2019
INTRODUÇÃO
O Princípio de Pascal é uma lei da hidrostática que envolve a variação de pressão hidráulica num fluido em equilíbrio. Recebe esse nome pois foi elaborada no século XVII pelo físico, matemático e filósofo francês Blaise Pascal (1623-1662).
Seu enunciado é expresso da seguinte maneira: “O aumento da pressão exercida em um líquido em equilíbrio é transmitido integralmente a todos os pontos do líquido bem como às paredes do recipiente em que ele está contido”. De acordo com a (imagem 1) é possível analisar tal lei.
Imagem 1: Princípio de Pascal.
Quando é exercida uma pressão num ponto de um líquido, essa se transmite a todos os pontos do líquido. É o que ocorre, por exemplo, quando um carro é elevado num macaco hidráulico.
Ou quando um motorista aciona o freio de seu automóvel. É possível verificar tal fato na (imagem 2).
Imagem 2: Princípio de Pascal
Nos dois casos o fluido é pressionado em um ponto e se expande para o outro. Esses fatos são explicados pelo princípio de Pascal, os acréscimos de pressão sofridos por um corpo de um líquido são transmitidos integralmente a todos os pontos do líquido e das paredes do recipiente onde este está contido. Na (imagem 3) é possível concluir tal funcionamento 
	Imagem 3: Princípio de Pascal.
Assim como a pressão é transmitida uniformemente para todo o fluido temos que:
	Imagem 4: Fórmula utilizada para calcular a razão entre forças e áreas. 
Portanto as intensidades das forças aplicadas são diretamente proporcionais às áreas dos êmbolos. Por exemplo, se a área A2 for dez vezes maior que a área A1, a força F2 terá intensidade dez vezes maior que F1.
Assim sendo, nesse trabalho será realizado a execução de uma prensa hidráulica correlacionada ao Princípio de Pascal e posteriormente demonstrada seu funcionamento em sala de aula.
MATERIAIS E MÉTODOS UTILIZADOS
A motivação do trabalho foi analisar os princípios da lei de Pascal. Para realizar tal tarefa foi calculado os valores encontrados no experimento e por intermédio da formula citada na imagem 4, verificou-se o comportamento das forças. 
Para a montagem da prensa hidráulica foram utilizados os seguintes materiais:
- 5 seringas;
X mm a menor
x mm a maior
- Tábuas de madeira;
- 2 metros de sonda cirúrgica;
- 6 divisores
- Cola quente;
- Garrafa de água
- Corante.
	
	Com os devidos materiais já citados a montagem foi feita inicialmente com a conexão entre a seringa principal, ligada diretamente a garrafa com o liquido e a partir disso conectada as demais seringas, nas quais por intermédio do fluxo do liquido exercerá uma força na madeira, gerando assim o funcionamento de prensa. Para a montagem do equipamento também fez se a utilização de parafusadeira e parafusos.
RESULTADOS 
Com o material montado, partiu se para o método de cálculo, isso porque a seringa com a área menor possuía diâmetro do cilindro de 17mm, e a de maior diâmetro com 26mm, com isso tem se que:
Ao aplicarmos 1N na seringa menor, observa-se:
Área da menor:
A menor=2,26x10-4 m2
Área da maior:
A maior=5,3x10-4m2 
Como são 4 maiores, logo 5,3x10-4 x 4 = 21,2x10-4 m2
 = 
F=9,380N
Isso significa que ao aplicarmos uma força de 1N, por sobre a cabeça da seringa menor, a prensa de pascal por ser uma multiplicadora de força, apresentara na prensa com as seringas maiores uma força de 9,380N.
CONCLUSÃO 
	Assim sendo, com a realização do trabalho foi possível concluir em prática o principio da lei de Pascal.
A prensa de pascal funciona como uma multiplicadora de força, sendo que a força aplicada em uma área menor, é proporcional a uma força aplicada em uma área maior. 
O princípio de pascal é muito utilizado, no qual por intermédio dele, pequenas prensas são capacitadas para erguer grandes massas.
BIBLIOGRAFIA
www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/EstaticaeHidrostatica/teoremadepascal.php
www.infoescola.com/fisica/pressao-hidraulica-principio-de-pascal/
mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/prensa-hidraulica.htm

Continue navegando