A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
APOL SAÚDE

Pré-visualização | Página 1 de 3

SAÚDE
1. No período de 1930 a 1940, as alternativas adotadas para a saúde pública tinham como ênfase as campanhas sanitárias, como nas décadas iniciais do século. Vemos que na década de 1950 houve um aumento significativo da entrada de capital estrangeiro na economia nacional, beneficiando a proposta desenvolvimentista. Com o desenvolvimento industrial e o assalariamento de parcelas crescentes da população urbana, ocorre maior pressão pela assistência médica através de que instituições? (AULA 1)
D – Através de institutos
2. Em nossos estudos pudemos ver que ao operário que não tinha Carteira de Trabalho assinada e não contribuía para a caixa de sua categoria restava o atendimento da caridade. Assim sendo, era qualificado pela administração dos hospitais filantrópicos como sendo o que? (AULA 1)
C – Indigente
3. Ao retomarmos os estudos sobre a política de saúde no Regime Militar, vemos que se desenvolve o “complexo médico-industrial”, modelo de privilegiamento do produtor privado. Qual era a ênfase desse modelo? (AULA 1)
A - Ênfase na prática médica curativa, individual, assistencialista e especializada.
4. O tratamento da “questão social” no período de 1964 a 1974 pelo Estado baseou sua intervenção no binômio repressão-assistência. Em 1966 se dá a unificação da previdência, com junção dos IAPs, atendendo ao papel interventivo do Estado na sociedade, bem como a exclusão dos trabalhadores de que setor da previdência? (AULA 1)
D – Da gestão da previdência
5. No Brasil, na década de 1930 ocorrem as mudanças na sociedade brasileira no governo de Getúlio Vargas, mudanças assinaladas pela industrialização e pelas reformas de Estado. Assim sendo que políticas surgem em resposta às reivindicações dos trabalhadores? (AULA 1)
A – Políticas sociais;
6. No Brasil, a saúde emerge como “questão social” no inicio do século XX, no âmbito da economia exportadora de café. A intervenção do Estado no campo da saúde se deu mais efetivamente a partir de que década? (AULA 1)
C – da década de 1930
7. O SUS abrange a oferta de serviços de atenção básica à saúde (nível de atenção primária), ação de responsabilidade intransferível dos municípios, que é organizada por meio de quais equipamentos de atendimento a população? (AULA 2)
B - Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família
8. Ao estudarmos a aula 2, conhecemos os princípios e diretrizes organizativas do SUS que propõem as linhas gerais do sistema e dos serviços de saúde. Sendo assim, quais são as diretrizes previstas na Constituição Federal?
A - Universalidade, a integralidade, a equidade e o direito à informação.
9. Ao levarmos em conta os conhecimentos adquiridos até o momento com a aula 2, vemos que a participação comunitária assegurada pela Lei 8142/90, se efetiva com a participação da sociedade civil organizada. Em que lugares essa participação se efetiva.
A - Conferências e Conselhos de Saúde, nas três esferas do governo, e através da participação em colegiados de gestão nos serviços em saúde.
10. O SUS é um produto da Reforma Sanitária brasileira que teve como importante conquista a inserção no texto da Constituição Federal de 1988. Assim sendo, complete a sentença abaixo e marque a alternativa que apresenta a sequência correta: (AULA 2)
 “O _____________ é o arranjo _____________ do Estado brasileiro que dá suporte à efetivação da _______________ no Brasil e traduz em ação os princípios e diretrizes desta política (VASCONCELOS; PASCHE, 2006)”.
D - SUS; organizacional; política de saúde.
11. Ao estudarmos os conteúdos da aula 2, podemos perceber que o SUS é um produto da Reforma Sanitária brasileira que teve como importante conquista a inserção no texto da Constituição Federal de 1988. Nesse texto a Saúde é entendida como?
B – entendida como direito de todos e dever do Estado
12. Com base no material impresso da aula 3, marque a alternativa que apresenta os quatro focos de tomada de decisão nas análises da Saúde Coletiva, colocados pelos autores Carvalho & Ceccim (2006).
A - Políticos, práticos, das técnicas e dos instrumentos. 
13. A distinção entre os termos Saúde Pública e Saúde Coletiva se dão a partir da incorporação de novos questionamentos que emergem das lutas sociais e que não necessariamente passam pelas instâncias das gestões públicas e governamentais. Sendo assim, marque a alternativa que apresenta somente elementos das duas vertentes teóricas que caracterizam a saúde coletiva (AULA 3)
I - Estudo da organização dos serviços;
II - Estudo do sistema de saúde;
III - Impacto das reformulações dos sistemas de saúde sobre o acesso a saúde;
IV - Satisfação das necessidades básicas de saúde dos indivíduos.
D - Todas as alternativas estão corretas
14. Partindo do conteúdo da aula 3, entendemos que as políticas sociais nas sociedades capitalistas contemporâneas atribui-se a função de regular a relação entre capital e trabalho e de garantir minimamente à população condições de vida e de reprodução social. Sendo assim, complete a sentença abaixo e marque a alternativa que a completa corretamente: “______________ correspondem às _______ e _________ofertados pelo Estado com a intenção de trazer ___________ positivos à saúde da população, e de igual modo, aos determinantes das condições de saúde.”
B - Políticas de Saúde; ações e serviços; impactos.
15. Em nossos estudos da aula 3, podemos ver que os modelos de sistemas de proteção social – os Estados de bem-estar social. Cohn (2006) destaca alguns modelos predominantes de proteção social. Sendo assim, marque a alternativa que completa a sentença abaixo.
“__________, em que o Estado se configura como principal e/ou exclusivo (...) provedor e produtor de serviços sociais e de saúde (...) Todos têm o mesmo acesso ao mesmo padrão de serviços de saúde (...) independente da colaboração no mercado.” (COHN, 2006, p.236-237)
B – Universal redistributivista
16. Revisando os conteúdos da aula 3, percebemos que as políticas sociais nas sociedades capitalistas contemporâneas atribui-se a função de regular a relação entre capital e trabalho. Para Cohn (2006) as políticas sociais surgem como ações que de certo modo compensatórias. O que elas compensam? Marque a alternativa que apresenta a resposta correta, segundo a autora acima citada. 
C – As desigualdades sociais geradas pelo processo de acumulação capitalista.
17. Com base no material impresso da aula 3, vemos que a área das políticas sociais, o fim da Segunda Guerra Mundial foram marcadas a partir de modelos de sistemas de proteção social - os Estados de bem-estar social - cujo pacto entre empresários e trabalhadores visava o financiamento de  quais políticas?
B - De aposentadoria, pensões e saúde.
18. Conforme estudamos na aula 4, a Lei n.º 8.080/90 previu normas para a elaboração da política de gestão do trabalho para o SUS, a ser realizada de maneira articulada pelas esferas de governo. Atendendo a essa condição legal, foi construído que documento?
B - Princípios e Diretrizes para a Gestão do Trabalho no SUS (NOB/RH–SUS).
19. Vimos em nossos estudos que a Lei n.º 8.080/90, promoveu uma revisão nas normas do SUS. Sendo assim, leia a sentença abaixo e marque a alternativa que a completa corretamente. “________ é a gestão e a gerência de toda e qualquer relação de trabalho necessária ao funcionamento do Sistema, desde a prestação dos cuidados diretos à saúde dos seus usuários até as atividades-meio necessárias ao seu desenvolvimento”. (BRASIL, 2005, p.32). (AULA 4)
D - A Gestão do Trabalho no SUS
20. O documento que define as atribuições e as competências de cada instância de governo em relação a gestão do trabalho no SUS, conforme vemos na aula 4 é a NOB/RH–SUS. Esse documento define o que são Trabalhadores de Saúde. Marque a alternativa que apresenta corretamente essa definição. (AULA 4)
C - São todos aqueles que exercem as suas atividades ou funções em serviços de saúde, públicos ou privados.
21. Retomando os conteúdos da aula 5, pudemos compreender que a inserção dos Assistentes Sociais na área da saúde ocorre pela efetivação do princípio