Buscar

ad1 Planejamento turistico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
 Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
	
 AVALIAÇÃO – AD1 - Período – 2020/2º 
 Aluna: Juliana Firmiano Martins Matricula: 18117130108
 Disciplina: Planejamento e Organização do Turismo
 Professor coordenador: Carlyle Tadeu Falcão de Oliveira, Dr. 
 O impacto do coronavírus no turismo “Pânico com o covid-19 deixa Cidades desertas, esvazia hotéis, obriga aéreas a cancelar rotas e impede que navios de cruzeiro desembarquem passageiros. Perdas são estimadas em US$ 30 bilhões apenas na aviação”. (Capa da Revista “Isto è Dinheiro”, Edição Nº 1185 21.ago.20) Atividade... 
a) Mostre por meio do modelo do Sistur de Mário Carlos Beni os impactos da pandemia na cidade do Rio de Janeiro. 
b) Para os impactos identificados no item anterior, proponha estratégias para recuperação do turismo na cidade do Rio de Janeiro, utilizando: O conjunto das Relações Ambientais; o conjunto da Organização Estrutural; o conjunto das Ações Operacionais (subsistema mercado).
O impacto do coronavirus no Turismo do Rio de Janeiro e o do modelo do Sistur
 A pandemia do coronavírus trouxe consigo vários impactos na cidade do Rio de Janeiro, considerada cartão postal do Brasil e portão de entrada de vários estrangeiros, a cidade se viu isolada como nunca tinha acontecido e conseqüentemente sua demanda turística também se viu no colapso. Através do modelo do Sistur de Mario Carlos Beni pegando como referencia a cidade do Rio de Janeiro a aplicação da TGS ao estudo do turismo permite a análise de suas complexidades e abrangência de forma integral e multidisciplinar. Considera o fenômeno como um todo, proporcionando análises holísticas e não de seus fragmentos (partes) como é comum na academia e nos estudos sobre esse fenômeno. 
 Tendo como ponto de partida a cidade do Rio de Janeiro e os impactos da Pandemia o modelo referencial do Sistur de Beni está divido em três grandes conjuntos: O conjunto das Relações Ambientais, o conjunto da Organização Estrutural e o conjunto das Ações Operacionais. Quando de fala no conjunto das relações Ambientais é algo que vai alem do sistema ele engloba: a ecologia, cultura, economia e social, porem são áreas de fundamental importância para o planejamento do Turismo. A cidade do Rio de Janeiro já estava passando por uma crise muito grande, com a pandemia a economia caiu ainda mais com isso houve aumento no numero de desempregados alem de demissões em massa no setor da indústria, comercio e serviços. Outra perda muito grande foi no setor cultural devido ao cancelamento de Shows, cinemas, teatros e etc.
 A pandemia trouxe consigo uma grave crise social no município, pois o aumento do desemprego se deu em áreas mais pobres da cidade ou seja pessoas que vivem em comunidades que alem de viverem a assoladas pela violência e muitas das vezes sem condições básicas sanitária, com; Água encanada e saneamento básico viu suas rendas encolherem drasticamente.
 
 Diante disso temos também tivemos problema no o conjunto da Organização estrutural da cidade que segundo Beni é representado pelo conjunto de organizações estruturais que é composto pelos subsistemas de superestrutura (constituídos pelos recursos de administração do sistema – órgãos/entidades públicas, privadas e políticas, e ações de desenvolvimento do turismo) e pelo subsistema de infra-estrutura. Vou pegar como exemplo a corrupção envolvendo os hospitais de campanha protagonizada por nossos agentes públicos desobedecendo a regras estabelecidas. Em relação ao conjunto de ações operacionais conta com seis subsistemas: o subsistema de mercado, oferta, produção, demanda consumo e distribuição. O turismo é o ato de deslocar-se e com a crise do coronavirus na cidade foi se necessário o isolamento social e a conseqüência disso para o mercado turístico foi a queda em todas as áreas, pois sem turistas não tem mercado muito menos produção e ofertas .
 Diante dos impactos causado pela pandemia do coronavirus estratégias para recuperação do turismo na cidade do Rio de Janeiro, utilizando o conjunto das relações ambientais seriam: geração de emprego para faixa etária mais jovem que se encontra desempregada e assim aquecer a economia, incentivos fiscais na área cultural para que artistas possam trabalhar, investimentos nos patrimônios históricos da cidade e mais dinheiro na educação como todo.
 Na organização estrutural da Cidade seria de fundamental importância a elaboração de leis mais duras contra a corrupção envolvendo agentes públicos, mais fiscalização por parte do governo alem de investimentos de mobilidade urbana para que o turista possa se deslocar com mais fluidez, parcerias entre o poder publico e a iniciativa privada no setor hoteleiro.Nas ações operacionais seria de grande importância um investimento Marketing da cidade exaltando suas belezas naturais e junto com a iniciativa privada oferecer pacotes turísticos mais acessíveis para assim elevar novamente a demanda turística.

Continue navegando