Buscar

Estudo de caso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Apesar de as notícias apresentadas terem sido produzidas em um período de tempo bastante distante, ambas reportagens possuem sim algumas semelhanças. Mesmo sendo em lugares diferentes nesse caso Sobral e Coimbra pode-se constatar que os relatos se referem a situação problemática da linha ferroviária de cada cidade, nos dois casos causados por fatores climáticos. 
Tais semelhanças se distinguem quando falamos dos fatores climáticos das cidades citadas, em Coimbra o mau tempo deu-se por causa das baixas temperaturas e em Sobral o clima por conta do clima seco. Porém em ambos os casos estes motivos causaram certo dano a população as afetando seja pelo desabastecimento de comida e água ou o desalojamento de pessoas por conta do desabastecimento elétrico e inundações.
Outra semelhança clara entre as duas fontes é a lingüística, pois ambas se utilizaram do idioma Português. Porém há de se destacar as diferenças contidas em sua escrita, pois ambas foram redigidas em períodos distantes. Na reportagem mais antiga o autor fez uso do português arcaico como podemos ver no trecho a seguir: "Já agora nem esta poderá conjurar o perigo a que estamos expostos, porque a paralysação imminente em que está o trafego é a paralysação do nosso estomago, é a fome com todo o seu cortejo de miséria, é a anarchia, a desordem, o desespero(...)." Já no texto II a linguagem se aproxima do Português dos dias atuais como podemos constatar no trecho á seguir: " Os efeitos do mau tempo que se fazem sentir desde quarta-feira já provocaram dois mortos, um desaparecido, deixaram 144 pessoas desalojadas e 352 pessoas deslocadas por precaução, registando-se mais de 11.600 ocorrências no continente português, na maioria inundações e quedas de árvore."
De uma maneira geral o dois textos são bastante similares, podendo-se atentar para algumas diferenças ortográficas bem interessantes como as encontradas na escrita das palavras quilómetros e quilômetros por exemplo.
Em relação a análise feita por João, este encontrará diversos fatores importantes pois quando realizamos a análise técnica de um documento comunicador como por exemplo o jornal, podemos desvelar e compreender vários aspectos da sociedade presente assim como vislumbrar características contidas na sociedade passada. Dessa forma ao realizar essa análise poderá aprofundar sua busca sempre atento a contextualização histórica de suas fontes.
 (https://g1.globo.com/ro/rondonia/especialpublicitario/confea/noticia/2019/10/21/a-estrada-de-ferro-madeira-mamore-aproximou-o-pais-da-regiao-norte.ghtml)
Verifica-se, assim, a similitude entre os textos, notando-se algumas diferenças ortográficas (quilómetros e quilômetros, por exemplo), mas de uma maneira geral, os textos são bem parecidos.

Continue navegando