Buscar

TROVADORISMO MEDIEVAL - PORTIFÓLIO LITERATURA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

(
INSIRA UMA IMAGEM AQUI
) Trovadores em uma apresentação 
O Trovadorismo na Idade Média e suas características.
Trovadorismo foi um movimento artístico intinerante, composto por cantigas líricas e satíricas , que nasceu na Europa a partir do século XI, Era uma mistura entre a linguagem poética e a música. Foi um dos gêneros literários mais populares da Idade Média. Os trovadores viajavam entoando ou declamando suas cantigas, que frequentemente eram acompanhadas de instrumentos musicais como alaúde, lira, flauta e viola. 
O nome trovador tem origem nas “trovas”, que nada mais são do que composições poéticas cacterizadas por rimas.
	
	Em sua origem mais restrita, os trovadortes seriam cortesãos, e cantavam suas poesias de corte em corte, tendo uma temática política, social e religiosa. Também conhecidos como artistas da nobreza, os trovadores se opunham aos jograis que eram das classes inferiores. 
Nesse período, poesia e música estavam fortemente conectadas e dessa união nasceram as cantigas trovadorescas, que eram as de amigo, escárnio ou de maldizer.
O trovadorismo teve sua primeira manifestação literária em Portugal entre os séculos VII e IX, quando se tornou um estilo musical popular em oposição à música litúrgica daquele período, como o canto gregoriano. 
	o Trovadorismo medieval
Nome: Ádina Freitas Veloso
RU: 478740
Polo: Paragominas
		Logo Oficial dos Jogos Florais de Nova Friburgo, a “meca” dos trovadores.
	
	o Trovadorismo medieval
	Cultura e informação na cidade de Paragominas - Pará
	 
 (
INSIRA UMA IMAGEM AQUI
)
Representação em miniatura de Tolosa
Pierre Raimon de Tolosa
Pierre Raimon de Tolosa foi um trovador da classe mercantil da cidade de Tolosa na França Medieval. Apesar de ser um poeta viajante, passou muito tempo nas cortes de Afonso II de Aragão e de Tomé I de Saboia, o que lhe rendeu honra e prestígio. 
Seus trabalhos eram caracterizados por temas da natureza, e seu estilo empregava metáforas além de um número incomumente alto de grandes intervalos como na poesia “La candela”. 
“Atressi cum a candela
que si meteissa destrui
per far clartat ad autrui,
chan on plus trac fren martire
per plazer de d’autra gen” 
“Assim como a candeia
A si própria consome
para esclarecer gente alheia
canto fundo meu tormento
para o prazer de outra aldeia”
	As Trovas hoje na cidade de Nova Friburgo - RJ
Os jogos poéticos conhecidos como trovas, nasceram na Roma antiga, em festas populares em homenagem à Flora, deusa das flores. 
Nova Friburgo, município da Região Serrana do Rio de Janeiro é considerada a cidade das trovas e a “meca” dos trovadores, por realizar desde 1960 os “Jogos Florais”, que reúne trovadores de todo país.
Por ser O Ano das Imprevisões, a festa de maio não aconteceu, pois a pandemia do coronavírus desarticulou os planos e engavetou os sonhos já sonhados para o 61º ano dos Jogos Florais de Nova Friburgo, mas como diria o poeta: “o sonho que não se realizada pode sempre ser sonhado”. 
Em 2020 os trovadores-peregrinos não foram à meca, mas “quando tudo melhorar (e vai melhorar) o peregrino subirá a serra novamente até o último ano de vida”; diz Pedro Melo, trovador paulista. 
"Saudade - ponte encantada
entre o passado e o presente,
por onde a vida passada
volta a passar, novamente..."
	Insira aqui o título da trova sobre a sua cidade
Digite aqui a trova criada por você sobre a sua cidade/ região (a partir da pesquisa direcionada no manual do portfólio). Lembre-se que sua trova deve seguir os aspectos formais que caracterizam essa modalidade lírica. Na prática, isso significa que a produção textual deverá ter, necessariamente, uma estrofe composta de quatro versos, conhecida na teoria literária como quadra ou quarteto. Para criar a quadra, releia os referenciais teóricos dados anteriormente no manual e confira também este texto: http://falandodetrova.com.br/decalogo
Referências Bibliográficas
http://falandodetrova.com.br acesso em 13/08/2020.
https://pt.wikipedia.org

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando