Buscar

Exercícios de Mercado Financeiro e de Capitais

Prévia do material em texto

Exercícios de Mercado Financeiro e de Capitais
Fiama tomázia 23109
Respostas 
1) O principal objetivo da política monetária é manter a inflação sob controle. Para isso, o governo baseia-se em um regime de metas de inflação.
2) Open market; É o mercado aberto onde os bancos realizam operações de compra e venda de títulos públicos federais.
Redesconto; A taxa de redesconto é uma espécie de empréstimo do Banco Central para as instituições financeiras.
Depósito compulsório. O depósito compulsório é o recolhimento, pelos bancos, de um percentual sobre os valores depositados de acordo com a política do Banco Central.
3) Open Market esse procedimento pode ser feito através da compra de títulos públicos dos bancos, pela redução da taxa de depósitos compulsórios ou, ainda, ser mais flexível no redesconto, abaixando as taxas de juros e aumento os prazos de pagamento, por exemplo.
4) A Política Monetária Expansionista é usada, geralmente, quando a economia se encontra uma situação de recessão, sendo preciso, então, um estímulo para o seu crescimento.
5) A taxa partiu de seu pico em 14,25% para a mínima histórica de 6,5%.No entanto, não foram observados os efeitos teóricos da redução dos juros, tais como os citados acima.Isto pode ser justificado pela grande crise vivida pela economia brasileira anos antes. A recessão causou um grande abalo na confiança da população e dos investidores. Além disso, a situação de grande déficit fiscal do país, em conjunto com a ausência de medidas que visem conter este déficit, também contribuiu para conter uma retomada mais forte da economia.
6) Taxa de redesconto caso as mesmas estejam em situação de baixa liquidez em determinado momento, ele pode apresentar um caráter punitivo, sendo cobrada dos bancos uma taxa acima da utilizada no mercado.
7) O Banco Central
8) A Política Monetária Expansionista é usada, geralmente, quando a economia se encontra uma situação de recessão, sendo preciso, então, um estímulo para o seu crescimento.
9) Através da redução da taxa de juros, se reduz o estímulo à poupança e aumenta ao consumo, acelerando assim a inflação.
10) Em uma situação em que o país esteja em um crescimento abundante, porém com a inflação fugindo de seu controle devido ao alto nível de recursos na economia, o governo pode adotar, neste cenário, uma política monetária restritiva a fim de controlar a disponibilidade de moeda (liquidez) na economia.
11) Diminuição do poder de compra; Redistribuição aleatória da riqueza; Aumento excessivo do câmbio; Incerteza econômica. 
12) O câmbio no Brasil é flutuante com intervenção do governo. Ou seja, passou a oscilar de acordo com a oferta e demanda, porém com algumas ações do Banco Central, fazendo intervenções pontuais para proteger o mercado de variações bruscas e ajustar distorções.

Continue navegando