Buscar

ANÁLISE ANALITÍCO FUNCIONAL DO FILME Genio indomável

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ANÁLISE ANALITÍCO FUNCIONAL DO FILME: Gênio Indomável
	O filme mostra a vida de Will Hunting, um jovem órfão, que vive se metendo em confusão, que trabalha como faxineiro em uma Universidade norte-americana (MIT). Will é muito inteligente e acaba chamando a atenção de professores da instituição por sua capacidade de resolver questões matemáticas de alto grau de complexidade que haviam sido deixadas em quadro. Então ele é ajudado pelo professor Lambeau, Will tem várias passagens pela polícia e o professor o ajuda a ficar fora da cadeia. Lombeau chama seu amigo psicólogo Sean para atender em sessões psicoterapêuticas o jovem Will. E sua vida muda quando um psicólogo consegue realizar o tratamento.
	Ações do terapeuta afetam o cliente através de três funções de estímulos: os estímulos discriminativos, são as circunstâncias externas quais alguns comportamentos foram reforçados, tornando-se mais prováveis de ocorrer, os comportamentos eliciados, que são os comportamentos involuntários (cpt operante), e as funções reforçadoras que são as consequências dos comportamentos, que elas sejam as ações e reações do terapeuta em relação ao cliente.
	Estímulos discriminativos: Sean reforça o CRB2, discriminando o cpt de esquiva de Will e fortalecendo a dizer o que deseja, aceitar o amo e a confiar
	Comportamentos eliciados:
	Funções reforçadoras:
	Comportamentos relevantes (CRB0 (ocorrer durante a sessão):
· CRB1 – Problemas do cliente que ocorrem na sessão: São esquivas sob controle de estimulo aversivo, cuja frequência deveria ser reduzida ao londo da terapia.
- Will se esquiva de falar sobre das sessões recorrer a assuntos paralelos que domina. Se esquivando nas primeira sessões com o primeiro terapeuta contando mentiras para ele sobre festas, fantasias e o provocando dizendo que o terapeuta é gay
- Com o segundo terapeuta Will se esquiva “fugindo” do terapeuta, fingindo estar hipnotizado.
- Com o terceiro terapeuta Will se esquiva falando sobre os livros que estão na sala, comenta dos livros, tece criticas ao terapeuta, fala sobre arte, a mulher do terapeuta.
- Will se esquiva de manter relações com os terapeutas nas sessões por não conseguir manter reações intimas com as pessoas.
- Will tem cpt’s agressivos e está sempre se envolvendo em brigas, com isso nas sessões ele provoca os terapeutas com assuntos paralelos para irritá-los, assim como falou da falecida esposa de Sean.
- Will se esquiva da sessão olhando para o relógio durante a terapia e fica em silencio todo o tempo.
* CRB2: Progressos do cliente que ocorrem na sessão (comportamento que irão aparecer durante a terapia, diminuído aparição do CRB1, o desenvolvimento da terapia)
- Sean leva Will no lago e recorda de suas emoções o contato de sua vida, descreve as contingências, as relações de dependência de Will, conseguindo extinguir, neste momento, a esquiva de Will. Recordar-se e responder com emoção
- Will durante a sessão começa a se abrir, conversar, contar piadas à Aean nas sessões. Diminuído o CRB1 so seu cpt agressivo e mostrando-se em alguns momentos o cpt de confiar no terapeuta, a dizer o que deseja:. E no decorrer das sessões outros CRB2s fortalecidos foram o Recordar-se e responder com emoção; Aceitar o amor.
- Will conta para Sean sobre Skylar e este reforça o progresso do Will para convidá-la a sair (Usa a regra 3 para reforçar o CRB 2). Ao sair da sessão Will vai conversar com Skylar e a convida para sair
- Sean usa a regra 5 (interpretações de variáveis que afetam o cpt do cliente) com Wil o mostrando que se interessa pelo que ele é e não pelo rótulo que possui.
- Os comportamentos de renunciar ás provocações e brigar de rua, fala sobre a agressão cometida por seu pai, comunicar qual proposta de emprego escolheu, expressar um desejo de manter contato com Sean mesmo após ser dispensado da terapia, mandar uma carta para falar de sua decisão de largar o emprego e procurar sua namorada. 
- Sean conta sobre sua vida que seu pai bebia e Will relembra do padrasto que era bêbado e começa a chorar. Então, Sean o abraça e diz que a culpa não é dele. Recordar-se e responder com emoção
- CRB3: Interpretação do Comportamento Segundo o Cliente (Fala/descrições verbais dos clientes sobre o seu próprio comportamento e o que parece causa-lo, o que inclui “interpretações” e “dar razões”.)
- Will dirige uma pergunta ao terapeuta que tem certo teor afirmativo e compreensivo. Ele utiliza os termos “distúrbio de vínculo” e “medo de abandono” para descrever-se e atribui tais questões como a causa de ter terminado com sua namorada
- Will pede para Sean se ele tinha já tinha casado depois que sua esposa faleceu pois só assim ele iria viver em paz.
- Will fala para Sean que ele foge de tudo, das relações sobre a esposa. Will nesta fala se percebe na relação de fugir da própria realidade, de relacionamentos, tanto que ao sair do consultório ligar para a garota.
- Will percebe que se relacionou, envolveu com o Sean. Tendo um vínculo no relacionamento terapêutico.
- Will manda uma carta para Sean o contando que não foi trabalhar, repetindo o repertorio do terapeuta ao ir atrás da sua namorada.

Outros materiais