Buscar

Avaliação Final discursiva PSICOMOTRICIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	
Psicomotricidade (EDU21)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:649055) ( peso.:4,00)
	Prova:
	22769720
_
	1.
	Trabalhar o esquema corporal é uma importante estratégia para facilitar a aprendizagem de nossas crianças, pois, para muitos estudiosos, uma deficiência de aprendizagem no esquema corporal pode gerar transtornos nas áreas motoras. Partindo desta informação, disserte sobre três desses transtornos motores que poderão surgir pela deficiência no esquema corporal.
	Resposta Esperada:
Uma pessoa com deficiência no esquema corporal pode apresentar dificuldade de coordenação motora; postura inadequada; ritmo mais lento na realização de atividades; dificuldade de localizar-se no tempo e no espaço; dificuldade de relacionar-se com outras pessoas, por ocasião de problemas com a afetividade.
	2.
	A psicomotricidade contribui para que a criança se conscientize do seu corpo e explore as diversas possibilidades de se expressar por meio dele. O desenvolvimento motor está articulado à maturação biológica e ao aprendizado. A psicomotricidade atua em dois sentidos: funcional e relacional. Desta forma, conceitue esses dois sentidos de atuação da psicomotricidade educativa: a funcional e a relacional.
	Resposta Esperada:
A psicomotricidade funcional tem sua função centrada nos diagnósticos de perfil psicomotriz e na determinação de certos exercícios para melhorar aspectos da função motora. A metodologia aplicada para esses casos seria a intervenção com a aplicação de uma série de exercícios estereotipados.
A psicomotricidade relacional refere-se à ação do brincar como meio de exteriorizar com liberdade o potencial motor, cognitivo, emocional, social e relacional da criança. É brincando que a criança expressa com autenticidade o que sente através das ações corporais.

Continue navegando