Buscar

Resenha Critica Livro Levando Deus a Sério

Prévia do material em texto

SEMINÁRIO BATISTA MACAENSE
TEOLOGIA
CARLOS EDUARDO LOMBARDO MOTA
BIBLIOGRAFIA
RESENHA CRÍTICA DO LIVRO LEVANDO DEUS A SÉRIO
MACAÉ RJ
 2019
CARLOS EDUARDO LOMBARDO MOTA
BIBLIOGRAFIA
RESENHA CRÍTICA LEVANDO DEUS A SÉRIO
MACAÉ RJ 
2019
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO............................................................................................................1
2. RESENHA....................................................................................................................2
3. RESENHA....................................................................................................................3
4. RESENHA...................................................................................................................4
5. BÍBLIOGRAFIA.........................................................................................................5
Introdução
 Levar Deus a sério é muito mais do que achismo ou muito mais do que conclusões sem bases. Partindo do princípio da crença temos algumas linhas a serem seguidas para que nossa fé não seja abalada por acontecimentos cotidianos ou discursões “ignorantes”.
Você precisa crer no Deus que você serve não apenas por acreditar, mas sentindo e agindo, buscando sempre por uma segurança que só Ele pode te dar, buscando por um amor incondicional.
Buscamos em Deus um porto seguro, mas apenas até onde nos convém, a palavra de Deus é confronto para a nossa vida, é suficiente, clara, necessária e final. A palavra é infalível e a nossa atenção a isso nos direcionaria ao entendimento da boa perfeita e agradável vontade de Deus. 
RESENHA CRÍTICA LEVANDO DEUS A SÉRIO
A abordagem do autor Kvein De Young destaca a Palavra de Deus como tema principal deste livro, abordando diversos assuntos, de diferentes religiões e como cada uma delas a entende. O próprio autor desse livro faz uma abordagem crítica do entendimento das demais religiões referente as diversas passagens da bíblia.
O autor começa o livro falando do tema maior da bíblia: O amor. Ora mencionado em diversas passagens bíblicas, onde a mais conhecida é: “João 3:16 Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho, para todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
O autor mostra em suas palavras e com bases bíblicas que o inicio de tudo é o amor, é o amor por Deus, é o amor pelo conhecimento, pela palavra, e pela vida que nos foi dada pelo Senhor. É impossível segundo Kevin, entender as escrituras sem o amor. 
Ele relata vários Salmos e em seguida começa a mostrar dentro dos mesmos que pode convencer qualquer leitor a acreditar que a bíblia não comete erros, por mais que ela possa ter diversos erros gramaticais praticados por copistas em suas várias variantes existentes até hoje, mas a intenção final é preservada. 
Realmente o Sl 119 retrata um pouco disso tudo, podemos sim ser convencidos de que a palavra é viva e não comete erros, porém, como convencer alguém que não tenha amor, baseado nessa passagem, já que o amor é o que os leva a clareza? Levemos em conta uma pessoa que desde a infância foi tratada sem amor, debaixo das piores injustiças humanas já registradas. Como convencer essa pessoa que algo que ela não conhece, pode mudar toda a sua vida? Talvez este livro se aplique a um cristão, que mesmo criado com injustiça conhece um pouco do amor, mas não para um leigo de amor. Uma abordagem mais clara de como convencer alguém que não conhece o amor deixaria o livro mais acessível. 
Entretanto a palavra de Deus é completa quando se fala dos atributos necessários para a Salvação, ela nos direciona com total sabedoria, é bastante clara com o seu tema principal. 
A colocação de Kevin de que a palavra é mais do que suficiente para a Salvação é perfeita. A bíblia inteira nos leva a Cristo, que nos leva ao Pai, e então encontramos a salvação.
Não temos como debater sobre a clareza das escrituras descrita neste livro, levar Deus a sério é o primeiro passo para conseguir enxergar o quão clara a palavra pode ser. Entender algumas passagens por outro lado não é tão fácil assim, pois existe passagens na bíblia que eu jamais poderei entender, mas o meu irmão a entenderá na primeira leitura, isso significa que Deus a fez clara para ele e não para minha pessoa. Isso que é difícil nos dias de hoje, queremos achar na bíblia todas as respostas, e o pior é que as respostas estão lá, mas todas as respostas para a Salvação e não para a nossa vida secular. 
Você abdicar da autoridade da bíblia, é a mesma coisa que abrir mão da Salvação.
Analisemos segundo os Bereianos, a bíblia ela serve de direção para os dias de hoje, ela serve de guia até Jesus, ela segue de confirmação sobre as diversas pregações de diferentes temas. 
O problema é que nossa geração não conhece mais a bíblia, o número de conhecedores e estudiosos está caindo ano após ano, prova disso são os nosso índices de criminalidade, e de outros pecados mais. Como posso questionar se uma pregação é verídica se não conheço as escrituras, se não posso deixar a bíblia aberta na hora da mensagem para analisar a veracidade das informações, se nem levo a bíblia para a igreja, Kevin foi muito feliz nessa colocação, ele identificou um problema existente em Tessalonicenses e que existe até hoje, então como não aplicar a escrituras nos dias de hoje? O pior é que ainda são “Judeus condenando Judeus” e nada mudou. 
Todas as pessoas buscam pela mesma coisa: Uma resposta para a sua vida, por mais bem sucedida que essa pessoa seja ou não, ela busca uma resposta, sobre pra que e porquê ela vive.
Aqui entra o cristão ou era para entrar, outra colocação feliz nesse livro, a palavra de Deus é necessária para ter todas essas respostas, porque só o criador tem autoridade sobre sua criatura, só Ele sabe o motivo da sua vida, só Deus pode dar um sentido à vida de qualquer pessoa.
As pessoas se dizem sábias, como os Judeus, mas se fossem não pecavam e se pecassem se arrependeriam, essa é a realidade que atinge a maioria dos seres humanos. As pessoas não buscam a clareza das escrituras porque serão obrigadas a se corrigirem e abandonarem seus erros, elas tem a consciência de que fazem algo de errado e por escolha prefere não busca a clareza sobre os seus erros, como ser sábio dessa forma? O julgamento será igual para todos, pois a revelação geral já nos prova que existe um Deus, e a covardia da busca pelo conhecimento de quem Ele é, é por escolha própria de cada indivíduo. 
Nem Cristo com toda a sua divindade negou a clareza e a importância das escrituras, pelo contrário, em seu ministério e pregações por onde passava, Ele sempre mencionava passagens das escrituras, e por isso ela se tornava infalível.
Se Cristo em sua sabedoria levou a palavra a sério, porque ele tinha a certeza de que a palavra é o próprio Deus, porque não podemos pelo menos tentar fazer o mesmo? Deus pode nos surpreender. 
Atentando-nos sempre as escrituras e permanecendo nelas é o que nos garantirá a salvação, porque a palavra é o próprio Deus. Essa é a mensagem final de Kevin De Young, incentivando cada leitor a continuar crescendo no conhecimento, a lembrar da sua história e do seu pai na fé, do tempo e de como ele te ensinou as escrituras. 
Impossível não ser impactado pelo conjunto do livro, mas destaco também estes conselhos finais. Lembrei da minha história, lembrei do início da minha caminhada, e lembrei do meu pai na fé, um Jovem de apenas 19 anos que se chama Maycon Jhecson, ganhou a minha vida para JESUS em uma batalha árdua em orações e renúncia, como abrir mão de um chamado ou de Cristo, se além do sacrifico que Cristo fez na cruz, existe pessoas que pagaram um preço por você, Pessoas como minha esposa, pessoas como minha mãe, pessoas também como meus Pastores.
Por fim, lido o livro e analisado criticamente, entendemos o que o autor que nos dizer, realmente a capa faz coerência com o conteúdo, e no final da leitura, se você não levava Deus a sério, se você não dava o devido valor as escrituras, o sentimentoque fica é: Vergonha. 
Referência Bibliográfica
Almeida revisada e corrigida. Edição (1995) bíblia de Estudo Aplicação Pessoal
Livro: Levando Deus A Sério. Kevin de Young
5

Continue navegando