Buscar

Formação, suspensão e extinção - Resumo - Processo Civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Processo Civil – Conhecimento 
formação, suspensão e extinção 
formação, suspensão e extinção 
· Considerações Gerais
Processo de conhecimento: instrumento criado pelo estado, para as atividades jurisdicionais. Passa por uma investigação para descobrir se o direito alegado existe, e se existir revelá-lo através de uma sentença. O processo passa por três fases ALEGAÇÃO FÁTICA > FASE INTRODUTÓRIA (produção de provas) > FASE DECISÓRIA.
Suspensão 
X 
| | | | | | | | |
Sentença 
Petição Inicial 
· Formação 
Inicia com o registro de uma petição inicial. (a jurisdição só age quando provocada, mediante o exercício do direito da ação, o qual é materializado com a petição inicial.) 
ART. 312 CPC 
!!!: sobre o réu, o processo ganha efeito apenas após a validação da petição.
· Suspensão 
Pela morte ou pela perda da capacidade processual de qualquer das partes, de seu representante legal ou de seu procurador; pela convenção das partes; pela arguição de impedimento ou de suspeição; pela admissão de incidente de resolução de demandas repetitivas; quando a sentença de mérito: depender do julgamento de outra causa ou da declaração de existência ou de inexistência de relação jurídica que constitua o objeto principal de outro processo pendente; tiver de ser proferida somente após a verificação de determinado fato ou a produção de certa prova, requisitada a outro juízo; por motivo de força 
maior; quando se discutir em juízo questão decorrente de acidentes e fatos da navegação de competência do Tribunal Marítimo; nos demais casos que CPC e legislação extravagante regulam. Eis alguns exemplos: em razão da instauração do incidente de desconsideração da personalidade jurídica (art. 134, §3º, do CPC); em razão da impugnação ao cumprimento da sentença (art. 525, §5º, do CPC); em razão da oposição (art. 685, parágrafo único, do CPC); em razão da oposição de embargos à execução (art. 919, §1º, CPC); e na execução (art. 921, CPC) etc.
ART. 313 CPC (não é um rol taxativo nem se esgota as possibilidades) 
· Extinção
Vem com a sentença. (encerra a atividade jurisdicional).
ART. 317 CPC citação
P.I
ação
J
R
A
 
A

Continue navegando