Buscar

Auditoria e Controladoria Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Auditoria e Controladoria (GFI08)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:513204) ( peso.:4,00)
Parte superior do formulário
	1.
	Os estudos na área de gestão econômica sempre trataram a controladoria sob dois enfoques: como um ramo do conhecimento (ciência) e como uma unidade administrativa (órgão formal dentro da estrutura organizacional das empresas). Uma das estruturas teóricas criadas para definir a controladoria é a chamada Estrutura Conceitual Básica de Controladoria (ECBC), que a dividiu em três perspectivas: aspectos conceituais, aspectos procedimentais e aspectos organizacionais. Disserte sobre essas três perspectivas do ECBC.
	Resposta Esperada:
Perspectiva 1 - Aspectos conceituais: referem-se à controladoria como ciência, ou ramo do conhecimento, com objetivo de explicar o que é controladoria e seu objeto de estudo, suas subdivisões como forma existente nas organizações.
Perspectiva 2 - Aspectos procedimentais: referem-se às  atividades e funções que são tidas como as de controladoria, além dos artefatos ou instrumentos que são utilizados na execução das suas atividades.
Perspectiva 3 - Aspectos organizacionais:  abordam aspectos da controladoria como órgão formal constituído dentro da estrutura organizacional e suas atividades e funções, já com seus objetivos e missão estipulados, com uma posição organizacional do setor dentro da organização, e considerando sua própria forma de organização interna.
	2.
	Embora a auditoria ainda seja reconhecida como uma profissão recente, ela já existe há mais de 4.000 anos. A função de auditor foi criada em 1314, na Inglaterra. Ao longo destes anos a auditoria passou por revoluções, expansões econômicas, processos de aperfeiçoamento, normatizações. Desta forma, hoje temos padrões de registros e controles para orientar o profissional de auditoria ao realizar suas atividades. A auditoria realiza um processo de avaliação de eficiência e eficácia dos controles e processos realizados pela empresa auditada. Baseado no texto acima, explique como o trabalho de auditoria deve ser entendido pelas empresas auditadas.
	Resposta Esperada:
Deve ser entendido como uma atividade de assessoria, pois a auditoria, por medição e seleção, avalia as atividades realizadas em cada área da empresa baseada nas diretrizes contábeis e nos objetivos determinados. Demonstra para a empresa a real situação: os pontos favoráveis e os pontos a ser melhorados.
Parte inferior do formulário

Outros materiais