Buscar

Centro Educacional Superior e Técnico

Prévia do material em texto

Centro Educacional Superior e Técnico (CEST) 
Curso Técnico em Enfermagem
Microbiologia e Parasitologia Aplicada a Saúde
Enfermeira Docente: Dayane Borges
Aluna: Paula Daniele
A classificação dos seres vivos
Os seres vivos são agrupados de acordo com sua semelhança morfológica, formas de alimentação, locomoção, reprodução, ciclo de vida. Atualmente existem cinco reinos; Monera, Protista, Fungi, plantae e Animalia.
Reino Monera: Nesse reino, encontramos os organismos unicelulares, formados por uma única célula, e os procariontes, ou seja, que não possuem material genético contido por um envoltório nuclear.
Reino Protista: Nesse reino, estão agrupados os organismos que são formados por uma única célula e que podem ou não ser coloniais. Além disso, esses seres são eucariontes e apresentam diferentes formas de nutrição, tais como a absorção e a fotossíntese. Como exemplo de representantes do Reino Protista, temos as algas e os protozoários.
Reino Fungi: São os fungos. Alguns fungos podem ser úteis ao homem na alimentação, outros podem ser empregados na produção de bebidas. Porem alguns fungos são parasitos e podem causar doenças denominadas micoses.
Reino Animalia: É o reino que reúne o maior número de espécies,. Nele estão os homens, répteis, insetos, peixes e etc. Também estão nele os vermes os parasitos e causadores de doenças.
Reino Plantae: Nesse reino, são encontrados organismos multicelulares, eucariontes e autotróficos. Todos os vegetais fazem parte desse grupo de seres vivos.
Virus: Os vírus não pertencem a nenhum reino. Não são considerados seres vivos pois não são formados por uma célula completa.
Formas de Associação
Relações Harmônicas: As partes envolvidas são beneficiadas e, quando não existem vantagens também não existem prejuízos para ninguém.
Comensalismo: Uma das espécies envolvidas obtém vantagens, mas a outra não é prejudicada.
Mutualismo: É a relação em que espécies se associam para viver de forma mais íntima, onde ambas são beneficiadas. 
Sibiose: É a forma extrema de associação harmônica. Nessa relação as duas partes são beneficiadas, porém a troca de vantagens é tão grande que, depois de se associarem, esses indivíduos se tornam incapazes de viver isoladamente.
Cadeia de Transmissão dos Agentes Infecciosos: Os elementos básicos da cadeia de transmissão das infecções parasitárias são o hospedeiro, o agente infeccioso, e o meio ambiente. Para cada infecção parasitária existe uma cadeia de transmissão própria.
Principais portas de entrada e saída de agentes infecciosos: As portas de entrada de um hospedeiro são locais de seu corpo por onde os agentes infecciosos. Boca, nariz e boca, pele e mucosa, vagina e uretra.

Continue navegando