Buscar

Exercicio aula 1 Libras

Prévia do material em texto

1.
		Para Bulgarelli (2013), a diversidade é um conjunto de diferenças e semelhanças que nos caracterizam e a inclusão é a disposição para a mudança, uma transformação do todo. Pensando na surdez como diversidade humana e na inclusão de todos na sociedade, leia as afirmativas e assinale a alternativa INCORRETA sobre inclusão.
	
	
	
	Inclusão é mais do que dentro e fora, é uma transformação do todo.
	
	
	Incluir é movimento de mão dupla, na direção do outro e de abertura para que o outro se achegue.
	
	
	Na inclusão há distribuição de oportunidades com equidade, oferecendo condições de desenvolvimento para todos.
	
	
	Incluir é ação, é disposição para o encontro, para a mudança.
	
	
	Só podemos incluir quando estivermos preparados e quando pudermos tornar o outro semelhante a nós, apagando sua identidade.
	
Explicação:
A inclusão vai além do fato de colocar para dentro os que estão de fora, mas compreende a transformação do todo. Incluir compreende a mudança de pensamento, proporcionar o aprendizado por meio da convivência, oferecer oportunidades iguais para todos, respeitando as diferenças. Quando se discursa que a sociedade tem que se preparar primeiro para depois incluir, fica notório o desejo de continuar com a exclusão, só se aprende fazendo, promovendo a inclusão.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Identifique o nome próprio feminino que aparece em datilologia abaixo:
	
	
	
	Vicentina
	
	
	Virna
	
	
	Vitória
	
	
	Viviane
	
	
	Vivian
	
	
	 
		
	
		3.
		Assim, durante quase um século (1880 -1960) o discurso sobre a surdez centrou-se no abafar, no inferiorizar, no descaracterizar as diferenças [...]determinando o desenvolvimento de abordagens clínicas e práticas pedagógicas que buscavam o apagamento da surdez [...]" (LODI, 2005, p.416). Esse trecho refere-se a um comportamento social:
	
	
	
	Includente, pois a "colonização" social, com o apagamento de uma língua própria, estabelece a perda e a crise de identidade do sujeito sinalizante.
	
	
	Discriminatório, já que os surdos não são diferentes e sua cultura e identidade não se diferem da nossa; logo é um comportamento extremista e desnecessário.
	
	
	Excludente, pois a "colonização" social, com o apagamento de uma língua própria, estabelece a perda e a crise de identidade do sujeito sinalizante.
	
	
	Positivo para afirmação do gestualismo como uma das possibilidades de se oralizar os surdos.
	
	
	Benéfico aos surdos, já que as diferenças entre surdos e ouvintes podem ser minimizados com a prática de leitura labial.
	
Explicação:
A busca pela cura revela a não aceitação da surdez e, consequentemente da língua e cultura dos surdos, provocando uma crise de identidade. Portanto, esse comportamento é excludente.
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Um dos aspectos equivocados em relação aos surdos está na maneira que nos referimos a eles. Aponte a nomenclatura correta e que deve ser usada ao se referir a um surdo. 
	
	
	
	Surdo, além de possuir o aparelho fonador preservado, fala por meio da LIBRAS.
	
	
	Mudo, devido sua falta de fala.
	
	
	Mudo, pois não fala a língua oral. 
	
	
	Surdo é uma palavra ofensiva, dessa forma deveria ser chamado de deficiente auditivo.
	
	
	Surdo - mudo, além da fala comprometida, não ouve. 
	
Explicação:
Os Surdos, vistos pelo prisma antropológico, valorizam sua cultura e língua. Dessa forma o termo correto é Surdo, pois está ligado a uma identidade de grupo linguístico. O termo deficiente auditivo é rejeitado pelos Surdos que possuem identidade surda, pois traz consigo a concepção de limitação, de falta, de incapacidade. Os surdos não são mudos, eles possuem uma língua e falam por meio dela.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		 Marque a alternativa correta em que a datilologia abaixo apresentada corresponde ao nome de um eletrodoméstico:
	
	
	
	Geladeira
	
	
	Aspirador
	
	
	Circulador
	
	
	Batedeira
	
	
	Ventilador
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Marque a alternativa em que a datilologia abaixo corresponde ao nome de uma parte do corpo humano:
	
	
	
	Fígado
	
	
	Coração
	
	
	Cabeça
	
	
	Cérebro
	
	
	Braço
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		 
Na segunda metade do século XVIII havia duas propostas principais para a educação de surdos na Europa.  Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	O Método Francês e o Método Alemão.
	
	
	 
	 
  O Oralismo e a Comunicação total.
	
	
	Os Sinais Metódicos e o Bilinguismo.
	
	
	A Comunicação Total e o Bilinguismo.
	
	
	O Bimodalismo e o Gestualismo
	
Explicação:
A França e a Alemanhã foram pioneira na educação de surdos, mas enquanto a França se utiliza de formas gestuais de comunicação, a Alemanhã usava a oralização.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Em LIBRAS algumas palavras como, por exemplo, nomes próprios, de ruas, de cidades, etc. não são expressos através de sinais. Assinale a alternativa que indica a ferramenta forma utilizada para descrever palavras emprestada de um idioma oral para a língua de sinais:
	
	
	
	Datilografia visual.
	
	
	Datilologia.
	
	
	Digitação.
	
	
	Alfabeto visual.
	
	
	Datilografia.
	
Explicação:
A datilologia, também conhecida como Alfabeto Manual, é um meio de inserir na Libras palavras emprestadas de idiomas orais, quando não há sinais que se referem aos termos falados.

Continue navegando