Buscar

Disciplina

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Aquisição da Língua de Sinais para Surdo como L1 (LBR02)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:656025) ( peso.:3,00)
	Prova:
	24559968
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A aquisição da língua de sinais ocorre de forma equivalente às línguas orais. Assim, existem determinados estágios da aquisição de linguagem que são divididos em quatro: período pré-linguístico, estágio de uma palavra, estágio das primeiras combinações e estágio das múltiplas combinações. Sobre as características do período pré-linguístico, analise as sentenças a seguir:
I- Os bebês surdos apresentam dois tipos de balbucio, um oral denominado silábico e outro manual por meio da gesticulação.
II- Até um ano de idade a criança surda balbucia e somente depois deixa de produzir os sons orais por não ter a habilidade da audição.
III- O balbucio oral se desenvolve antes do balbucio manual, sendo que o bebê surdo balbucia de forma diferente do ouvinte.
IV- As formas de balbucio do bebê surdo e ouvinte comprovam a capacidade linguística humana de aquisição da linguagem, independente da modalidade da língua.  
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	2.
	A sociedade ouvinte, de certa forma, nega que existe uma cultura surda, pois se baseia no discurso da homogeneidade, todos são iguais. Assim, o diferente não existe, a possibilidade da diferença é silenciada. Nesse contexto, ocorre muitas vezes que os surdos são obrigados a desconsiderar os marcos de sua própria cultura em troca dos marcos superiores da cultura geral comum. Sobre a cultura surda, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A cultura surda é diferente em valores, atitudes e práticas da cultura dos ouvintes.
(    ) A cultura surda se refere ao fato de que os surdos são sujeitos diferenciados por apresentarem características particulares de seu modo de vida, de ver e sentir o mundo, que é visual, que é diferente linguisticamente e que envolve questões muito específicas na situação de ser surdo.
(    ) Os sujeitos surdos estão inseridos num grupo minoritário perante os ouvintes, representando assim um contexto social diferenciado e que vai se legitimando com a função social que exerce neste grupo.
(    ) A cultura surda é considerada uma subcultura.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	3.
	Para os surdos, a surdez não é uma deficiência e sim uma outra forma de experimentar o mundo, ou seja, pela modalidade visual, utilizando a língua de sinais. No entanto, historicamente, os surdos, por muitos anos, ficaram marginalizados e sem o reconhecimento de uma Língua de Sinais. Registros nos mostram que essa língua se iniciou em um mosteiro na Espanha, com a criação de um alfabeto manual. A respeito desse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A discussão sobre surdez, educação e língua de sinais não tem registro algum entre os profissionais envolvidos com a educação de surdos.
	 b)
	Esses monges comunicavam-se oralmente através da fala, pois viviam enclausurados e não existia a lei do silêncio.
	 c)
	Esses monges comunicavam-se através de uma forma de alfabeto, pois viviam enclausurados e existia a lei do silêncio.
	 d)
	Historicamente, a discussão sobre surdez e a educação de surdos tem tido muito destaque em todas as épocas, sendo que existem muitos registros históricos.
	4.
	Os surdos não podem ser encarados como um grupo de identidade homogênea, pois possuem diferentes identidades e precisam ser respeitados com suas características individuais. O eixo norteador para a classificação das identidades é a experiência visual. Perlin (1998) classifica sete tipos de identidades: política, híbrida, flutuante, embaraçada, de transição, diáspora e intermediária. Sobre as características da identidade surda política, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PERLIN, Gladis. As diferentes identidades surdas. 1998. Disponível em:
http://mirandalibrassemfronteiras.weebly.com/-as-diferentes-identidades-surdas.html. Acesso em: 9 abr. 2020.
	 a)
	Os surdos com identidade surda política são aqueles que não têm contato com a comunidade surda, que viveram na inclusão ou que tiveram contato da surdez de maneira preconceituosa ou com desconhecimento social.
	 b)
	Os surdos com identidade surda política são aqueles surdos que nasceram ouvintes e por alguma doença e/ou acidente perderam a audição.
	 c)
	Os surdos com identidade surda política refere-se aos surdos que se mudam de um país para outro, ou ainda de um estado para outro.
	 d)
	Os surdos com identidade surda política captam a mensagem de forma visual; aceitam-se enquanto surdos e a Língua de Sinais é a sua forma de comunicação e expressão.
	5.
	Os surdos tiveram suas vidas direcionadas e decididas por ouvintes durante praticamente toda a história, desde antes de Cristo, sempre com o objetivo de fazer com que falassem e ouvissem. Assim, conhecer a história de surdos não só nos proporciona uma ocasião para adquirimos conhecimentos, mas também para refletirmos e questionarmos em diversos acontecimentos relacionados com a educação e vida social em diferentes épocas. Sobre a historicidade dos surdos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Naquela época, aos surdos era dado o direito, por exemplo, de frequentar e ter a confissão na igreja católica.
	 b)
	Em algumas culturas, os surdos eram considerados da mais alta nobreza junto aos reis e rainhas, mas nunca deuses.
	 c)
	Sempre foram tratados igualmente aos ouvintes pela sociedade em geral.
	 d)
	Os surdos também eram vistos em algumas civilizações como castigo divino, sendo condenados à morte.
	6.
	A aquisição da língua de sinais ocorre de forma semelhante à aquisição das línguas orais, por meio de estágios que são divididos em quatro períodos: pré-linguístico, estágio de uma palavra, estágio das primeiras combinações e estágio das múltiplas características de cada um. O estágio de um sinal se encontra na criança surda desde os 12 meses até aos dois anos de idade, sendo relativo ao seu desenvolvimento. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- As crianças surdas e ouvintes com menos de um ano de idade apontam para indicar os objetos e pessoas, essa forma de comunicação se evidencia em crianças surdas com maior ênfase.
PORQUE
II- Nessa etapa, a criança passa por uma reorganização básica em que altera o conceito da apontação inicialmente gestual, pré-linguística, para assumir um caráter de sistema gramatical da língua de sinais linguístico.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda uma proposição falsa.
	 d)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda uma proposição verdadeira.
	7.
	Vygotsky concebe a linguagem como reguladora do pensamento e apresenta quatro tipos de falas: a social, a egocêntrica, a complexa e a interior. Cada tipo de fala corresponde a uma fase importante do processo de aquisição da linguagem da criança. Sobre os tipos de falas propostos por Vygotsky, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Fala Social.
II- Fala Egocêntrica.
III- Fala Complexa.
IV- Fala Interior.
(    ) Nesta fase da fala, o pensamento é organizado sem necessidade de externalização.
(    ) Nesta fase da fala, a intenção é estabelecer uma comunicação.
(    ) Nesta fase da fala, a criança começa a verbalizar pensamentos estruturados.
(    ) Nesta fase da fala, a criança passa pelacentralização de tudo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III - IV.
	 b)
	IV - III - II - I.
	 c)
	IV - I - III - II.
	 d)
	III - IV - I - II.
	8.
	O estudo das diferentes identidades na área da surdez é muito importante para a formação do docente em Letras/Libras, pois através desse estudo percebe-se que a pessoa surda é considerada como um sujeito diferente em aspectos culturais e linguísticos, além de possuidor de identidade própria. As identidades surdas são heterogêneas e precisam ser consideradas e valorizadas. Sobre as diferentes identidades, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Identidades surdas de transição.
II- Identidades surdas de diáspora.  
III- Identidades surdas intermediárias.
(    ) Essa identidade refere-se aos surdos que para captar a mensagem utilizam aparelhos de amplificação auditiva e treinamento oral.
(    ) Essa identidade refere-se aos surdos que viveram em ambientes sem contato com a identidade surda ou que se afastaram da identidade surda.
(    ) Essa identidade refere-se aos surdos que se mudam de um país para o outro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	III - II - I.
	 d)
	I - II - III.
	9.
	Quem conceituou linguagem e língua pela primeira vez foi Saussure, em 1916, considerado o pai da Linguística, que passou a ser reconhecida como ciência. Assim, a linguagem seria formada pela língua e fala, sendo a língua o aspecto social da linguagem. Sobre o conceito de fala para Saussure, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Refere-se à conversação sem propriedade conceitual entre duas pessoas, utilizando conceitos cotidianos de forma socializada.
	 b)
	Constitui a incidência da comunicação social verbalizada ao público, utilizada em momentos de falas para um aglomerado de pessoas.
	 c)
	Seria o processo de comunicação entre duas pessoas que utilizam do mesmo idioma, em que o receptor compreende a mensagem do emissor.
	 d)
	Consiste no aspecto individual da linguagem e apresenta características pessoais que o falante imprime de forma verbalizada e individual.
	10.
	A iconicidade é uma das características semelhantes que o ícone tem em comum com o objeto que representa. Nesse sentido, na língua de sinais, podemos encontrar sinais parecidíssimos com o objeto e/ou o que sinalizamos. Como exemplo disso, temos os sinais de telefone, de carro ou dirigir, entre outros. Esses são chamados de sinais icônicos. Sobre a iconicidade na LS, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) São sinais que apresentam características do objeto e/ou de alguma coisa que nos lembram o que estamos sinalizando.
(    ) Os sinais que representam o objeto chamamos de sinais arbitrários e não icônicos.
(    ) Na língua de sinais, a maioria dos sinais utiliza-se da iconicidade.
(    ) Os sinais icônicos não são parecidos com o objeto e/ou ação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	11.
	(ENADE, 2017) Um aluno da rede pública de ensino, com 11 anos de idade, está matriculado no 5º ano do Ensino Fundamental e tem surdez profunda bilateral. Ele é bem humorado, brincalhão e bastante sociável. É fluente na língua brasileira de sinais (Libras), mas apresenta dificuldades de leitura e escrita da língua portuguesa. Tem potencial cognitivo elevado, embora necessite de constante interferência e auxílio da professora para realizar suas atividades.
FONTE: Disponível em <http://www.cepae.faced.ufu.br> Acesso em: 7 jul. 2017 (adaptado)
Considerando a situação apresentada e o que estabelece a Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação inclusiva, deve-se assegurar a esse aluno:
	 a)
	Processo avaliativo que priorize o uso da língua portuguesa na modalidade escrita, dada a importância da manutenção do registro da aprendizagem.
	 b)
	Ensino da língua brasileira de sinais (Libras) após a aquisição da língua portuguesa na modalidade escrita, em processo análogo ao da alfabetização de aluno ouvinte.
	 c)
	Atendimento educacional especializado, priorizando-se o ensino da língua portuguesa, de modo a garantir a educação bilíngue.
	 d)
	Escolarização que atenda à proposta educacional bilíngue, considerando-se a língua de sinais como primeira língua.
	12.
	(ENADE, 2014) Na formação de classes de determinado ano letivo, identificou-se a matrícula de aluno surdo que usa a LIBRAS para a comunicação e o bilinguísmo como opção familiar para sua educação. Assim, a equipe da escola (gestores, docentes e funcionários) envolveu-se para compreender a surdez, as abordagens educacionais para o ensino do aluno surdo e também para criar condições favoráveis ao atendimento desse aluno. Alem disso, a equipe mobilizou-se para garantir-lhe todos os direitos, tendo em vista que a Lei nº 10.436/2002 reconhece os surdos como sujeitos de direito e, em função de sua comunicação possuidores de uma cultura diferenciada, reconhece, ainda, a LIBRAS como meio legal de comunicação e expressão. Da mesma forma que outros recursos de expressão a ela associados. O bilinguismo é visto, hoje, como abordagem privilegiada para a educação do surdo, pois visa capacitá-lo na utilização de duas línguas: a língua de sinais (principal meio de comunicação) e a língua escrita da comunidade em que vive.
Nesse cenário, entre as ações que podem favorecer a aprendizagem desse aluno surdo e garantir seu direito à educação incluem-se:
  
I- Disponibilizar materiais a promover atividades em LIBRAS para os alunos não surdos.
II- Convencer a família a optar pelo oralismo como forma de o aluno aproximar-se ao máximo da língua falada pela maioria dos alunos da escola.
III- Envolver a turma em que o aluno surdo está matriculado e demais alunos da escola na aprendizagem de LIBRAS.
IV- Providenciar a transferência do aluno para uma escola que atenda à comunidade surda, pois uma escola especializada é mais adequada ao seu processo de ensino-aprendizagem.
É correto apenas o que se afirma em:
	 a)
	I e IV.
	 b)
	I, II e IV.
	 c)
	I e III.
	 d)
	II e III.

Continue navegando