Buscar

Auditoria Contábil prova I

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Auditoria Contábil (CTB39)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:650266) ( peso.:1,50)
	Prova:
	22094171
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A qualificação profissional exigida de um auditor é a formação no curso de Ciências Contábeis, possuir experiência nessa função e ter conhecimentos em contabilidade e finanças, auditoria, ciências do comportamento, comunicações, sistemas e equipamentos de informática, economia, aspectos legais de negócios, métodos quantitativos, processo administrativo e atividades gerenciais. A profissão de auditor impõe aos que a esta se dedicam um trabalho estruturado com base em alguns princípios básicos, como a capacidade técnica. Sobre esse princípio, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Independência de julgamento.
	 b)
	Identificar com rapidez os possíveis problemas da empresa.
	 c)
	Expressar com liberdade, sem comprometer a ideoneidade do auditor.
	 d)
	Assegurar a melhor qualidade das atividades de auditoria.
	2.
	O conteúdo do relatório emitido pelo auditor ao final do seu trabalho deve contemplar as necessidades da empresa. O auditor pode emitir um relatório que seja elaborado de forma rápida e sucinta, com a finalidade de informar a alta direção da empresa sobre o que precisa ser melhorado ou necessita correção no sistema de controle interno. Sobre esse tipo de relatório, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Relatórios finais sintéticos.
	 b)
	Relatórios especiais.
	 c)
	Relatórios parciais.
	 d)
	Relatórios finais analíticos.
	3.
	As normas profissionais representam as condições mínimas necessárias a serem observadas pelos auditores no desenvolvimento de seus serviços. Elas são divididas em três partes. Sobre essas partes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Normas relativas à pessoa do auditor: referem-se à natureza pessoal e às qualificações do auditor, estabelecendo as normas éticas e morais como, ser independente em todos os seus assuntos relacionados com seu trabalho, dentre outros.
(    ) Normas relativas à execução do trabalho: tais normas foram regulamentadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, como planejamento da auditoria, relevância, risco de auditoria, supervisão e controle de qualidade etc.
(    ) Normas relativas ao parecer do auditor externo independente: as normas têm a premissa de determinar a profundidade dos exames a serem realizados, a natureza da auditoria realizada, entre outros. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V.
	 b)
	F - F - F.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - F - V.
	4.
	O objetivo das normas de auditoria é ser instrumento de padronização para que não haja distorção na execução dos exames. Crepaldi (2009, p. 208) diz que "essas normas determinam a estrutura dentro da qual o auditor decide sobre o que é necessário à elaboração de um exame de demonstrações financeiras, à realização do exame e à redação do relatório". Estas regras devem ser seguidas por todos os auditores, sem exceção". Uma das obrigações do auditor é a emissão do parecer final onde ele expressa sua opinião sobre as demonstrações contábeis e assume a responsabilidade pelo que está sendo apresentado. Mesmo que ele se abstenha de emitir sua opinião, o auditor precisa gerar uma declaração especificando os motivos que o levaram a esta decisão. Assinale a alternativaCORRETA que apresenta o parecer do auditor com opinião sem ressalva:
FONTE: CREPALDI, Sílvio Aparecido. Auditoria Contábil: teoria e prática. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
	 a)
	Quando o auditor identifica inconsistências que não estão em conformidade com os princípios contábeis.
	 b)
	Quando o auditor decide abster-se da opinião.
	 c)
	Quando o auditor observa discordâncias ou algum tipo de restrição nos exames.
	 d)
	Quando o auditor tem certeza de que as demonstrações foram elaboradas de acordo com as normas contábeis e legislação em vigor.
	5.
	A ética geral se constitui de normas pelas quais o indivíduo estabelece uma conduta pessoal adequada. A ética profissional é uma divisão especial da ética geral e dela o profissional recebe normas específicas de conduta em questões que refletem responsabilidade com a sociedade, com os clientes e com outros membros de sua profissão e consigo. A profissão de auditor autoimpôs um código ético bastante rígido. Sobre os princípios éticos que regem a profissão do auditor, independentemente se ele tem competência e padrões técnicos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Deve manter sua integridade e objetividade e, quando exercer a auditoria, ser independente daqueles a quem presta serviços.
	 b)
	Deve observar os padrões profissionais e esforçar-se continuamente para tornar-se mais competente e melhorar a qualidade de seus serviços.
	 c)
	Deve ser justo e honesto com seus auditados e servi-los o melhor que puder, cuidando de defender profissionalmente os interesses desses clientes, de forma condizente com as responsabilidades que tem para com o público.
	 d)
	Deve conduzir-se de maneira a promover a cooperação e o bom relacionamento entre os membros de sua profissão.
	6.
	O objetivo da auditoria interna é beneficiar a organização com melhor controle de seu patrimônio, procurando reduzir a ineficiência, a negligência, a incapacidade, os erros e as fraudes. A realização de procedimentos regulares visando identificar as falhas e preveni-las, reforçando os controles, é imprescindível para qualquer gestão organizacional. Neste sentido, a auditoria interna, preventivamente, realiza a análise da adequação dos mecanismos de controle, visando maior segurança patrimonial e confiabilidade nos relatórios contábeis e gerenciais. A auditoria interna evoluiu e ao longo dos anos passou a ter a responsabilidade de assessorar a alta administração no planejamento de atividades operacionais e de gestão. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/auditoriainterna.htm>. Acesso em: 27 jan. 2018.
	 a)
	Reduzir custos e simplificar procedimentos sem reduzir os problemas organizacionais.
	 b)
	Otimizar os custos, simplificando os procedimentos e aplicar a legislação fiscal de um modo que ela venha reduzir os custos.
	 c)
	Melhorar a qualidade das informações para tomada de decisão, mas não se envolver na correção de problemas organizacionais.
	 d)
	Otimizar a aplicação da legislação fiscal para o aumento dos custos.
	7.
	O relatório/parecer do auditor independente com opinião sem ressalva é o tipo de parecer usado quando o auditor não tem dúvidas das demonstrações financeiras auditadas. Para emitir o parecer sem ressalva, o auditor deve estar certo de que as demonstrações contábeis foram elaboradas conforme as normas de contabilidade e legislação em vigor. Desta forma, o parecer deve estar alicerçado em alguns critérios. Sobre esses critérios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A observância dos princípios contábeis geralmente aceitos.
(    ) A aplicação de testes dos registros contábeis ao invés de uma verificação completa.
(    ) Os erros de pouca relevância precisam ser considerados no relatório.
(    ) Os livros e os registros da empresa auditada devem ter suas informações relacionadas nas demonstrações contábeis.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	8.
	No exercício de suas funções, o auditor deve observar determinadas normas profissionais estabelecidas e aprovadas pelas entidades responsáveis pela regulamentação e fiscalização da atividade. No Brasil, existem algumas entidades responsáveis. Sobre essas entidades, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
(    ) Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON).
(    ) Comissão de Valores Mobiliários (CVM).(    ) Banco Central do Brasil (BACEN).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	9.
	A ética geral se constitui de normas pelas quais o indivíduo estabelece uma conduta pessoal adequada. A ética profissional é uma divisão especial da ética geral e dela o profissional recebe normas específicas de conduta em questões que refletem sua responsabilidade com a sociedade, com os clientes e com outros membros de sua profissão, e com a sua própria pessoa. A profissão de auditor autoimpôs um código de ético bastante rígido. Sobre os princípios éticos que regem a profissão do auditor independente, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Deve ser justo e honesto com seus auditados e servi-los o melhor que puder, cuidando de defender profissionalmente os interesses desses clientes, de forma condizente com as responsabilidades que tem com o público.
II- Deve manter sua integridade e objetividade e, quando exercer a auditoria, ser independente daqueles a quem presta serviços.
III- Deve conduzir-se de maneira a promover a cooperação e o bom relacionamento entre os membros de sua profissão.
IV- Deve conduzir-se de modo a elevar o nível de sua profissão e sua capacidade de servir ao público.
V- Deve observar os padrões técnicos profissionais e esforçar-se continuamente para tornar-se mais competente e melhorar a qualidade de seus serviços.
(    ) Independência, integridade e objetividade. 
(    ) Competência e padrões técnicos.
(    ) Responsabilidade perante o auditado. 
(    ) Responsabilidade perante os colegas.
(    ) Outras responsabilidades e práticas. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ATTIE, William. Auditoria: conceitos e aplicações. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
	 a)
	II - IV - I - III - V.
	 b)
	I - IV - II - V - III.
	 c)
	III - I - II - V - IV.
	 d)
	II - V - I - III- IV.
	10.
	A ética geral se constitui de normas pelas quais o indivíduo estabelece uma conduta pessoal adequada. A ética profissional é uma divisão especial da ética geral, dela o profissional recebe normas específicas de conduta em questões que refletem responsabilidade com a sociedade, com os clientes e com outros membros de sua profissão e consigo. A profissão de auditor se autoimpôs um código de ética bastante rígido. Sobre os princípios éticos que regem a profissão do auditor independente são os seguintes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Independência, integridade e objetividade: deve manter sua integridade e objetividade e, quando exercer a auditoria, ser independente daqueles a quem presta serviços.
(    ) Competência e padrões técnicos: deve observar os padrões técnicos profissionais e esforçar-se continuamente para tornar-se mais competente e melhorar a qualidade de seus serviços.
(    ) Responsabilidade perante o auditado: deve conduzir-se de maneira a promover a cooperação e o bom relacionamento entre os membros de sua profissão.
(    ) Responsabilidade perante os colegas: deve ser justo e honesto com seus auditados e servi-los o melhor que puder, cuidando de defender profissionalmente os interesses desses clientes, de forma condizente com as responsabilidades que tem com o público.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ATTIE, William. Auditoria: conceitos e aplicações. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando