Buscar

empreender 3

Prévia do material em texto

Alexander Osterwalder e Yves Pigneur desenvolveram um modelo de negócios que incentivou a inovação, a prototipação e a co-criação (criação coloborativa), chamado Canvas. Utilizando-se de conceitos de design thinking, esse modelo partiu de um simples gráfico para um quadro com nove blocos, com o objetivo de representar como a organização pretende operar e gerar valor agregado aos clientes. Este quadro foi responsável por criar uma revolução na maneira como empreendedores e empresas pensavam em novos negócios ou produtos.
Uma característica deste quadro é a utilização de papéis autocolantes em cada bloco permitindo a visualização e discussão até se chegar à ideia final. Os nove blocos são: proposta de valor, segmento de clientes, canais, relacionamento, receitas, recursos, atividades, parcerias e estrutura de custos.
Com base nos conhecimentos apresentados nesta unidade, disserte sobre cada um dos nove blocos e como sua utilização pode ser útil na concepção de novos negócios ou produtos.
RESPOSTA: O Modelo de Negócio Canvas é uma ferramenta muito útil, prática e fácil de usar, pois apresenta simultaneamente toda a lógica do negócio, promovendo a compreensão, o diálogo, a criatividade e a análise. Embora nenhum dos seus nove elementos sejam considerados como novos pelos empresários, a sua representação do modelo de negócio de forma holística, ou seja, enxergando a empresa como um todo e não separada por setores, é o que faz toda a diferença. Em resumo, essa metodologia oferece recursos visuais facilitadores do entendimento de como a organização pode ser lucrativa e fazer dinheiro. O principal enfoque da ferramenta é apontar para um modelo de receita e a forma como as demais áreas e processos de negócio se integram para alcançar o objetivo do sucesso, tendo como meta a geração de valor aos clientes. Os blocos do Modelo de Negócio Canvas podem ser definidos em:
1. Proposta de valor: conjunto de produtos e serviços que criam valor para um segmento de cliente específico.
2. Segmento de clientes: são os diferentes grupos de pessoas a quem a organização deseja oferecer algo de valor.
3. Canais: são os meios empregados pela organização para manter contato com os clientes. 
4. Relacionamento: descreve o tipo de relacionamento que a organização estabelece entre com seus clientes.
5. Receitas: descreve como a organização ganha dinheiro através de cada segmento de cliente.
6. Recursos: descreve a organização das atividades e recursos que são necessários para criar valor para os clientes.
7. Atividades: habilidades em realizar as ações necessárias mais importantes para criar valor aos clientes. 
8. Parcerias: principais redes de fornecedores e parceiros que fazem o modelo de negócio funcionar.
9. Estrutura de custos: é a descrição de todos os custos envolvidos na operação do modelo de negócio.

Continue navegando