Buscar

aula 01 a 10 orientação educacional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
		Na década de 80, continua o trabalho da busca de uma identidade para o orientador, assim como de um referencial que atendesse às reais necessidades, dentro de um contexto mais democrático que o país começava a viver, deixando de lado as questões do ajustamento para refletir questões desta realidade. Assim, a Orientação Educacional passou por vários períodos, dentre eles, o período transformador que data de 1961 a 1970. Marque a alternativa correspondente a esse período:
	
	
	
	A orientação volta-se para a "construção" do cidadão comprometido com seu tempo e sua gente, trabalhando a subjetividade e a intersubjetividade, obtidas através do diálogo.
	
	
	Caracterizado pela exigência legal da Orientação Educacional nos estabelecimentos de ensino e nos cursos de formação dos orientadores educacionais. Nesse período, há a divisão funcional e institucional. Surge a escola pública.
	
	
	Conforme a Lei 5.692/71, a Orientação Educacional é obrigatória nas escolas, incluindo o aconselhamento educacional. O Decreto 72.846/73, regulamentando a Lei 5.564/68, sobre o exercício da profissão de orientador educacional, disciplina os passos a serem seguidos.
	
	
	A Orientação Educacional é caracterizada como educativa, ressaltando a formação do orientador e fixando as Diretrizes e Bases da educação nacional.
 
	
	
	O orientador discute suas práticas, seus valores, a questão do aluno trabalhador, enfim a sua realidade no meio social. A prática da orientação volta-se para a concepção de educação como ato político.
	
Explicação:
É o período emque a Orientação Educacional foi caracterizada como prática educativa, ressaltando a formação do orientador e fixando as Diretrizes e Bases da educação nacional.
 
	
	
	
	 
		
	
		2.
		1. Em que década se intensifica o trabalho da busca de uma identidade para o orientador, assim como de um referencial que atendesse às reais necessidades, dentro de um contexto mais democrático que o país começava a viver?
	
	
	
	Década de 90
	
	
	Década de 80
	
	
	Década de 60
	
	
	Década de 50
	
	
	Década de 70
	
Explicação:
Na década de 80, continua o trabalho da busca de uma identidade para o orientador, assim como de um referencial que atendesse às reais necessidades, dentro de um contexto mais democrático que o país começava a viver, deixando de lado as questões do ajustamento para refletir questões 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		1. Em que década se intensifica o trabalho da busca de uma identidade para o orientador, assim como de um referencial que atendesse às reais necessidades, dentro de um contexto mais democrático que o país começava a viver?
	
	
	
	Década de 70
	
	
	Década de 50
	
	
	Década de 60
	
	
	Década de 80
	
	
	Década de 90
	
Explicação:
Na década de 80, continua o trabalho da busca de uma identidade para o orientador, assim como de um referencial que atendesse às reais necessidades, dentro de um contexto mais democrático que o país começava a viver, deixando de lado as questões do ajustamento para refletir questões .
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Entende-se a Constituição como um conjunto de regras governamentais que legisla sobre os poderes e funções de um país, aplicando-se aos variados níveis da organização política, inclusive sobre o campo educacional. Nosso país, em sua história, possui algumas constituições, a de 1967, por exemplo, ampliou a obrigatoriedade do ensino de 07 para 14 anos. A atual Constituição, promulgada em 1988 e única com a participação popular.
Marque a opção que apresenta uma falsa informação sobre a Constituição indicada:
	
	
	
	Constituição de 1891 - Atribui ao Congresso Nacional a Legislação do Ensino Superior
	
	
	Constituição de 1937 - O ensino superior é obrigatório e gratuito
	
	
	Constituição de 1934 - Possui capítulo específico sobre a educação e cultura
	
	
	Constituição de 1824 - Gratuidade da instrução primária
	
	
	Constituição de 1946 - A Educação é direito de todos e será dada no lar e na escola
	
Explicação:
Na Constituição de 1937 houve enorme retrocesso na medida em que o texto constitucional vinculou a educação a valores cívicos e econômicos. Não houve preocupação com o ensino público, sendo o primeiro dispositivo no trato da matéria dedicado a estabelecer a livre iniciativa. A centralização é reforçada não só pela previsão de competência material e legislativa privativa da União em relação às diretrizes e bases da educação nacional, sem referência aos sistemas de ensino dos estados, como pela própria rigidez do regime ditatorial.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Desde década de 20, já existia o trabalho da busca de uma identidade para o Orientador Educacional, assim como de um referencial que atendesse às reais necessidades, dentro de um contexto mais democrático que o país começava a viver, deixando de lado as questões do ajustamento para refletir questões desta realidade. De todos os períodos , o que melhor representa a identidade do Orientador Educacional , por voltar-se a formação do educando é o:
	
	
	
	Período Disciplinador quando a Lei regulamenta sobre o exercício da profissão de Orientador Educacional, disciplinando os passos a serem seguidos
	
	
	Período Institucional caracterizado pela exigência legal da Orientação Educacional nos estabelecimentos de ensino e nos cursos de formação dos Orientadores Educacionais
	
	
	Período Transformador quando a Orientação Educacional é caracterizada como educativa.
	
	
	Período Orientador quando a Orientação Educacional volta-se para a construção do cidadão comprometido com seu tempo, trabalhando a subjetividade
	
	
	Período Legal fixando as Diretrizes e Bases da Educação Nacional na atual LDB/96.
	
Explicação:
Período  que o orientador volta-se para a construção do cidadão comprometido com seu tempo, trabalhando a subjetividade.
 
 
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O Orientador Educacional, muitas vezes, não tem condições de realizar todas as tarefas que lhes são pertinentes, correndo o risco de tornar-se generalista, ou de esvaziar sua ação, a ponto de torná-la irrelevante na escola.
De acordo com Saviani (1980):
	
	
	
	a vida autêntica inicia quando nos negamos a permanecer na alienação e na desumanização e caminhamos rumo a uma vida consciente, autêntica e mais humana.
	
	
	O sentimento de identidade do homem inicia quando ele concebe o mundo exterior como coisa separada e independente dele, quando começa a tomar consciência de si mesmo, como sujeito de suas ações, quando é capaz de dizer, EU SOU.
	
	
	Diversas experiências auxiliam no levantamento desta hipótese e acredita-se que o espaço existe, basta que os profissionais se disponham realmente. Cabe enfatizar que o desempenho do papel do educador faz com que sua proposta seja, efetivamente, na educação.
	
	
	"... a especialidade no campo educacional, como toda especialidade, só faz sentido na medida em que a área básica não seja perdida de vista... a especificidade da Orientação Educacional é apenas... a divisão no plano de educação...".
	
	
	"Planejar a Orientação Educacional implica delinear o seu sentido, os seus rumos, a sua abrangência e as perspectivas de sua atuação. Vale dizer que esse planejamento envolve antes de tudo, uma visão global sobre a natureza da Educação, da Orientação Educacional e de suas possibilidades de ação".
	
Explicação:
· Partindo da condição comum de educadores, cada um desempenha tarefas específicas, capacitado pela habilitação específica, cujo sentido é dado pelos fins comuns.A investigação sobre a realidade vivencial do aluno e sua percepção desta realidade deve ser o ponto de partida e o fio condutor do processo pedagógico.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Na década de 80, continua o trabalho da busca de uma identidade para o orientador, assim como de um referencial que atendesse às reais necessidades, dentro de um contexto mais democrático que o país começava a
viver, deixando de lado as questões do ajustamento para refletir questões desta realidade. Então a Orientação educacional passou por vários períodos que foram sintetizados, conforme os itens abaixo.
Leia os itens a seguir e depois marque a opção CORRETA
I. Período Implementar: compreende o período de 1920 a 1941:  a prática da orientação volta-se para a concepção de educação como ato político.
II. Período Institucional: de 1942 a 1961: caracterizado pela exigência legal da Orientação Educacional nos estabelecimentos de ensino e nos cursos de formação dos orientadores educacionais.
III. Período Transformador: de 1961 a 1970: pela Lei 4.024/61, a Orientação Educacional é caracterizada como educativa, ressaltando a formação do orientador e fixando as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
IV. Período Disciplinador: de 1971 a 1980: conforme a Lei 5.692/71, a Orientação Educacional é obrigatória nas escolas, incluindo o aconselhamento educacional.
V. Período Questionador: de 1980 a 1990: a orientação volta-se para a construção do cidadão comprometido com seu tempo e sua gente trabalhando a subjetividade e a intersubjetividade, obtidas através do diálogo.
 
	
	
	
	 (   ) Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas.
 
	
	
	(   ) Apenas as afirmativas I, IV e V estão corretas.
	
	
	 (   ) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	
	 (   ) Apenas as afirmativas I,  III e V estão corretas.
	
	
	(   ) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
	
Explicação:
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A presença do Orientador Educacional , como qualidade pedagógica da escola, fundamenta-se na condução de processos de liberdade, quando este profissional entende que seu papel é de proporcionar práticas intersubjetivas em que a diferença seja vista como possibilidade de crescimento pessoal, social e de libertação. Podemos citar Atividades a serem planejadas , pelo OE , com propósitos bem definidos: 1- Palestras com Profissionais sobre a Sexualidade , como tema transversal ao Currículo Escolar 2- Visitas à Instituições de atendimento a portadores de deficiências, para novo olhar as possibilidade de Inclusão 3- Debate sobre a Maioridade Penal, a partir de entrevista esclarecedora , com Advogados. 4- Lista de assinaturas em aceitação a determinada norma a ser implantada pela gestão escolar. Visando os propósitos de liberdade e desenvolvimento, refletidos acima, podemos considerar coerentes as atividades apresentadas :
	
	
	
	A Atividade 2 , não atende ao propósito por referir se a Educação Inclusiva
	
	
	A atividades 1 , 2 e 3 são coerentes a estes propósitos
	
	
	Apenas as atividades 1 e 3 são coerentes a estes propósitos
	
	
	Apenas a atividade 4 está coerente a estes propósitos
	
	
	Somente a Atividade 3 pode ser desenvolvida com estes propósitos
	
Explicação:
As atividades 1 , 2 e 3 são coerentes a estes propósitos como palestras ligado ao currículo escolar, assim como as visitas para atendimento as necessidades especiais para inclusão e debates  de Maioria Penal com advogados.
 
	
	
	 
		
	
		1.
		Entende-se a Constituição como um conjunto de regras governamentais que legisla sobre os poderes e funções de um país, aplicando-se aos variados níveis da organização política, inclusive sobre o campo educacional. Correlacione as colunas e marque a resposta correta:  
( A) Constituição de 1824
( B ) Constituição de 1891
( C ) Constituição de 1934
( D ) Constituição de 1937
( E) Constituição de 1946
(  ) Atribui ao Congresso Nacional a legislação sobre o ensino superior. Atribui aos Estados a legislação sobre o ensino secundário e primário, assim como a manutenção das escolas primárias.
(  ) Gratuidade da instrução primária. Criação de colégios e universidades.
(  )Possui capítulo específico sobre a Educação e a Cultura. Atribui à União o estabelecimento das diretrizes da educação nacional. Atribui à União e aos Estados a difusão da instrução pública em todos os seus graus. Define a educação como um direito de todos, devendo ser ministrada pela família e pelos Poderes Públicos.
(  ) Fixa como competência da União o estabelecimento das diretrizes e bases da educação nacional. A educação é de todos e será dada no lar e na escola. O ensino primário é obrigatório. Possui princípios de liberdade e ideias de solidariedade humana.
(  ) Institui que a educação da prole é o primeiro dever e o direito da família, sendo o Estado apenas o colaborador para facilitar a sua execução ou suprir as deficiências ou lacunas da educação particular. O ensino pré-vocacional profissional é destinado às classes menos favorecidas. O ensino primário é obrigatório e gratuito.
	
	
	
	C  B  D  A  E
	
	
	B  E  C  D  A
	
	
	A  D  C  B  E
	
	
	B  A  C  E  D
	
	
	D  A  B  E  C
	
Explicação:
B A C E D
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Na implementação do ensino profissionalizante obrigatório nas escolas brasileiras de ensino médio ( Lei 5692/71), o papel atribuído ao orientador educacional foi o de:
	
	
	
	colaborar na proposta curricular e nas escolhas das habilitações.
	
	
	discutir temas que levassem o aluno a identificar as suas potencialidades e aptidões;
	
	
	ter compromisso com o aconselhamento vocacional e a escolha profissional do aluno;
	
	
	planejar e realizar a Semana de Informação Profissional na escola;
	
	
	realizar a orientação vocacional do aluno com a cooperação da família;
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Leia o fragmento a seguir: "é declarada a obrigatoriedade da Orientação Educacional nos estabelecimentos de ensino de 1° e 2° graus em cooperação com professores, a família e a comunidade, visando um aconselhamento vocacional que favoreça a escolha profissional conforme as necessidades do mercado de trabalho". Este trecho pertence à:
	
	
	
	Lei Orgânica do Ensino Comercial de 1943.
	
	
	Lei Orgânica do Ensino Agrícola de 1946.
	
	
	Lei Orgânica do Ensino Secundário de 1942.
	
	
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1961 (Lei 4024/61).
	
	
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1971 (Lei 5692/71).
	
Explicação:
A Lei de Diretrizes e Bases, nº 5.692, de 1971, em seu Art. 10, instituiu obrigatoriamente a Orientação Educacional, incluindo o aconselhamento vocacional em cooperação com professores, família e comunidade.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Miriam Grinspum afirma que: "A Educação é uma prática social, e a orientação deve ser vista como uma prática que ocorre dentro da escola, mas cujas atividades podem e devem ultrapassar seus muros; uma prática que caminha no sentido da objetividade, da subjetividade da Educação". Baseados neste afirmativa, podemos dizer que:
	
	
	
	A Orientação se limita a uma atuação burocrática.
	
	
	A Orientação não se limita a uma atuação burocrática, mas sim a uma atuação pedagógica com a finalidade de promover uma educação de qualidade.
	
	
	A Orientação Educacional não se faz presente no cotidiano escolar perante as necessidades da mesma como agente de transformação e mediação do fazer pedagógico.
	
	
	A Orientação Educacional está associada a um caráter preventivo e ajustamento do indivíduo.
	
	
	A Orientação Educacional está associada, hoje, aos problemas detectados nas áreas de ensino, saúde e moral, as normas preestabelecidas pela a sociedade, como também, de orientação profissional, a partir de uma ideologia de individualidade.
	
Explicação:
O papel do orientador educacional vai muito além do que as atividades burocráticas. Ele um dos membros da equipe gestora, ao lado do diretor e do coordenador pedagógico, sendo o principal responsável pelo desenvolvimento pessoal de cada aluno, dando suporte a sua formação como pessoa, à reflexão sobre valores morais e éticos e à resolução de conflitos. O Orientador lida com histórias de vida, lida com gente e gente tem sentimento, portanto, o foco de ação do orientador é a pessoa na condição de
aluno.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Como aspectos relevantes para o campo educacional presentes nas constituições podemos destacar: a ampliação da obrigatoriedade no ensino de 07 a 14 anos. Que constituição foi esta?
	
	
	
	Constituição de 1934
	
	
	Constituição de 1988
	
	
	Constituição de 1937
	
	
	Constituição de 1946
	
	
	Constituição de 1967
	
Explicação:
Constituição de 1967,sobre a educação, a Carta representou retrocesso em relação à sua predecessora. A vinculação obrigatória de recursos para a pasta foi extinta e, embora fosse obrigatório e gratuito o ensino primário, dos menos necessitados era exigida uma contribuição módica e mensal para a caixa escolar, como uma forma de solidariedade. Ainda, foi colocado como primeiro dever do Estado em matéria de educação o ensino pré-vocacional e profissional voltado aos menos favorecidos.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Como forma de cumprimento dos dispositivos educacionais assinalados na Constituição de 1937, o então Ministro da Educação, Gustavo Capanema, institui um conjunto de reformas chamadas de Leis Orgânicas. Dentre elas, MARQUE A CORRETA:
	
	
	
	Lei Orgânica dos Parâmetros Curriculares Nacional (Decreto lei 9394/96)
	
	
	Lei Orgânica do Ensino Primário em 1946 (Decreto-lei 8259)
	
	
	Lei Orgânica do Ensino Industrial em 1942 (Decreto-lei 4073)
	
	
	Lei Orgânica do Ensino Normal em 1946 (Decreto--lei 8530)
	
	
	Lei Orgânica do Ensino Agrícola em 1946 (Decreto-lei 9613)
	
Explicação:
Lei Orgânica do Ensino Industrial em 1942 (Decreto-lei 4073)
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Marque V para verdadeiro e F para falso a partir da análise dos aspectos relevantes para o campo educacional presentes nas constituições do Brasil.
(__)  A constituição de 1824 propunha a gratuidade da instrução primária e a criação de colégios e universidades.
(__)  A Constituição de 1937 proponha o ensino pré-vocacional profissional destinado às classes menos favorecidas e - institui que a educação integral da prole é o primeiro dever e o direito da família, sendo o estado apenas colaborador para facilitar a sua execução ou suprir as deficiências e lacunas da educação particular.
(__)  A Constituição de 1967 possui o princípio da unidade nacional e nos ideais de liberdade e de solidariedade humana e amplia a obrigatoriedade do ensino no período de sete a catorze anos.
Assinale a sequência correta.
	
	
	
	F, V, V
	
	
	V, F, F.
	
	
	V, V, V.
	
	
	F, F, F.
	
	
	V, V F.
	
Explicação:
A resposta correta VVF. A Constituição de 1824 (Imperial), inspirada no colonialismo inglês previu entre os direitos civis e políticos a gratuidade da instrução primária para todos os cidadãos e a criação de colégios e universidades.
Foi através da Constituição de 1937, 15 com seus princípios jurídicos norteadores da política educacional, que se cristalizaram, sob a forma de leis, as mais importantes reivindicações do momento.Os artigos do número 125 ao 129 da nova carta enfatizaram os aspectos mais significativos das novas diretrizes políticas, como as atribuições do Estado e o atendimento às classes desfavorecidas no que se refere à Educação. De acordo com o artigo 125, podemos perceber a forma de atuação compartilhada entre o Estado e as instituições particulares de ensino. Art. 125 - A EDUCAÇÃO integral da prole é o primeiro dever e direito natural dos pais. O Estado não será estranho a esse dever, colaborando, de maneira principal ou subsidiária, para facilitar a sua execução ou suprir as deficiências e lacunas da educação particular.
 
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Conhecer a trajetória de regulamentação de sua profissão é muito importante para que conheça dimensões importantes da mesma. Também deve ser assim com o Orientador Educacional. Qual a importância da Lei 5692/71 para a Orientação Educacional?
	
	
	
	Regulamentado do exercício da profissão de Orientação Educacional a partir da perspectiva psicológica.
	
	
	Instituído o Serviço de orientação Educacional, com a finalidade de correção e encaminhamento dos alunos-problemas e de elevação das qualidades morais.
	
	
	Definida a importância da Educação Especial como Modalidade da Educação Básica
	
	
	Instituída a educação básica compreendendo a mesma como Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
	
	
	Declarada a obrigatoriedade da Orientação Educacional nos estabelecimentos de ensino de 1° e 2° graus
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	
		1.
		O orientador educacional deve estar atento, para alguns pré-requisitos que asseguram a eficácia de uma boa reunião. Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	Periodicidade
	
	
	Boa organização
	
	
	Planejamento
	
	
	Escolha de horários favoráveis
	
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A relação entre professores e alunos deve ser uma relação dinâmica, como toda e qualquer relação entre os seres humanos. Na sala de aula, os alunos não deixam de ser pessoas para transformar-se em coisas, em objetos que o professor pode manipular, jogar de um  lado para o outro. Todos podem crescer a partir desse tipo de relação, pois antes de serem professores e alunos, são simplesmente pessoas, seres humanos. Uma relação democrática, de respeito mútuo e de valorização da pluralidade de vozes. Nessa perspectiva,  marque (V) para a sentença verdadeira e (F) para a sentença falsa e depois marque a sequência CORRETA:
(    )Ao professor cabe mandar e ao aluno obedecer
(    ) O professor deixa de ser um mero instrutor para ser um educador
(    ) Cabe ao professor hierarquizar os alunos do melhor para o pior tendo em vista suas notas de provas
(    ) Na verdade, enquanto ensina, o professor também aprende com o aluno
(  ) O tipo de comportamento do professor não tem muita importância para a aprendizagem
	
	
	
	F   F   V   V  F
	
	
	V   F   V   F   F
	
	
	V   V   V   F   F
	
	
	V   V   V   F  V
	
	
	F   V   F  V  F
	
Explicação:
Na perspectiva de escola sinalizada no enunciado, não se trata de hierarquizar as pessoas, classificando-as do melhor para o pior ou vice versa, tendo em vistao critério notas, pois cada sujeito tem o seu valor, independente do domínio das ciências; não se trata de se estabelecer um relacionamento baseado no medo, na obediência cega e a forma como o professor se posiciona pode influenciar o processo de aprendizagem.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A ação do orientador educacional no cotidiano da escola deve estar envolvida com um trabalho de forma conjunta com a família. Porém há incumbências específicas da família e da escola. Qual alternativa abaixo se refere às incumbências específicas da escola?
	
	
	
	Realizar a educação formal.
	
	
	Realizar a educação informal.
	
	
	Promover recursos para a sobrevivência do aluno.
	
	
	Propiciar ao aluno uma base afetiva.
	
	
	Propiciar ao aluno uma base religiosa.
	
Explicação:
A participação da família na educação é fundamental para o trabalho do
docente que tem a função e transmitir uma educação que sirva tanto para o lado pessoal quanto
profissional futuramente do individuo. A Constituição de 1988 afirma no Art. 205: A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Art. 229. Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores...
O Estatuto da Criança e do Adolescente esta previsto que aos pais ou responsável tem obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino, art. 55 do ECA.
Art. 55. Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Em sua atividade diária na escola, a orientação educacional utiliza diversas estratégias para a consecução de seus objetivos e a ampliação da parceria
com a família. A palestra constitui um desses recursos e, para o seu uso eficiente, é fundamental que:
	
	
	
	O público a quem se destina seja informado sobre as razões para a escolha do tema e seus principais tópicos.
	
	
	O limite de tempo para a palestra não seja pré-estabelecido, de forma que todos possam participar plenamente
	
	
	O palestrante seja um especialista com o mais amplo domínio sobre o tema.
	
	
	O assunto seja específico para um público também específico, e transmitido, em linguagem adequada, à plateia.
	
	
	O tema seja escolhido, no início, pelos participantes, constituindo-se em um processo dialógico.
	
Explicação:
A família e a escola devem ter uma relação de parceria, e esta se constitui no encontro de diferentes para realizar um projeto comum.Onde os temas são comunicados a família. E nos tempos atuais conforme vários autores essa relação deve ser cada vez mais estreita, pois a instituição de ensino tem o papel de mediadora entre ela, a criança e a família
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		No campo educacional, na década de 90 do século XX, houve uma ampla discussão sobre o perfil do orientador educacional identificando-se que no decorrer de sua prática, em função do pensamento pedagógico hegemônico, foi dada ênfase a um aspecto diferente da sua atuação. Leia as afirmações abaixo e identifique a sequência histórico/evolutiva que corresponde ao trabalho realizado pelo orientador educacional nas escolas brasileiras, no período de 1940/1990:
1- Ênfase nas teorias e procedimentos para a resolução dos problemas dos alunos;
2-Ênfase na participação do aluno em movimentos, campanhas, elaboração de jornais;
3-Ênfase na ação integrada e uma prática pedagógica contextualizada e interdisciplinar;
4-Ênfase nos trabalhos de seleção e escolha profissional;
5-Ênfase na orientação vocacional e profissional do aluno.
	
	
	
	A evolução histórica correta é a 5,1,3,4 e 2.
	
	
	A evolução histórica correta é a 1,2,3,4 e 5;
	
	
	A evolução histórica correta é a 2,4,1,5 e 3;
	
	
	A evolução histórica correta é a 4,1,5,2 e 3;
	
	
	A evolução histórica correta é a 3,2,5,4 e 1;
	
Explicação:
Nesse período tinha que dar ênfase os trabalhos , assim como a seleção e escolha profissional, também enfatizar nas teorias e nas resoluções dos problemas; enfatizar a orinetação vocacional e profissional.,ênfase na participação do aluno com campanhas e elaboração de jornais.Ênfase na ação integrada e uma prática pedagógica sempre contextualizada e interdisciplinar. Então a correta é 4,1,5,2 e 3.
 
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A escola precisa encontrar caminhos para atender às expectativas da sociedade a respeito da sua atuação. A família aparece como grande parceira nesta busca de uma educação de qualidade, para tanto a escola precisa estabelecer relações mais flexíveis e menos autoritárias entre educadores e sua clientela escolar. Esta mudança de ação estabelece situações de aprendizagem de mão dupla.  Marque a frase que NÃO condiz com a proposta escolar apresentada:
	
	
	
	A medida que as escolas e o conhecimento ensinado nelas aproximam-se do cotidiano dos seus alunos e de seus saberes, há maiores chances de que os educandos se envolvam e alcancem sucesso, uma vez que a escola fala de um mundo familiar.
	
	
	O orientador educacional tem o papel de padronizar comportamentos como uma forma eficaz de enfrentar os conflitos que fazem parte das relações interpessoais.
 
	
	
	O orientador educacional é corresponsável pelo sucesso ou o fracasso de uma boa comunicação e, consequentemente, por uma relação interpessoal  de qualidade, pois trabalha incentivando e articulando o trabalho coletivo. 
	
	
	A educação é um empreendimento social coletivo e que não pode se manter à margem do contexto na qual se insere.
	
	
	Cabe à orientação educacional estar atenta a  realidade escolar que é permeada por avanços e recuos, rompendo com práticas enraizadas, consciente, que este "desvelamento" da realidade, permite o crescimento, alimentando uma prática pedagógica reflexiva.
	
Explicação:
Numa escola em que os profissionais da mesma respaldam as ações em práticas como vias de mão dupla, rompendo com o desmando pessoal e o autoritarismo, não cabe uma proposta de determinação de comportamentos, no sentido de enquadrá-los num único padrão de resposta, de comportamento; a escola quando é reconhecida como um espaço socio cultural, não há que se criar expectativas de aluno ideal e sim real, é preciso aprender a lidar com o aluno real que tem sua própria história de vida e subjetividade.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A educação é um empreendimento social coletivo e que, embora tenha sua própria realidade, ela não pode se manter à margem do contexto na qual se insere. É necessário estreitar a parceria entre escola/família/comunidade e isso pode se tornar possível quando: MARQUE A INCORRETA
	
	
	
	o aprendizado é trabalhado de forma significativa
	
	
	a escola é articulada a sociedade
	
	
	a gestão é democrática
	
	
	a teoria é dissociada da prática
	
	
	a escola valoriza o currículo real
	
Explicação:
Sendo a escola um emprendimento social, coletivo, não há que se dicotomizar a teoria da prática, da realidade, do cotidiano.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Atualmente, buscamos uma escola de qualidade e diante de tantos entráveis na educação, evasão escolar, falta de recursos, fracasso escolar, a escola percebe que não pode mais ficar fechada ao mundo exterior e isolada de suas influências. Chega-se à ideia que a educação é um empreendimento social coletivo e que, embora tenha sua própria realidade, ela não pode se manter à margem do contexto na qual se insere. Diante da necessidade de se ampliar a função da escola para além dos muros escolares,  de torná-la não excludente, marque a alternativa em que mostra a fala do profissional da educação que está de acordo com essa perspectiva do olhar para além dos muros escolares:
	
	
	
	"Os seus pais, Joãozinho, nunca comparecem a reunião".
	
	
	"Vamos discutir, hoje, turma, sobre a fome, mesmo que vocês não passem por esse problema em suas famílias".
	
	
	"Joãozinho o seu conceito é D; você precisa tomar o Paulinho como exemplo de aluno; olha a nota dele como é alta".
	
	
	"Joãozinho, não precisa fazer este exercício, pois você não vai acertar mesmo".
	
	
	"Você é turista, heim! O que está acontecendo com você? Me aguarda, tá!"
	
Explicação:
Nessa fala, o professor trabalha com os alunos problemas sociais, seu olhar é extra muros escolares, olhar para a coletividade, não incentivando a competitividade e o individualismo.
	
	
	
	
		1.
		O Projeto Político Pedagógico deve ser entendido como a própria organização do trabalho pedagógico da escola em dois níveis: na organização do trabalho escolar como um todo e na organização do trabalho em sala de aula. Nessa perspectiva, a construção do Projeto Político Pedagógico deve ser concebido, segundo Ilma Passos Veiga ( 2002), a partir dos seguintes princípios norteadores:
	
	
	
	qualidade, gestão democrática, liberdade, valorização profissional , centralização.
	
	
	humanista, científico, político , cooperativo , democrático.
	
	
	solidariedade , gestão democrática, quantidade, eficiência , eficácia.
	
	
	humanismo, qualidade, liberdade, eficiência , igualdade .
	
	
	igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática, valorização do magistério.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		No encontro, todos concluíram que na elaboração de um plano de atividade da Orientação Educacional, em função das diversas modalidades de sua atuação, deve prevalecer a seguinte características :
	
	
	
	a definição correta dos métodos e técnicas a fim de vencer qualquer imprevisto.
	
	
	o domínio técnico a respeito dos meios e recursos que regem a elaboração.
	
	
	o conhecimento da realidade concreta e a capacidade de promover alterações surgidas no contexto.
	
	
	a precisão dos procedimentos capazes de superar
deficiências e objetivando uma prática educativa perfeita.
	
	
	a realização inflexível de todos os componentes previstos a fim de que os objetivos sejam conquistados coletivamente.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O termo cultura engloba vários aspectos, como os valores, as normas, as regras e os costumes de determinado grupo social. Valorizar a cultura no âmbito educacional significa:
	
	
	
	Reconhecer que o conceito de cultura está unicamente associado à questão das pessoas serem cultas ou incultas, conforme o seu grau de escolaridade
	
	
	Compreender que de acordo com as características existentes podemos classificar de forma hierárquica as diversas culturas.
	
	
	Compreender a realidade social, sua diversidade cultural.
	
	
	Perceber a existência da diversidade cultural, porém instituir apenas uma como padrão para tornar a escola hegemônica.
	
	
	Entender que cultura possui significado único de sistema adaptativo que visa à adaptação dos grupos sociais aos padrões de comportamento construídos.
	
Explicação:
Cultura é o modo próprio de ser do homem em coletividade, que se realiza em parte consciente, em parte inconscientemente, constituindo um sistema mais ou menos corrente de pensar, agir fazer, relacionar-se, posicionar-se perante o Absoluto, e, enfim, reproduzir-se.E, portanto, é preciso entender que toda a cultura tem sua própria maneira de pensar, seus hábitos e os costumes que representam, identifica seu modo de ser, com sua própria lógica dando ao homem características e comportamentos.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Analise as assertivas e assinale a(s) alternativa(s) que aponta(m) as ações corretas do Orientador Educacional no seu fazer pedagógico. I. Na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a entrada do orientador em sala pode ser o momento da rotina para tratar de temas sensíveis ao grupo: como a chegada ou a despedida de um colega, a substituição do professor ou a preparação para uma atividade extraescolar, como um passeio ao zoológico ou a visita a um museu. II. Realizar rodas de conversa com os alunos e o professor, a fim de escutar as demandas da turma, analisá-las e resolver coletivamente os conflitos que surgem. III. Nos anos finais do Ensino Fundamental e no Médio, a presença do orientador pode se destinar a atividades que auxiliem os alunos a fazer o uso adequado do tempo, do caderno, da agenda e dos livros, além de promover discussões sobre a realização da lição de casa e as estratégias de estudo. Essas aulas visam estimular a prática dos conteúdos procedimentais - aqueles que favorecem a apropriação do conhecimento conceitual. IV. Contribuir com a formação do aluno em sala de aula, discutindo a gestão dos conflitos do dia a dia, os chamados conteúdos atitudinais, tais como as brigas do intervalo, o descuido com os espaços coletivos e o desrespeito entre os alunos.
	
	
	
	(E) Apenas I, II e III.
	
	
	(B) I, II, III e IV.
	
	
	(A) Apenas II e IV.
	
	
	(C) Apenas III e IV.
	
	
	(D) Apenas I, III e IV.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		(Prefeitura Municipal de  Saquarema). Na escola, um dos papéis do orientador educacional é zelar pela formação dos alunos como cidadãos. É, certamente, um profissional estratégico que precisa ver o aluno de forma integral. Morin afirma que o ser humano, assim como a sociedade, é multidimensional, sendo ao mesmo tempo:
	
	
	
	Irracional, individual, social, biológico e anônimo.
 
	
	
	 Biológico, psíquico, social, afetivo e racional.
	
	
	 Psicológico, real, social, legal e afetivo.
	
	
	Social, virtual, global, biológico e social. 
	
	
	 Integral, humano, psíquico, social e biológico.
	
Explicação:
 Dessa forma, o ser humano é ao mesmo tempo biológico, psíquico, social, afetivo e racional. O caminho indicado por Morin é o da visão que se retira do âmbito estreito da disciplina, compreende o contexto e adquire o poder de encontrar a conexão com a existência. É preciso romper com a fragmentação do conhecimento em campos restritos, no interior dos quais se privilegiam determinados teores, e também eliminar a estrutura hierárquica vigente entre as disciplinas. Reformar esta tradição requer um esforço complexo, uma vez que esta mentalidade foi desenvolvida ao longo de inúmeras décadas.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Segundo Grinspun (2006), especialista no campo da Orientação Educacional, proporcionar o debate e a reflexão sobre a importância da questão cultural  ser levada em consideração no currículo escolar,  na medida em que não existe uma cultura melhor do que a outra, poderá auxiliar o aluno: MARQUE A INCORRETA
	
	
	
	na compreensão acerca de sua realidade e do seu papel diante da sociedade como cidadão.
	
	
	na formação para a cidadania e formação emancipada socialmente.
	
	
	na interpretação do mundo e desenvolvimento de sentimentos de solidariedade mediante os problemas sociais alheios.
 
	
	
	no desenvolvimento de sentimentos de competitividade, com a certeza de que os alunos que apresentam os melhores resultados na escola deverão ocupar os melhores cargos no mundo do trabalho.
	
	
	no desvelamento de sua história cultural e social, visando a transformação de realidades sociais.
	
Explicação:
Não existe uma cultura melhor do que a outra, não devendo ser hierarquizadas na perspectiva progressista,reflexiva da Orientação Educacional.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A Orientação Educacional, no contexto escolar, não pode ser compreendida de forma isolada, tendo sua organização e desenvolvimento atrelado a diversos fenômenos e aspectos presentes no cotidiano escolar e, até mesmo, no contexto social. Assim, podemos destacar como um desses aspectos, a globalização como marco de mudança política e cultural mundial, possibilitando novas posturas quanto ao acesso à informação e transformações na sociedade e nas instituições. Tomando como ponto de partida essa linha de pensamento, marque a INCORRETA, ou seja, a que NÃO está de acordo com a proposta de uma educação transformadora:
	
	
	
	abordagem crítica e reflexiva sobre a construção da identidade da escola
	
	
	diálogos igualitários, em interações nas quais é reconhecida a inteligência cultural dos alunos
	
	
	separação de turmas entre alunos com rendimento abaixo e superior em relação a média,  visando não prejudicar o ingresso dos melhores no mercado de trabalho
	
	
	debate entre os sujeitos da comunidade escolar sobre a função da escola
	
	
	formação integral dos alunos, considerando-se as múltiplas dimensões da educação: técnica, humana e pedagógica
	
Explicação:
Na proposta apontada no enunciado da questão, não se trata de segregação, exclusão social e classificação dos indivíduos.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Marque a alternativa correta após a apreciação das proposições:
I - A Orientação Educacional tem a função de promover o resgate cultural nas práticas educativas desenvolvidas no ambiente escolar.
II- O Orientador Educacional é um mediador no ambiente escolar quanto o estímulo do resgate da cultura brasileira mediante o desenvolvimento de um currículo comprometido com a pluralidade.
III- A interculturalidade propõe a negativa quanto ao reconhecimento da diversidade cultural e a interrelação entre as mesmas em um ambiente
	
	
	
	As proposições II e III estão corretas.
	
	
	Somente a proposição I está correta.
	
	
	Todas as proposições estão corretas
	
	
	As proposições I e II estão corretas.
	
	
	Somente a proposição III está correta.
	
Explicação:
Cultura é o modo próprio de ser do homem em coletividade, que se realiza em parte consciente, em parte inconscientemente, constituindo um sistema mais ou menos corrente de pensar, agir fazer, relacionar-se, posicionar-se perante o Absoluto, e, enfim, reproduzir-se.E, portanto, é preciso entender que toda a cultura tem sua própria maneira de pensar, seus hábitos e os costumes que representam, identifica seu modo de ser, com sua própria lógica dando ao homem características
e comportamentos.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	
	
		1.
		O atual contexto educacional exige que o orientador, respeitando a relação básica educador−educando, apresente uma competência profissional política e pessoal que o torne capaz de colaborar no conhecimento da realidade concreta dos alunos, ajudando na elaboração participativa da proposta educacional de sua escola. Para isso, ele deve desenvolver, prioritariamente, vários procedimentos.
 
Assinale, na lista abaixo, o único procedimento em que ele NÃO deve se ocupar.
 
	
	
	
	A) Conscientizar-se dos condicionamentos externos que podem impedir a aprendizagem do aluno.
	
	
	D) Trabalhar em cooperação com os professores, técnicos e comunidade.
	
	
	C) Preocupar-se predominantemente com o ajustamento pessoal de seus alunos.
	
	
	E) Buscar clareza nos objetivos educacionais, elaborados de forma participativa.
	
	
	B) Colaborar ativamente na organização do processo de ensino.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Os problemas de aprendizagem que podem ocorrer tanto no início como durante o período escolar surgem em situações diferentes para cada aluno, o que requer uma investigação no campo em que eles se manifestam. Qualquer problema de aprendizagem implica amplo trabalho do professor junto à família do aluno, para analisar situações e levantar características, visando descobrir o que esta representando dificuldades ou empecilho para que o aluno aprenda. E  o Orientador Educacional pode contribuir no sentido de enfrentar tal problemática, ressaltando que cada caso é um caso. Em outras palavras, o Orientador Educacional deve atuar de forma:
	
	
	
	seletiva
	
	
	contextualizada
	
	
	classificatória
	
	
	padronizada
	
	
	universal
	
Explicação:
Em se tratando de compreender que cada caso é um caso, então, não há que se padronizar, ter expectativa de universalizar, uniformizar, generalizar, nem muito menos a ideia é segregar, selecionar, separar, discriminar o aluno com dificuldades de aprendizagem.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A função prioritária da escola é cuidar e garantir a aprendizagem, porém esta tarefa aparentemente simples (a escola ensina e o aluno aprende) não acontece tão facilmente e depende de inúmeras variáveis. Paulo Freire, um dos maiores educadores brasileiros do século XX, propõe que a formação dos alunos seja libertadora. Isso significa dizer que a educação deve: MARQUE A INCORRETA
	
	
	
	levar os alunos a entender sua situação de oprimidos e agir em favor da própria libertação.
	
	
	formar os alunos para competir no mercado de trabalho, direcionando  para os cargos de execução os alunos desprivilegiados socioeconomicamente e para os cargos de planejamento aqueles privilegiados socioeconomicamente.
	
	
	habilitar o aluno a "ler o mundo", trata-se de aprender a ler a realidade (conhecê-la) para em seguida poder reescrever essa realidade (transformá-la).
	
	
	despertar a consciência dos alunos acerca dos fatos, visando romper com uma estrutura social vigente dominadora e alienante.
	
	
	desenvolver a criticidade dos alunos e propor a educação como forma para despertar a consciência dos oprimidos.
	
Explicação:
Paulo Freire é a favor que o cidadão se liberte da condição de opressão, tenha consciência acerca de sua realidade, visando transformá-la, não alienando-se diante do mundo, desenvolvendo uma formação politizada para o trabalho.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		 
 Identifiquem se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo, sabendo-se que para se atingir às principais metas da educação é necessário considerar que
 
( ) O desenvolvimento intelectual age do mesmo modo que o biológico sempre buscando o equilíbrio.
(  ) Se faz necessário criar homens que sejam criadores, inventores, descobridores.
(  ) O desenvolvimento intelectual partiu da ideia que os atos biológicos são atos de adaptação ao meio físico.
(  ) A atividade intelectual não pode ser separada do funcionamento total dos organismos.
(  ) Educar é necessário formar mentes que estejam em condições de aceitar tudo o que lhe é proposto.
 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 
.
	
	
	
	 
(   ) F   V  V  V   F
	
	
	(   ) V   V   F   V   F
	
	
	 (  ) V  V  V   V  F
	
	
	(   ) F   F   V   F   V
 
	
	
	 
 (   ) V  F   V   F   V
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Das afirmativas, indique a que NÃO é uma ação do Orientador Educacional diante do fracasso escolar. 
	
	
	
	União com os alunos sem atribuir-lhes unicamente a razão pelo fracasso escolar.
	
	
	Auxiliar o aluno no reconhecimento do que a escola pode fazer para ajudá-lo
	
	
	Apostar na auto-estima e valorização das potencialidades do aluno
	
	
	Desvalorizar a cultura do aluno, tentando adaptá-lo.
	
	
	Discutir sobre o fracasso à luz da realidade existente.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Considerando-se as situações que produzem o fracasso escolar, pode-se afirmar que a orientação educacional tem um importante papel na mudança deste panorama, pois:
	
	
	
	Promove a discussão e a reflexão sobre o resgate da auto-estima do aluno e traz para dentro da escola a realidade cultural dos alunos, valorizando suas experiências.
	
	
	Cabe à orientação educacional desenvolver nos alunos as competências psicológicas, cognitivas e sociais, de forma que estes entendam e se ajustem melhor ao processo educacional.
	
	
	Em especial, cabe à orientação educacional o desenvolvimento de técnicas que favorecem diagnósticos ou identidades dos alunos.
	
	
	Cabe à orientação educacional desenvolver suas ações na compreensão e solução das variáveis intra-escolares, não se preocupando com as variáveis fora dos muros da escola.
	
	
	Constitui um serviço independente que procura disseminar um discurso científico focado no conhecimento psicológico e nas diferenças individuais.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O processo de aprendizagem dá-se tanto de forma alienante como possibilidade libertadora. À educação, podemos atribuir quatro funções que interagem e se inter-relacionam. Uma delas defende a seguinte proposição: O indivíduo, à medida que se sujeita a educação, transforma-se em um ser social, identifica-se com o seu grupo, com as suas regras e seus códigos. Esta proposição refere-se à funçào:
	
	
	
	Função mantenedora
	
	
	Função aglutinadora
	
	
	Função transformadora
	
	
	Função socializadora
	
	
	Função repressora
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Existem inúmeros fatores que podem desencadear um problema ou distúrbio de aprendizagem. São eles, os fatores orgânicos (FO), fatores psicológicos (FP) e fatores ambientais (FA). A partir dessas siglas, classifique as problemáticas abaixo e depois marque a sequência CORRETA:
(    ) ansiedade
(    ) inibição
(    ) falta de integridade neurológica
(    ) influência dos meios de comunicação
(   ) sentimento de rejeição
	
	
	
	FA   FP   FP  FA  FO   
	
	
	FP   FP   FO  FA  FP   
	
	
	FO   FP   FA   FA  FP
	
	
	FP   FO   FA   FA  FP   
	
	
	FO   FA   FA   FP  FP
	
Explicação:
Problemas neurológicos (orgânicos), problemas emocionais como ansiedade, inibição (psicológicos) e influência da mídia (ambientais)
	
	
	
	
	
		1.
		O planejamento é um instrumento fundamental para a sistematização de ações significativas sobre uma determinada realidade, pois possibilita uma visão mais objetiva e integral quanto à real necessidade da execução da ação e a sua finalidade. O planejamento constitui-se numa estratégia para a superação do improviso.
Sobre alguns aspectos da organização do planejamento, leia os itens dados e, em seguida, assinale a opção INCORRETA.
	
	
	
	(  ) Determinação de uma linha de ação capaz de produzir os resultados desejados, de forma  minimizar os   meios e recursos disponíveis para alcançá-los.
	
	
	 (   ) Estabelecimento
de estados e situações futuras, desejados;
	
	
	 (   ) Objetivar o  estabelecimento de necessidades a serem atendidas.
	
	
	(   ) Previsão de condições necessárias ao estabelecimento desses estados e situações;
	
	
	(   ) Análise de informações relevantes do presente e do passado.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Marque a afirmativa INCORRETA quanto à ação da Orientação Educacional no planejamento do currículo escolar.
	
	
	
	valoriza os aspectos cognitivos, afetivos e psicomotores compreendendo a aprendizagem do aluno de forma integral.
	
	
	direciona o professor para o uso de lista de conteúdos copiados de qualquer livro didático.
	
	
	auxilia na compreensão do contexto sócio-cultural do aluno
	
	
	promoção de reflexão sobre os objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação.
	
	
	compreende o aluno como sujeito real, concreto e historicamente situado agente do processo de ensino e aprendizagem
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Assinale a alternativa que NÃO está relacionada às atribuições do planejamento em Orientação Educacional.
	
	
	
	Racionalização do tempo e recursos.
	
	
	Organização das ações a serem desenvolvidas na escola
	
	
	Estipulação de finalidade da ação e sua significância para o contexto escolar.
	
	
	Atendimento improvisado sem compromisso com a realidade da escola.
	
	
	Definição dos objetivos da ação em orientação.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Compete ao Orientador Educacional o planejamento de ações que tenham a finalidade de discussão e reflexão sobre as dimensões da escola para a construção de um projeto político-pedagógico que valorize o aluno como ser ativo e sujeito do seu processo de ensino-aprendizagem. É a partir da construção coletiva do projeto político-pedagógico que a escola constrói a sua autonomia, sendo um espaço onde todos se tornam responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem, canalizando atitudes para uma educação plena e de qualidade. Nesse sentido, trata-se de: MARQUE A INCORRETA:
	
	
	
	descartarmos a transposição didática como prática
	
	
	fundamentarmos o currículo no multiculturalismo
	
	
	indissociarmos teoria e pratica
	
	
	articularmos o conhecimento científico ao conhecimento do cotidiano
	
	
	não dicotomizarmos escola e sociedade
	
Explicação:
Nessa perspectiva de se considerar o aluno sujeito protagonista, seria um equivoco descartar a transposição didática que significa fazer articulação escola e sociedade, representando o aluno no currículo escolar.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Grinspun (2006): "A Orientação Educacional se fez presente na evolução histórica do fracasso escolar, tendo atribuições específicas conforme a forma de compreender o próprio fracasso escolar, ou seja, a concepção estabelecida. Hoje, cabe ao orientador refletir, discutir, viabilizar meios para a superação do fracasso escolar. Isso significa fomentar meios para que a problemática seja debatida de forma coletiva na escola". Nesse sentido, o planejamento escolar deve ser: MARQUE A CORRETA:
	
	
	
	um ato burocrático, formal para dar conta dos objetivos específicos do processo de aprendizagem
	
	
	uma oportunidade de preencher documentos para o controle da prática dos professores em sala de aula
	
	
	um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social
	
	
	um instrumento de trabalho do professor para que ele não se perca no caminho, seguindo as prescrições normativas e definidas pela direção da escola
	
	
	um roteiro que o professor deve ter para executar o seu trabalho, independente das diversas habilidades e ritmos de aprendizagem dos alunos
	
Explicação:
Na perspectiva sinalizada, trata-se de ir além da mera formalidade, além da burocracia; que o planejamento seja um momento de parada, de reflexão sobre o sentido do processo educativo, vai além do preenchimento de documentos para cumprir formalidades.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Inúmeros pontos são fundamentais para a Orientação Educacional trabalhar na escola com atenção especial para os alunos, mas sem deixar de lado a construção coletiva que se deseja de uma escola de qualidade à todos. Desses pontos , aqueles mais significativos e necessários são:
	
	
	
	esporte, lazer, participação, estudo.
	
	
	organização, recreação, transformação, avaliação.
	
	
	saúde, responsabilidade, individualidade , competividade.
	
	
	autonomia, participação, responsabilidade, reflexão.
	
	
	gestão, pesquisa, observação, criatividade.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Jean Piaget (1896-1980) foi um grande pensador que influenciou a educação do século XX, Piaget foi biólogo e dedicou a vida a submeter à observação científica rigorosa o processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano, particularmente a criança. Para Piaget, as principais metas da Educação são formar homens que, EXCETO:
	
	
	
	Compreendam o determinismo dos fatos e se adaptem às condições encontradas.
	
	
	Sejam criadores, inventores, descobridores.
	
	
	Sejam capazes de fazer coisas novas.
	
	
	Estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.
	
	
	Não repitam simplesmente o que outras gerações já fizeram.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Assinale a alternativa INCORRETA
Segundo Heloísa Lücke (1991), a anti-orientação foi a construção de uma visão negativa de uma generalizada atitude  de desconsideração a tudo quanto o Orientador Educacional realizava nas escolas e a tudo quanto era definido nas  obras a respeito. Durante a década de 80 a Orientação Educacional foi questionada e grande parte das obras  publicadas evidenciaram um resultado muito maior de menosprezo ao papel da escola como agente de Educação e  de estabelecimento da anti-orientação educacional do que de explicitar sua natureza e configurar as possibilidades de  sua atuação.
Mediante ao exposto se pode afirmar que
	
	
	
	(  ) A revisão da Orientação sucedeu a partir do desenvolvimento de uma visão mais política sobre a sua própria atuação.
	
	
	(  ) As ações da Orientação tinham horizontes limitados e precisavam de revisão para dar mais comprometimento com a escola sem necessariamente com a realidade social do aluno.
	
	
	(  ) A antiorientação surgiu devido à associação do orientador a uma atuação limitada e tecnicista.
	
	
	(  ) A antiorientação é uma visão negativa que desconsiderou o papel do Orientador nas escolas.
	
	
	(  ) Com a antiorientação fez-se necessário uma revisão das ações da Orientação Educacional.
	
Explicação:
 A Orientação Educacional  era  limitados e precisavam de revisão para dar mais comprometimento com a escola sem necessariamente com a realidade social do aluno.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	
	
		1.
		A escola é um sistema formado por um grupo de pessoas, no qual as funções se inter-relacionam e formam uma rede de relações inseridas no contexto social. Possui o objetivo de desenvolver o aluno plenamente de forma que ele possa agir e pensar de maneira crítica. Nessa perspectiva da educação progressista, a organização escolar se comprometerá com:
	
	
	
	a emancipação social dos alunos
	
	
	o determinismo técnico-pedagógico
	
	
	a acentuação da desigualdade social
	
	
	a educação reprodutivista
	
	
	a manutenção do status quo
	
Explicação:
Quando se fala em educação crítica, se faz necessário formar o aluno cidadão consciente acerca da realidade, emancipado socialmente.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Todos os atores são de fundamental importância para que a escola caminhe em prol da democracia e de uma educação de qualidade. A equipe ensino-aprendizagem, a coordenação e orientação, agindo de forma integrada, auxiliam a escola e o desenvolvimento do aluno, atendendo às necessidades dos mesmos e, também, o fornecimento de assistência ao professor no tocante ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para
a garantia da eficácia do processo educativo. Acerca da integração entre os profissionais da escola, assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	
	A eficiência dos educadores nada tem que ver com a eficiência dos gestores, que são responsáveis por criar uma boa equipe de trabalho, o que não interfere no trabalho de sala de aula.
	
	
	O bom gestor é aquele que influencia as atitudes dos outros por suas ideias e ações, por meio da verificação e do controle da produtividade dos membros do grupo impondo assim sua liderança.
	
	
	O orientador educacional tem como prioridade o atendimento ao aluno, mas deve compreender que faz parte da equipe gestora e por isso deve trabalhar de forma integrada.
	
	
	O orientador educacional e o Orientador Pedagógico são os únicos responsáveis pela criação de equipes cooperativas de trabalho na escola, e isso independe das ações de gestão.
	
	
	Nas escolas, onde os líderes utilizam o poder coercitivo, decidindo o que o grupo deve fazer e como fazer, são evitadas situações d hostilidades, rivalidades e agressividades
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A equipe ensino-aprendizagem, a coordenação e orientação, agindo de forma integrada, auxiliam a escola e o desenvolvimento do aluno, atendendo às necessidades dos mesmos e, também, o fornecimento de assistência ao professor no tocante ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para a garantia da eficácia do processo educativo. Para favorecer o trabalho integrado e integrador na escola cabe a equipe superar a tendência à fragmentação do trabalho, estar atenta e reagir às relações autoritárias, saindo, assim, da inércia e do comodismo, visando a uma educação libertadora, através da interação e participação. Assim devemos:
	
	
	
	Tomar posições e medidas unilaterais e exclusivas em detrimento de outros setores e/ou do conjunto garantindo o resultado final
	
	
	Respeitar a cultura da escola, os fundamentos, ideais e princípios comuns, sonhos, estabelece-se, dessa forma, o fio integrador de ações específicas e garante-se a sua articulação e interligação.
	
	
	Inserir a equipe técnico-administrativa no processo de ensino e aprendizagem, contudo, sem influenciar diretamente as atividades desenvolvidas no ambiente escolar.
	
	
	Restringir as ações do orinetador educacional as ações burocrática de controle dentro da escola
	
	
	Considerar que, nem todos são de fundamental importância para que a escola caminhe em prol da democracia e de uma educação de qualidade.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo, sabendo-se que para favorecer o trabalho  integrado e integrador do Orientador Educacional não se pode ignorar que o clima de confiança deve ser pautado  na ética libertadora e no autêntico diálogo. Cabe então a toda equipe.
I.     (   )Superar a tendência à fragmentação do trabalho.
II  .  (   )Estar atenta e reagir às relações autoritárias saindo da inércia e do comodismo.
III.   (   )Visar a uma educação libertadora, através da interação e participação.
IV.   (   )Não perder o foco da análise do que se passa dentro da escola.
V.    (   )Direcionar as inovações necessárias ao bom desempenho e de suas funções.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 
	
	
	
	(   ) F  F   V   F   V
	
	
	(   ) V   V   V   V  V 
	
	
	(   ) V   V   V   V   F
	
	
	(   ) V  V  F  V   F
	
	
	(   ) V   F   V  F  V
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Devemos compreender a escola como uma organização em processo, um espaço dinâmico da sociedade e que como tal depende das relações sociais e da prática social de grupos e classes. A Orientação Educacional pode contribuir para que ela seja:
	
	
	
	Uma caixa preta, onde todas as informações ficam arquivadas
	
	
	Um espaço de aprendizagem inflexível
	
	
	Um espaço desvinculado do contexto social.
	
	
	Um espaço privilegiado ao trabalho coletivo.
	
	
	Um espaço uniforme.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Todos os atores são de fundamental importância para que a escola caminhe em prol da democracia e de uma educação de qualidade. A equipe técnica-administrativa, a coordenação e orientação, agindo de forma integrada, auxiliam a escola e o desenvolvimento do aluno, atendendo as necessidades dos mesmos e, também, o fornecimento de assistência ao professor no tocante ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para a garantia da eficácia do processo educativo. Assinale a alternativa que NÃO se adequa a esta afirmação.
	
	
	
	Para favorecer o trabalho integrado e integrador, não se pode ignorar que o clima de confiança deve ser pautado na ética libertadora e no autêntico diálogo. Cabe então, a toda equipe superar a tendência a fragmentação do trabalho, atentos e reagindo as relações autoritárias, saindo, assim, da inércia e do comodismo.
	
	
	O administrador, o supervisor escolar e o orientador compõem a equipe técnico-administrativa, tendo importantes funções no processo de ensino e aprendizagem, pois influenciam as atividades desenvolvidas no ambiente escolar. Essas funções estão interligadas, já que a atividade de uma determinada área afeta a outra.
	
	
	Não é preciso direcionar as inovações necessárias ao bom desempenho e de suas funçõe, pois não se corre o risco de tomar posições e medidas unilaterais e exclusivas de alguns setores por desconsideração ou até em detrimento a outros setores e do conjunto.
	
	
	Quando se respeita a cultura da escola: os fundamentos, ideais e princípios comuns, sonhos; estabelece-se, dessa forma, o fio integrador de ações específicas e garantem a sua articulação e interligação.
	
	
	É preciso analisar a divisão de trabalho e a distribuição dos papéis na escola, grandes ou pequenas, para que não se olvide a relevância dos princípios de funcionamento do sistema e a aplicação de medidas integradoras que sejam necessárias para evitar paralelismos e conflitos gerados pela divisão de trabalho.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Com relação à ação Integrada da equipe gestora, podemos afirmar que: I - O administrador, o supervisor escolar e o orientador compõem a equipe técnico-administrativa, tendo importantes funções no processo de ensino e aprendizagem, pois influenciam as atividades desenvolvidas no ambiente escolar. II - Todos os atores são de fundamental importância para que a escola caminhe em prol da democracia e de uma educação de qualidade. III - A equipe ensino-aprendizagem, a coordenação e orientação, agindo de forma integrada, auxiliam a escola e o desenvolvimento do aluno, atendendo às necessidades dos mesmos.
	
	
	
	Todas as alternativas são verdadeiras
	
	
	Somente as alternativas I e II são verdadeiras
	
	
	Somente a alternativa I é verdadeira
	
	
	Somente as alternativas III e II são verdadeiras
	
	
	Nenhuma alternativa é verdadeira
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Segundo Grinspun (2006), para uma análise profunda da organização escolar, é necessária a consideração de três eixos: a escola como instituição social, a escola como agência pedagógica e a escola como relação educacional. Logo, refletir sobre a organização da escola significa analisar a complexidade dos seus elementos constituintes, sua estruturação e mecanismo, envolvendo questões como instituição, organização e mediação. Diante de um mundo em constante transformação, a escola e a educação necessitam redefinir sua função social, pois sempre que a sociedade defronta-se com mudanças significativas devem repensar novos padrões de agir, sentir, pensar e desejar. Tais mudanças significativas são de ordem social, econômica e tecnológica. É preciso lembrar que a educação sempre atingiu apenas uma minoria da população. Somente com os primeiros passos de democratização do ensino começava-se a pensar em educação para a massa trabalhadora.
Assinale, dentre os itens que seguem quais os movimentos que deram início a educação para
a massa trabalhadora.
 
	
	
	
	 (   ) Segunda Guerra Mundial e na Revolução Americana.
	
	
	 (   ) Guerra Civil Inglesa e a Liberalismo.
	
	
	 (   ) Primeira Guerra Mundial e Grande Depressão.
	
	
	 (   ) Guerra Fria e Revolução Americana.
	
	
	 (   ) A Revolução Francesa e no Século das Luzes.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	
	
		1.
		A Orientação Educacional face às questões do trabalho salienta a importância do papel da escola frente ao mundo do trabalho, confirmada pela Constituição e pela Lei 9394/96, que deixa claro em seu artigo 1º. , inciso dois: "A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e as práticas sociais". Especialmente tratando-se da escolha da profissão, é possível adotar uma prática de aplicação de testes para identificar as aptidões e características de personalidade do indivíduo e a partir dai, identificar a profissão. Nesse caso, estamos nos referindo a qual Teoria:
	
	
	
	Teoria Sócio-histórica
	
	
	Teorias Psicodinâmicas
	
	
	Teoria Desenvolvimentista
	
	
	Teoria do Traço ou fator
	
	
	Teoria Decisionais
	
Explicação:
Teoria do Traço ou fator (Fator abstrato, Fator verbal, Fator espacial, Fator aritmético) que são os testes de aptidão.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A adolescência é um período de transição entre a vida infantil e a adulta, uma fase de grandes mudanças e desafios para o jovem. Dessa forma, ele mesmo deverá enquadrar-se em uma sociedade, escolhendo uma profissão a ser seguida, passando  por influências internas e externas. Sem apoio, os alunos tendem a escolher a profissão de maneira fantasiosa, cedendo as pressões familiares, escolhendo a profissão da moda ou de algum ídolo. Diante dessa realidade, existem algumas estratégias que contribuem para uma escolha mais segura e consciente. Marque a alternativa que NÃO está de acordo com um processo de Orientação Profissional.
	
	
	
	Iniciar a orientação educacional nas séries iniciais, podendo começar com o reconhecimento das profissões exercidas, primeiramente na escola e na família dos alunos.
	
	
	Aceitar a sugestão para escolher a primeira profissão que lhe vir a cabeça para  que o aluno não perca tempo logo que conclui o ensino médio. O gosto pela profissão vai surgir ao longo do curso.
	
	
	Sondagem das aptidões e áreas de interesse através de instrumentos psicológicos.
	
	
	Leitura e palestras sobre informação profissional, de modo que os jovens conheçam as tarefas submetidas ao profissional e as características esperadas no mesmo.
	
	
	Visitas a empresas e a locais de trabalho ou eventos promovidos pela escola para que profissionais deem seus depoimentos e contem suas experiências.
	
	
	 
		
	
		3.
		Relacione as teorias psicológicas com as situações abaixo, no que diz respeito a Orientação Profissional.
(A)Teoria do Traço e fator
(B)Teorias Psicodinâmicas
(C)Teorias Desenvolvimentistas
(D)Teorias Decisionais
 
(    ) Têm o objetivo de explicar a formação da personalidade e a escolha profissional do indivíduo. São fundamentadas na psicanálise, ou seja, no desenvolvimento afetivo sexual do indivíduo, pois acreditam que a constituição da personalidade ocorre a partir das relações dos impulsos da mesma com o meio.
(   ) Acreditam na concepção de desenvolvimento vocacional, o qual se processa durante toda a vida do indivíduo por meio de etapas evolutivas.
(    ) Inicia a área da orientação profissional, fundamentando sua prática em testes vocacionais, pois acredita que as aptidões, interesses e características da personalidade do indivíduo são inatos. Usa instrumentos para medir as aptidões, inventariar ou testar os interesses e descrever a personalidade do indivíduo.
(    ) Têm o objetivo de dar racionalidade à escolha profissional, que se dá a partir de análise (preditiva, avaliativa e decisória) dos elementos que intervêm na mesma. Definem que o orientador profissional deve colaborar com o indivíduo durante a análise dos elementos que intervêm na escolha profissional.
 
	
	
	
	C B A D
	
	
	D B  C A
	
	
	B  A  C  D
	
	
	A C B D
	
	
	B C A D
	
Explicação:
Psicodinâmica está relacionada a prática psicanalítica; Teorias desenvolvimentistas, dá ideia de evolução, de psicologia evolutiva; etapas; Teoria do traço ou fator é referente aos testes psicológicos e Teorias decisionais são observadas na prática quando o orientador profissional, ao longo do processo, orienta o orientando a tomar decisões.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Considerando a Psicopedagogia como uma atividade prática que trabalha as possíveis raízes dos problemas de aprendizagem e tenta solucioná-los, NÃO pode o Psicopedagogo omitir-se de: I - participar ativamente dos processos de qualificação dos docentes, tendo como meta a prática pedagógica preventiva. II - conhecer todas as relações que, necessariamente, existem entre os problemas de aprendizagem e as enfermidades. III - investigar, a partir de dados diagnósticos e de evolução do tratamento, as formas e a qualidade do funcionamento das estruturas cognitivas e afetivas, avaliando o substrato biofisiológico do sujeito e suas experiências escolares e extraescolares. IV - relacionar-se adequadamente com as famílias, numa postura investigativa de sua realidade. Estão CORRETAS as afirmativas:
	
	
	
	I, II, III e IV.
	
	
	II, III e IV, apenas.
	
	
	III e IV apenas.
	
	
	I, II e IV, apenas.
	
	
	I, III e IV, apenas.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Dentre as teorias no campo da psicologia que explicam a escolha da profissão, temos a Teoria desenvolvimentista que acredita na concepção de que a vocação:
	
	
	
	está atrelada ao fator genético, aos dons naturais.
	
	
	está determinada ao nascer.
	
	
	é treinada e definida em laboratório experimental.
	
	
	depende do controle do meio através de recompensas e punições.
	
	
	se processa durante toda a vida do indivíduo por meio de etapas evolutivas.
	
Explicação:
A teoria desenvolvimentista expressa uma ideia de continuidade, de linearidade, de etapas.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A orientação educacional, na escola cidadã,  NÃO se caracteriza como uma atividade onde se tem como objetivo:
	
	
	
	contribuir para elevar o auto conceito e a autoestima do aluno, respeitando os seus limites;
	
	
	identificar e interpretar a realidade do aluno, trazendo-a para o contexto da escola ;
	
	
	padronizar os alunos em um paradigma de ajustamento, responsabilidade e disciplina.
	
	
	contribuir para desenvolver no ambiente escolar do pensamento crítico, consciente, cidadão;
	
	
	participar do planejamento pedagógico e da elaboração da proposta curricular;
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		1- Para uma boa escolha profissional, o aluno deve considerar:
	
	
	
	A observação da profissão mais lucrativa do momento
	
	
	O enfoque em uma única profissão.
	
	
	A profissão do seu ídolo.
	
	
	A opinião dos pais como único critério.
	
	
	O conhecimento de si próprio e do mercado de trabalho
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		As teorias em educação profissional são divididas em várias vertentes. Uma delas é a teoria: Não Psicológica, que está subdividida em outras quatro vertentes. Uma delas é a teoria : traço fator, que:
	
	
	
	São fundamentadas na psicanálise, ou seja, no desenvolvimento afetivo sexual do indivíduo, pois acreditam que a constituição da personalidade ocorre a partir das relações dos impulsos da mesma com o meio.
	
	
	São fundamentadas nos pressupostos da administração de empresas e da economia.
	
	
	Inicia a área da orientação profissional, fundamentando sua prática em testes vocacionais, pois acredita que as aptidões, interesses e características da personalidade do indivíduo são inatos.
	
	
	Acreditam na concepção de desenvolvimento vocacional, o qual se processa durante toda a vida do indivíduo por meio de etapas evolutivas.
	
	
	Têm o objetivo de explicar a formação da personalidade e a escolha profissional do
indivíduo.
	
Explicação:
Começa na área da orientação profissional, fundamentando sua prática em testes vocacionais, pois acredita que as aptidões, interesses e características da personalidade do indivíduo são inatos.
	
	
	
	
		1.
		Segundo Ferreira (2004), a formação continuada do professor, o aperfeiçoamento profissional devem ser assegurados aos educadores tendo como objetivo: "propiciar aos professores o aprofundamento das temáticas educacionais, o que lhes servirá de apoio numa reflexão sobre a prática educativa, promovendo assim a construção contínua de competências profissionais" (p.30). Nesse sentido, cabe ao profissional da educação tomar a sua prática como objeto de estudos, refletir sobre a sua prática à luz das teorias no campo da educação e apresentar as suas próprias práticas com autonomia. Em outras palavras, estamos convidando esse profissional a:
	
	
	
	exercer a práxis
	
	
	improvisar suas ações para atender as necessidades de todos
	
	
	Adotar uma prática baseada em suas experiências passadas
	
	
	reproduzir práticas de profissionais mais experientes
	
	
	seguir o manual de didática
	
Explicação:
O professor que toma sua prática como objeto de estudos, de análise é o professor pesquisador, que exerce a práxis, ação-reflexão-ação
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Sabemos que qualquer formação inicial não é garantia para o pleno desenvolvimento e desempenho satisfatório profissional, pois o conhecimento e a realidade são dinâmicos, ou seja, estão sempre passíveis de mudança e de renovações. Nesse sentido, destaca-se a importância da educação continuada, ou seja, a formação do pesquisador. Esta pode ser compreendida como um processo de:
	
	
	
	aplicação de  técnicas de ensino baseada no ensaio e erro, tomando como referência exclusivamente práticas anteriores adotadas.
	
	
	reprodução do conhecimento científico contido na literatura especializada no campo da educação.
	
	
	reflexão sobre as práticas cotidianas a partir de uma fundamentação teórica que possibilite ao professor uma melhor percepção e compreensão do seu fazer pedagógico.
	
	
	execução de programas preestabelecidos pelos sistemas de ensino, desconsiderando o professor como sujeito dessa ação.
	
	
	treinamento e reciclagem técnica, visando a execução de práticas determinadas no curso de didática geral.
	
Explicação:
Na prática do professor pesqusiador, não há espaço para reprodução e sim para a produção de conhecimentos, para a reflexão, para uma formação fundamentada, consciente e autônoma.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Durante o atendimento feito a uma aluna do Ensino Fundamental, de 13 anos, em uma escola pública municipal, a orientadora educacional ficou sabendo que ela estava em processo de gestação, mas não havia ido ao médico, não havia feito os exames necessários e não tinha comunicado aos pais o acontecido. Como deve proceder a orientadora educacional?
	
	
	
	Falar com o diretor da escola e pedir que fale com os pais e ajude a aluna a resolver o problema;
	
	
	Reunir a turma da aluna e, junto com ela, participar o fato e pedir a discrição de todos;
	
	
	Ouvir a aluna, orientá-la sobre as dúvidas, oferecer ajuda e sugerir que fale com os pais;
	
	
	Chamar os pais da aluna e comunicar o fato de forma impessoal e solicitar que a ajudem;
	
	
	Pedir a presença do responsável pela gravidez para orientar sobre as decisões a tomar.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Mediante a reflexão crítica contínua da prática pedagógica, o professor visa um melhor entendimento de suas atitudes no cotidiano da sala de aula. É possível a percepção da necessidade de reconstrução e/ou transformação da prática, estabelecendo novas estratégias para a garantia de uma aprendizagem significativa ao aluno. Isso significa que o professor: MARQUE A INCORRETA:
	
	
	
	Envolve o aluno com o objeto de estudos a partir do conhecimento prévio do mesmo
	
	
	Trabalha o conhecimento de forma contextualizada e problematizadora
	
	
	Representa o aluno no currículo escolar, relacionando a ciência às vivências do educando
	
	
	Apresenta o método da dialética, ¿confrontando¿ saberes e mediando-os na sala de aula
	
	
	Adota um modelo linear de ensino, cujo conteúdo é transmitido do professor para o aluno
	
Explicação:
Quando o aprendizado é significativo, o modelo de ensino não pode ser linear, verticalizado, do professor para o aluno.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Assinale a alternativa relacionada ao conceito de formação continuada do professor.
	
	
	
	Reunião burocrática na qual são transmitidos avisos referentes à organização da unidade de ensino.
	
	
	Qualificação do professor, sendo exclusivamente de sua responsabilidade fora de seu horário de trabalho.
	
	
	Reflexão do professor sobre temas sem vinculação com o seu cotidiano escolar.
	
	
	Momento de estudo organizado pela coordenação pedagógica apenas no início de ano para o planejamento.
	
	
	Compreende o processo de reflexão crítica sobre as práticas cotidianas, possibilitando ao professor uma melhor percepção e compreensão do seu fazer pedagógico.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A Orientação Educacional, a partir do conceito de gestão democrática, está inserida no processo de tomada de decisão participativa na busca de estratégias e solução para a superação de dificuldades encontrada no cotidiano. Assim,
	
	
	
	A orientacao educacional possibilitará ao professor dados para a percepção e compreensão das práticas desenvolvidas pela direção da escola
	
	
	O Orientador Educacional poderá fomentar questões que levem o professor a refletir sobre o seu papel na garantia da disciplina no cotiano escolar
	
	
	Sua presença faz-se desnecessária no desenvolvimento da formação continuada no seio escolar.
	
	
	É necessário que o professor tenha consciência de seu papel político no ato educativo em favor de uma aprendizagem que promova a autonomia do ser e do saber do educando, enfatizando a ética e a democracia.
	
	
	O cotidiano escolar é entendido como o dia a dia e as ações desenvolvidas no exterior de uma escola por seus membros.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Assinale a afirmativa INCORRETA.
Conceição (2010) citou que (...) O orientador educacional deve ser o agente de informação qualificada  para a ação nas relações interpessoais dentro da escola adotando a prática da reflexão permanente  com professores, alunos e pais, afim de que eles encontrem estratégias para o manejo de problemas recorrentes (...). Já Carvalho (1979) afirma que (...) A orientação educacional aparece como aspecto  humano formador dentro da escola, por sua vez, o orientador sozinho não conseguirá realizar esta tarefa, pois a educação é um complexo global (...).
Ao deparar com estas citações se pode concluir que: 
	
	
	
	 (    ) O Orientador deve contribuir para a discussão da realidade da escola.
	
	
	 (   ) A Orientação Educacional é uma garantia para a continuação da Formação Continuada do professor.
	
	
	 (    )  O Orientador é responsável pelo professor no que se refere a compreensão de sua prática no processo de aprendizagem.
   
	
	
	 (    ) O Orientador deve facilitar para que o professor perceba que a Formação Continuada é um momento de reflexão crítica.
	
	
	(    ) O Orientador deve atuar considerando a participação dos professores como meio de estabelecer estratégias para garantir a  aprendizagem.
	
Explicação:
      O Orientador Educacional  é responsável pelo professor no que se refere a compreensão de sua prática no processo de aprendizagem.
   
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A orientação educacional tem, hoje, como função primordial no contexto da escola da escola pública de Ensino Médio:
	
	
	
	discutir de forma contextualizada as relações e os conflitos entre professores e alunos;
	
	
	participar da coordenação do trabalho dos professores com o supervisor pedagógico;

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando