Buscar

AVALIAÇÃO OBJETIVA G2 fund

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO OBJETIVA 2
1
Considerando os estudos sobre os estágios na formação do pedagogo analise as afirmações abaixo.
I. O Curso de Pedagogia/EAD disponibiliza 208 horas de Estágio Curricular Obrigatório, distribuídos nos quatro últimos semestres do curso.
II. Os Estágios curriculares no curso de Pedagogia possibilitam a prática, a formação profissional em um processo de colaboração interinstitucional envolvendo as IES, Escolas e os mais diversos Ambientes Educativos.
III. Os Estágios Obrigatórios do curso de Pedagogia se constituem como espaços privilegiados de construção da confessionalidade docente.
IV. O Estágio Curricular Obrigatório é aquele cuja carga horária constitui requisito para aprovação e obtenção do diploma.
V. O principal objetivo do Estágio Curricular: Educação Infantil é desenvolver elementos teórico-práticos que contribuam para a construção de uma ação reflexiva na docência da faixa etária dos 0 aos 7 anos.
Estão corretas as afirmativas: 
 
Peso: 1.0
    a) I, III e V apenas. 
    b) I, II e IV apenas. 
    c) II e V apenas. 
    d) III e IV apenas. 
    e) II e IV apenas. 
2
As Organizações não Governamentais – ONGs não têm o objetivo de tomar o lugar do Estado, para atender as reais necessidades da comunidade. Elas desenvolvem ações onde o governo atende a população de forma superficial. Nas ONGs a função do pedagogo também precisa se fazer presente, pois, como seu conhecimento específico:
I - Elabora e desenvolve projetos educacionais.
II - Presta assessoria pedagógica.
III - Desempenha a função de educador social.
Assinale a alternativa correta:
Peso: 1.0
    a) Apenas as alternativas I e II estão corretas. 
    b) As alternativas I, II e III estão corretas. 
    c) Apenas as alternativas I e III estão corretas. 
    d) Apenas a alternativa II está correta. 
    e) Apenas a alternativa III está correta. 
3
Considerando os estudos sobre a Pedagogia e o papel do Pedagogo analise as afirmações abaixo.
I. O Pedagogo irá atuar em quatro frentes básicas: a docência, a pesquisa, a gestão e segurança empresarial.
II. O Pedagogo é um profissional da área da educação, que atuará na docência, nos níveis da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, na formação de professores em nível médio, e também na área de serviços e apoio escolar, indicando uma ampla área de abrangência para este profissional.
III. As atividades de docência implicam no planejamento, execução e avaliação de atividades educativas de acordo com as características de cada faixa etária dos educandos, nível de ensino e condições sócio culturais específicas de cada realidade educacional.
IV. As atividades de docência poderão ainda ser realizadas junto aos cursos normais de ensino médio (também conhecidos como magistério), ou em cursos de ensino médio na área de apoio escolar.
Estão corretas as afirmativas: 
 
Peso: 1.0
    a) I e III apenas. 
    b) I, II e IV apenas. 
    c) II, III e IV apenas. 
    d) II e IV apenas. 
    e) I e II apenas. 
4
Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, considerando o processo de formação do educador pesquisador.
1 - VERDADEIRO
2 - FALSO
Peso: 1.0
1    VERDADEIRO
2    FALSO
    O aluno-pesquisador conhece a importância social que a pesquisa desempenha na sua formação acadêmica, e busca cunhar soluções definitivas ou se transformar em um compêndio normativo que forneça verdades intocáveis sobre métodos e teorias. 
    O aluno pesquisador, na qualidade de discente e futuro docente, tem consciência dos seus direitos e deveres. 
    O desenvolvimento da profissão docente e o avanço da profissionalidade do professor não perpassam, necessariamente, pela atitude individual de constante reflexão e questionamentos sobre a própria prática. 
    A compreensão dos conceitos sobre projetos de pesquisa e de extensão como elementos propulsores da formação do Pedagogo são essenciais e devem compor o cotidiano de formação do aluno. 
    O aluno-pesquisador-cidadão tem seus pressupostos fundados nos direitos universais do ser humano. 
5
Memorial: O memorial é um tipo de texto, com características específicas que é utilizado desde a década de 1930, nas universidades ________________, inicialmente como um documento que fazia parte do processo de seleção de professores universitários, em instituições públicas, denominando-se memorial acadêmico. Esse memorial tinha por objetivo descrever a _______________________________, profissional e _____________________ dos candidatos envolvidos nos processos seletivos. De acordo com a pesquisa elaborada pelas professoras Câmara e Passegi (2012) esse gênero textual passou por mudanças significativas, no Brasil, refletindo, muitas vezes o contexto social e político de nosso país.
As palavras que completam, corretamente, essas lacunas são:
Peso: 1.0
    a) estrangeiras, trajetória pessoal, acadêmica. 
    b) brasileiras, trajetória pessoal, acadêmica. 
    c) brasileiras, trajetória pessoal, individual. 
    d) brasileiras, trajetória colaborativa, acadêmica 
    e) estrangeiras, trajetória pessoal, individual. 
6
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A A prática da pesquisa em sala de aula (em qualquer nível: fundamental médio, ensino superior ou pós-graduação) não desafia o aluno a buscar dados, encontrar fontes de pesquisa, elaborar textos a partir de leituras, manuseando o conhecimento disponível sobre determinado assunto. Isto oportuniza a reflexão, o questionamento e o espírito crítico deste acerca da realidade em que está inserido.
PORQUE
II. A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e graduação, é um processo multidisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade (RENEX, 2012).
Assinale a opção correta. 
Peso: 1.0
    a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
    b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. 
    c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
    d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
    e) As asserções I e II são proposições falsas. 
7
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - É preciso investir na formação de professores reflexivos, que assumam a responsabilidade do seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional e que participem como protagonistas na implementação de políticas educativas, num movimento de autonomia contextualizada e de (auto)formação em que cada um produz a sua vida, o que no caso dos professores é também produzir a sua profissão (NÓVOA, 1999).
PORQUE
II. Ao assumir tais responsabilidades o professor assume também o compromisso com a formação do acadêmico, na consecução de práticas pedagógicas inovadoras e eficazes, com vistas a atender as exigências de formação e o perfil profissiográfico dos alunos do curso.
Assinale a opção correta.
Peso: 1.0
    a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
    b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. 
    c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
    d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
    e) As asserções I e II são proposições falsas. 
8
A partir dos estudos sobre a organização curricular do curso de Pedagogia da ULBRA assinale as alternativas corretas: (esta questão possui mais de uma alternativa correta)
Peso: 1.0
     
a) O Curso de Pedagogia da ULBRA integra propostas de ensino voltadas a ações participativas e individuais, para atender às necessidades da comunidade como agente social, promovendo a melhora da qualidade de vida, atento às tendências comportamentais, culturais, tecnológicas e econômicas, através da excelência do ensino, pesquisa e atividades de extensão.
     
b) O papel do professoré o de mediador do processo de ensino e aprendizagem, que respeita e valoriza o conhecimento e as experiências trazidas pelo aluno. Professor e aluno são sujeitos na construção e solidificação do conhecimento universal.
     
c) O Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia da ULBRA está fundamentado em uma concepção que articula a missão de gerar conhecimentos técnico-instrucionais com a formação de profissionais descomprometidos eticamente com a sociedade.
     
d) O Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia da ULBRA está fundamentado em uma concepção que articula a missão de gerar conhecimentos técnico-científicos com a formação de profissionais comprometidos eticamente com a sociedade.
     
e) A Universidade Luterana do Brasil atende as exigências requeridas pela antiguidade, enquanto processo de contínuo aperfeiçoamento, enfatiza em seu cotidiano didático pedagógico a aplicação de adequadas técnicas metodológicas.
9
A Universidade Luterana do Brasil estrutura a sua ação enquanto instituição de ensino a partir de bases sólidas representadas através de concepções basilares institucionais, conforme descritas no PDI. As concepções basilares são as seguintes:
I - Conhecimento: elemento basilar do PPI, com múltiplas conexões e caráter interdisciplinar que prima por um ensino de qualidade (interdisciplinaridade, intencionalidade e significância, flexibilidade e diversidade).
II - Formação Pessoal: competências e habilidades condizentes com as mudanças  tecnológicas e exigências de atuação profissional. Constante aprimoramento. Autonomia intelectual. Capacidade para mudança e risco.
III - Empreendedorismo: desenvolvimento da autoestima e do potencial para lidar com resultados inesperados, com objetivos de crescimento pessoal e profissional. Estímulo à inovação e à criatividade.
IV - Empregabilidade: envolve a formação integral do ser humano no âmbito pessoal e profissional, promovendo a integração entre temáticas e abordagens que contemplem experiências socioambientais, pluralidade cultural e direitos humanos.
Estão corretas APENAS as afirmações
 
Peso: 1.0
    a) I e III. 
    b) I e II. 
    c) II e III. 
    d) II e IV. 
    e) III e IV. 
10
As atividades complementares têm a finalidade de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social e profissional. Neste contexto, a Universidade Luterana do Brasil considera as Atividades Complementares como mecanismos de aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelo estudante, através de estudos e práticas independentes, com conteúdos extracurriculares que lhe permitem complementar o conhecimento adquirido durante a formação. A partir dos estudos sobre as atividades complementares no curso de Pedagogia assinale as alternativas corretas: (esta questão possui mais de uma alternativa correta)
Peso: 1.0
     
a) A Resolução CNE/CP n. 02/2015 estabelece 100 horas de atividades complementares, desenvolvidas nas três áreas: extensão, pesquisa e ensino.
     
b) O acadêmico deverá participar de atividades nas duas áreas que complementam sua formação: extensão e ensino.
     
c) Na área de Extensão, se reconhece como vivência profissional complementar toda a atividade exercida, envolvendo experiência educacional.
     
d) As atividades complementares na área de ensino contemplam: monitorias e bolsas de iniciação à docência; estágios voluntários e extra-curriculares entre outras.
     
e) As atividades complementares precisam ser realizadas somente no sexto semestre do curso.
2
1
2
1
1

Continue navegando