Buscar

Adg1 Teoria da Literatura 2020

Prévia do material em texto

Adg1 - Teoria da Literatura 2020
Corrigido pelo AVA
1) Leia os trechos do texto a seguir:
 
"Certas manifestações da emoção e da elaboração estética podem ser melhor compreendidas, portanto, se forem referidas ao contexto social. No caso dos grupos primitivos é maior a importância deste, dado o caráter imediato com que as condições de vida se refletem na obra. Sobre a unidade fundamental do espírito humano, as diferenças de organização social e de nível cultural determinam formas diferentes de arte e literatura no primitivo e no civilizado" (p.60 e 61).
"Ora, tanto quanto sabemos, as manifestações artísticas são coextensivas à própria vida social, não havendo sociedade que não as manifeste como elemento necessário à sua sobrevivência, pois, como vimos, elas são uma das formas de atuação sobre o mundo e de equilíbrio coletivo e individual. São, portanto, socialmente necessárias, traduzindo impulsos e necessidades de expressão, de comunicação e de integração que não é possível reduzir a impulsos marginais de natureza biológica. Encaradas sob o aspecto funcional, ou multifuncional, como foi sugerido acima, adquirem um sentido expressivo atuante, necessário à existência do grupo, ao mesmo título que os fenômenos econômicos, políticos, familiais ou mágico-religiosos, integrando-se no complexo de relações e instituições a que chamamos abstratamente sociedade. O seu caráter mais peculiar, do ponto de vista sociológico, com importantes consequências no terreno estético, consiste na possibilidade que apresentam, mais que outros setores da cultura, de realização individual. Isto permite, ao mesmo tempo, uma ampla margem criadora e a possibilidade de incorporá-la ao patrimônio comum, fazendo do artista um intérprete de todos, através justamente do que tem de mais seu" ( p.61e 62).
(CANDIDO, Antônio. Literatura e sociedade. São Paulo: Publifolha, 2000.)
Assinale a alternativa que indica a afirmação correta acerca da criação literária:
Alternativas:
· a) O modo de vida social influencia a forma de arte através das disposições culturais do contexto em questão. Alternativa assinalada
· b) O modo de vida social não reflete a cultura através das disposições artísticas do contexto em questão.
· c) A cultura influencia o modo de vida social através das disposições artísticas do contexto em questão.
· d) A cultura não tem relação com o modo artístico das disposições da vida social do contexto em questão.
· e) O modo artístico influencia a cultura através das disposições econômicasdo contexto em questão.
2) Leia o trecho do texto a seguir:
 
"O que chamamos arte coletiva é a arte criada pelo indivíduo a tal ponto identificado às aspirações e valores do seu tempo, que parece dissolver-se nele, sobretudo levando em conta que, nestes casos, perde-se quase sempre a identidade do criador-protótipo. Devido a um e outro motivo, à medida que remontamos na história temos a impressão duma presença cada vez maior do coletivo nas obras; e é certo, como já sabemos, que forças sociais condicionantes guiam o artista em grau maior ou menor. Em primeiro lugar, determinando a ocasião da obra ser produzida; em segundo, julgando da necessidade dela ser produzida; em terceiro, se vai ou não se tornar um bem coletivo. Os elementos individuais adquirem significado social na medida em que as pessoas correspondem a necessidades coletivas; e estas, agindo, permitem por sua vez que os indivíduos possam exprimir-se, encontrando repercussão no grupo. As relações entre o artista e o grupo se pautam por esta circunstância e podem ser esquematizadas do seguinte modo: em primeiro lugar, há necessidade de um agente individual que toma a si a tarefa de criar ou apresentar a obra; em segundo lugar, ele é ou não reconhecido como criador ou intérprete pela sociedade, e o destino da obra está ligado a esta circunstância; em terceiro lugar, ele utiliza a obra, assim marcada pela sociedade, como veículo das suas aspirações individuais mais profundas" (p.23).
(CANDIDO, Antônio. Literatura e sociedade. São Paulo: Publifolha, 2000.)
Considerando o excerto sobre a natureza da literatura, assinale a alternativa correta:   
Alternativas:
· a) A natureza da obra de arte está relacionada com a necessidade econômica de dar expressão à uma forma de compreensão do mundo, mas também pode ser uma revelação somente social.
· b) A natureza da obra de arte está relacionada com a necessidade social de dar expressão à uma forma de compreensão do mundo, mas também pode ser uma revelação somente individual. Alternativa assinalada
· c) A natureza da obra de arte está relacionada com a necessidade psíquica de dar expressão à uma forma de contestação do mundo, mas também pode ser uma revolução somente individual.
· d) A natureza da obra de arte está relacionada com a necessidade tecnológica de dar expressão à uma forma de contestação do mundo, mas também pode ser uma revolução somente social.
· e) A natureza da obra de arte está relacionada com a necessidade religiosa de contestação à uma forma de expressão do mundo, mas também pode ser uma revolução somente social.
3) Leia o trecho do texto a seguir:
 
"Desde há muitos séculos que se tem procurado, com variável consciência teórica dos problemas em análise e com a utilização de heterogênea utensilagem conceitual, fundamentar a distinção entre literatura e não-literatura, entre textos literários e não-literários, através da delimitação e da caracterização de uma linguagem literária, contraposta à linguagem não-literária (ou, noutra perspectiva, às linguagens não-literárias). De acordo com uma teoria pitagórica tardia, existem duas modalidades de expressão: uma, a mais corrente, apresenta-se "nua" [...] desprovida de figuras e de quaisquer recursos técnico-estilísticos; a outra, pelo contrário, caracteriza-se pelo ornato [...] pelo vocabulário escolhido e pelo sábio uso dos tropos. A primeira corresponde a uma linguagem não-artística, não-literária; a segunda, em contrapartida, a uma linguagem artística, literária. Esta ideia pitagórica de que a linguagem literária se distancia da linguagem usual – e, portanto, se especifica – graças aos ornatos e ao caráter inusitado dos seus vocábulos, dos seus epítetos, dos seus tropos, etc., adquiriu relevância fundamental em Aristóteles, o qual, segundo o testemunho de Isócrates, considerava o processo de estranhamento [...] como conatural ao discurso poético"
(SILVA, Vítor Manuel de Aguiar e. Teoria da Literatura. 8a. Ed. 1o. Vol. Coimbra: Edições Almedina, 2011, p.43 e 44))
.
A partir da leitura do excerto acima, é correto afirmar que:
Alternativas:
· a) O discurso poético é marcado pelo uso de uma linguagem que se aproxima da linguagem sobrenatural que é complexa e ornamentada.
· b) O sentimento poético é marcado pelo uso de uma linguagem que se aproxima da linguagem natural que é simples e nua.
· c) O discurso poético é marcado pelo uso de uma linguagem que se distancia da linguagem natural que é simples e nua. Alternativa assinalada
· d) O discurso poético é marcado pelo uso de uma linguagem que se distancia da linguagem natural que é complexa e ornamentada.
· e) O discurso poético é marcado pelo uso de uma linguagem que se distancia da linguagem literária que é simples e nua.
4) Leia o trecho do texto a seguir, para responder à questão:
 
"A obra literária, como o próprio lexema ‘obra’ denota, constitui o resultado de um fazer, de um produzir que, sendo embora também um processo de expressão, é necessária e primordialmente um processo de significação e de comunicação. A obra literária resultante deste processo constitui um texto – e, por agora, definiremos texto, e em sentido lato, como uma sequência de elementos materiais e discretos seleccionados dentre as possibilidades oferecidas por um determinado sistema semiótico e ordenados em função de um determinado conjunto de regras, que designaremos por código. O texto literário, como qualquer outro acto significativo e comunicativo, só é produzido e só funciona como mensagem, num específico circuito de comunicação, em virtude da préviaexistência de um código de que têm comum conhecimento – um emissor e um número indeterminado de receptores" (SILVA, Vítor Manuel de Aguiar e. Teoria da Literatura. 8a. Ed. 1o. Vol. Coimbra: Edições Almedina, 2011, p.75, grifos do autor).
 
Considerando o conceito de texto, marque V para verdadeira ou F para falso:
(  ) O texto literário depende do código para ser compreendido.
(  ) O texto literário prevê a interação entre um emissor e um receptor.
(  ) O texto literário não existe sem que se conheça o autor.
(  ) O texto literário funciona como uma unidade mínima de significação.
(  ) O texto literário só pode existir se for impresso.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
· a) V - V - F - F - V 
· b) V - V - F - V - V 
· c) V - V - F - V – F Alternativa assinalada
· d) V - F - F - V - F 
· e) F - V - F - V - F

Continue navegando