Buscar

LINGUISTICA TEXTUAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1: Leia o trecho e responda.
“[...] quando alguém compreende um texto, esse indivíduo entende os mecanismos linguísticos que dele fazem parte e contribuem para a construção de um texto coerente e coeso”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRODBECK, J. T. et al. Estratégias de leitura em língua portuguesa. Curitiba: Intersaberes, 2013. P. 46.
De acordo com o que foi visto nas aulas e no livro-base Linguística Textual e a sala de aula  sobre as etapas das teorias do texto, que percepção requer que se acionem os conhecimentos do mundo para a compreensão de um texto?
	
	D
	percepção cognitivista.
QUESTÃO 2 Leia o fragmento a seguir:
“De acordo com os PCNs de Língua Portuguesa [...] pode-se considerar o ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa como prática pedagógica, resultantes da articulação de três variáveis: o aluno, os conhecimentos com os quais se opera nas práticas de linguagem, a mediação do professor”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro-base Linguística Textual e a sala de aula sobre o ensino de língua em sala de aula, leia as afirmativas a seguir:
I. O desenvolvimento da tecnologia trouxe inúmeros recursos e propicia a produção de textos com múltiplas linguagens: verbal e visual, verbal e audiovisual, não-verbal, verbal e gestual.
II. O professor de língua sai da universidade com o conceito pronto de letramento, conceito que permanece o mesmo ao longo da carreira profissional.
III. O texto produzido pelo aluno em sala de aula orienta o professor no processo pedagógico, pois é por meio desse texto que o aluno expressa seus conhecimentos.
IV. Os alunos já chegam à escola com a visão de que o estudo da Língua Portuguesa não é atraente.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e III
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Questão 3/10 - Linguística Textual
Leia a citação:
“[...] o locutor deve preocupar-se em interagir com o alocutário da forma mais completa e explícita possível para que todos os enunciados sejam, corretamente, interpretados. [...] o falante tem competência conversacional suficiente para interagir de acordo com as exigências da troca conversacional e, consequentemente, com sucesso”.
A citação acima mostra a preocupação e o esforço do interlocutor em se fazer entender e/ou de compreender o texto de outro. Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base A Linguística Textual e a Sala de Aula, essa ação de ser entendido e de entender é o chamado princípio da
	
	C
	da cooperação.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Questão 4/10 - Linguística Textual
Leia o fragmento de texto:
“Vejamos o exemplo que segue:
A – Você me empresta o livro de Guimarães Rosa?
B – Hoje eu comi um doce delicioso!
Observa-se a incoerência, pois não há correspondência entre a fala do emissor A e a do emissor B, rompendo-se a cadeia comunicativa”.
O fragmento acima apresenta um caso de incoerência textual. De acordo com o livro-base Linguística Textual e a sala de aula, o caso acima é um exemplo de...
	
	E
	incoerência pragmática.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Questão 5/10 - Linguística Textual
Leia a citação:
“[...] uma simples observação histórica do surgimento dos gêneros revela que, numa primeira fase, povos de cultura essencialmente oral desenvolveram um conjunto limitado de gêneros. Após a invenção da escrita alfabética por volta do século VII a.C., multiplicam-se os gêneros, surgindo os típicos da escrita. Numa terceira fase, a partir do século XV, os gêneros expandem-se com o flores- cimento da cultura impressa para, na fase intermediária de industrialização iniciada no século XVlII, dar início a uma grande ampliação. Hoje, em plena fase da denominada cultura eletrônica, com o telefone, o gravador, o rádio, a TV e, particularmente o computador pessoal e sua aplicação mais notável, a internet, presenciamos uma explosão de novos gêneros e novas formas de comunicação, tanto na oralidade como na escrita”.
Os gêneros podem ser classificados de várias formas. Uma delas diz respeito às diferenças que há entre as diversas esferas da sociedade, que são abarcadas pelas categorias conhecidas como gêneros primários e gêneros secundários. De acordo com a citação e os conteúdos abordados no livro –base, Linguística Textual e a sala de aula, os gêneros primários...
	
	B
	São gêneros empregados do cotidiano da maioria das pessoas.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Questão 6/10 - Linguística Textual
Leia o excerto de texto a seguir:
“Gênero textual é definido por Marcuschi [...] como uma noção vaga para os textos materializados encontrados no dia a dia e que apresentam características sociocomunicativas definidas pelos conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: REIS, Rosinei. Portfólio gêneros textuais e literatura infantil: o uso do portfólio nos anos finais. <https://goo.gl/RsWxsJ->. Acesso em 08 de nov. 2017.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Linguística Textual e a sala de aula sobre o uso dos gêneros textuais em sala de aula, leia as afirmativas a seguir:
I)   Diferentemente do trabalho com tipos textuais, o estudo dos gêneros deve ser feito de maneira espiral e não linear.
II)  O trabalho com gêneros pode contemplar um mesmo tipo em todas as séries, mas com diferentes formas de abordagem e aprofundamento de análises.
III) Precisa-se ensinar os alunos a classificar os textos em gêneros “x” ou “y” e não a produzirem os mais diversos gêneros.
IV)  O professor deve entender a teoria para poder mencionar alguns dos gêneros existentes e possibilitar a visualização destes pelos alunos.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	B
	I, II e IV.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Questão 7/10 - Linguística Textual
Leia a seguinte passagem:
“A separação entre o estilo e o gênero repercute de um modo muitíssimo nefasto sobre a elaboração de toda uma série de problemas históricos. As mudanças históricas dos estilos da língua são indissociáveis das mudanças que se efetuam nos gêneros do discurso”.
Um dos consensos na linguística textual é que os gêneros são fenômenos históricos. De acordo com os conteúdos abordados no livro-base Linguística Textual e a sala de aula sobre as três fases de delimitação temporal dos gêneros textuais, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I   (   ) A primeira fase corresponde ao período anterior à escrita.
II  (   ) Na segunda fase, com o surgimento da escrita, o número de gêneros conhecidos se multiplicou, passando a existir os gêneros próprios da escrita.
III (   ) No século XV, terceira fase, houve uma diminuição no número de gêneros devido à propagação da Revolução Industrial.
IV (   ) Na primeira fase havia só um gênero dado que as interações eram insuficientes para produzir gêneros diferentes.
V  (   ) Na terceira fase, com a invenção da impressa aumentou o número de gêneros.
Agora, marque a sequência correta:
	
	C
	V– V– F– F– V
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Questão 8/10 - Linguística Textual
Leia a citação:
“Para Koch, os mecanismos de coesão estão divididos em dois tipos de relações: as lógico-semânticas e as discursivas (ou argumentativas)”.
O encadeamento frástico por conexão estabelece relações lógico-semânticas entre sentenças. Considerando a citação e do livro-base Linguística Textual e a sala de aula, as relações lógico-semânticas estabelecem relações de:
	
	A
	Condição, causa, tempo, disjuntiva (ou alternativa), conformidade e modo.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Questão 9/10 - Linguística Textual
Considere a citação:
“As relações discursivas ou argumentativas recebem esse nome justamente por ter essa característica de estabelecer relações entreas partes do discurso produzindo diferentes sentidos”.
De acordo com a citação acima e os conteúdos do livro-base Linguística Textual e a sala de aula sobre a relação explicativa, é correto afirmar que:
	
	B
	a relação explicativa se dá quando um enunciado tem a função de explicar o anterior.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Questão 10/10 - Linguística Textual
Leia a citação:
“A coesão é estabelecida como encadeamento e pela manutenção temática que se divide em justaposição e conexão ou junção”.
O encadeamento frástico pode se dar por justaposição ou conexão, estabelecendo relações de várias ordens. A partir da citação e do livro-base Linguística Textual e a sala de aula, os elementos utilizados na justaposição estabelecem relações de:
	
	A
	Tempo, espaço, introdução, mudança ou quebra de assunto, metacomunicação.

Continue navegando