Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Estudos Disciplinares XI - Ambiente Econômico Global

Pré-visualização | Página 1 de 1

· Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	O capitalismo é um sistema que funciona por meio de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. Falhas, sendo essa uma de suas características mais estudadas ao longo de toda a história do pensamento econômico.
	Feedback da resposta:
	Alternativa: A
Comentário: O capitalismo se alimenta das oportunidades, mesmo quando elas parecem reveses. Tais oportunidades aparecem nos períodos de instabilidade.
	
	
	
· Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Foi ao final da Segunda Guerra que se criou, com o apoio de 150 países, a Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. De cumprir a missão de prevenir o mundo das guerras que o haviam destruído no começo do século XX.
	Feedback da resposta:
	Alternativa: E
Comentário: diante dos conflitos (1 a e 2 a Guerra Mundial), o mundo pressionou países como EUA e Rússia a liderarem uma força arbitral que evitassem abusos militares e crimes contra a humanidade. A ONU aparece neste sentido: o de promover a paz mundial.
	
	
	
· Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Tomando por base o Consenso de Washington e seus desdobramentos por mais de vinte anos, é possível afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. As regras do jogo da globalização preconizadas pelo Consenso foram criadas para dar vantagens aos países centrais, industrializados.
	Feedback da resposta:
	Alternativa: A
Comentário: As regras foram criadas pelos países desenvolvidos, liderados pelos EUA, que usou o Consenso como forma de hegemonia.
	
	
	
· Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	As soluções para o problema das dívidas externas e da “globalização da pobreza” são inúmeras. As principais sugestões que surgem quanto à ajuda financeira aos países em dificuldades é que ocorram:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. Sob a forma de doações.
	Feedback da resposta:
	Alternativa: D
Comentário: Reestruturar dívidas não soluciona os problemas do endividamento externo, mas os aumentam. Assim, a sugestão que surge é a de doações de recursos por parte dos países desenvolvidos aos em desenvolvimento necessitados de recursos.
	
	
	
· Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	A década de 1990 mostrou-se um período no qual foram realizadas as reformas necessárias para responder ao novo contexto econômico: ajuste fiscal, monetário e administrativo. É nesse período que a economia mundial é atingida por uma onda de privatizações, seguindo a diretriz do Consenso de Washington.
Essa diretriz propunha que: 
I. Toda a gestão da economia fosse realizada sem uma participação próxima do Estado.
II. O Estado participaria minimamente da economia por meio da estatização das companhias mais lucrativas.
III. O Estado passa a ser o maior acionista das companhias privadas mais lucrativas.   
Diante disso, pode-se afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. Somente a afirmação I está correta.
	Feedback da resposta:
	Alternativa: A
Comentário: O preconizado pelo Consenso de Washington, em consonância ao projeto neoliberal, propõe a tese do Estado Mínimo, deixando a economia livre e ao mercado o autoajuste.
	
	
	
· Pergunta 6
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	“Não seria exagerado dizer que a criação de um sistema econômico mundial começa a se desenhar a partir da última década do século XV, com o descobrimento da América e a chegada dos portugueses ao Oriente por via marítima. Aliás, foram esses mesmos portugueses que reintroduziram, na Europa, produtos orientais como o açúcar, o chá, a pimenta, a sombrinha, a porcelana, bem como os leques chineses e os tapetes árabes, como relata o sociólogo Gilberto Freyre. Uniram também o Velho Mundo (Europa e Oriente) ao Novo Mundo (as Américas).” (BARBOSA, Alexandre de Freitas. “O mundo globalizado”. p. 21)
 
Nessa passagem, o autor evidencia ser favorável à interpretação segundo a qual:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. A globalização constitui uma característica do capitalismo, tendo se originado na fase comercial do mesmo.
	Feedback da resposta:
	Alternativa: D
Comentário: Uma das principais características do capitalismo é seu aspecto internacionalizado iniciado pelas grandes navegações ultramarinas do século XV promovidas pelas práticas mercantilistas.
	
	
	
· Pergunta 7
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Segundo Stiglitz (2007), o setor que mais sofre com a instabilidade causada pela globalização e o que menos consegue se autorregular é:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. Do emprego.
	Feedback da resposta:
	Alternativa: E
Comentário: Toda globalização pressupõe uma operação além das fronteiras, o que leva as companhias não só exportarem projetos e mercadorias, mas, sobretudo, o posto de trabalho. Assim, inicialmente, o mercado de trabalho é o mais prejudicado.
	
	
	
· Pergunta 8
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Um dos importantes assuntos em períodos de globalização são os recursos naturais. Avalie as proposições a seguir e responda.
 
I. A posse de recursos naturais valiosos também gera violência, seja ela na forma de instabilidade política ou sob a forma de corrupção.
II. A posse de recursos naturais valiosos também gera divisas para os países que os possuem e, consequentemente, acarretam independência financeira.
III. A posse de recursos naturais valiosos também gera conflitos políticos e raciais, porém, sem prejuízo para o crescimento do país.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. I, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: alternativa D.
Comentário: A posse de recursos naturais valiosos também gera violência, seja ela na forma de instabilidade política ou sob a forma de corrupção, uma vez que muitos governantes acabam por administrá-los como se fossem privados (e o Oriente Médio é pródigo em exemplos desse tipo). Como afirma Stiglitz (2007, p. 238), “a riqueza gera poder, o poder que possibilita que a classe dominante mantenha essa riqueza”.
	
	
	
· Pergunta 9
0,5 em 0,5 pontos
	
	Aparentemente, a única resposta a que o neoliberalismo consegue chegar para a crescente apartação social que combina crescimento econômico com a exclusão de milhões é a necessidade da implantação plena de mercado. A respeito dessa afirmação, assinale a alternativa verdadeira.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. Pode-se considerar tal afirmação como correta.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: alternativa A.
Comentário: Uma das crenças consideradas como pilar do neoliberalismo é a de que o mercado é sempre a única e melhor resposta para qualquer problema econômico.
	
	
	
· Pergunta 10
0,5 em 0,5 pontos
	
	Dos recursos naturais, um está entre os mais valiosos e essenciais para o crescimento capitalista. Qual é esse recurso?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. O petróleo.
	 Feedback da resposta:
	Resposta correta: alternativa D.
Comentário: É simples, estamos falando da principal matriz energética. O petróleo é utilizado tanto como combustível para transporte e locomoção quanto por empresas, em seus processos de produção.