Buscar

CONTEÚDO 3 E 4 - A PSICOLOGIA NO IMPÉRIO ROMANO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONTEÚDO 3 E 4 - A PSICOLOGIA NO IMPÉRIO ROMANO E NA IDADE MÉDIA E A ORIGEM DA PSICOLOGIA CIENTÍFICA
1. Qual a importância de se conhecer a história da Psicologia? 
É a partir do conhecimento da história da psicologia que vamos perceber como foram os avanços até aqui e quais são as ambições necessárias para essa ciência no futuro, pela insaciável necessidade de termos em nos compreender.
2. Quais as condições econômicas e sociais da Grécia Antiga que propiciaram o início da reflexão sobre o homem?
Durante sua construção, a Grécia antiga se apoderou de vários territórios, o que favoreceu a geração de riquezas, conseguintemente surgiram novas formas de conhecimento como a arquitetura, física e a geometria, posteriormente surgiram a filosofia e a arte como forma de expressão do espirito humano e com isso reflexões feitas por homens como Platão, Aristóteles, foram os primeiros passos para o estudo sobre o homem e o comportamento humano. 
 3. Quais as contribuições fundamentais para a Psicologia apontadas nos textos de Sócrates, Platão e Aristóteles? 
Sócrates compreendeu que o que separa o homem dos demais animais é a razão e que ela é a essência de nossa humanidade. Platão vai além e procura definir um lugar para a razão no corpo humano, propôs que este lugar seria a cabeça, onde se encontra a alma. Já Aristóteles defendia que a alma não pode ser dissociada do corpo e que todos os seres vivos são dotados de alma sendo que os vegetais possuem alma vegetativa, ele também estudou as diferenças entre razão, percepção e sensações.
4.Com a hegemonia da Igreja, na Idade Média, qual a contribuição de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino para o conhecimento Psicologia? 
Tivemos muitas contribuições de São Tomás de Aquino ele acreditava que os nossos conhecimentos têm origem no geral e no universal, pois nossos conhecimentos particulares são fruto do que já está fixado nestes conhecimentos. Já Santo Agostinho usou como base nas ideias de Platão, ele também acreditava que a alma era um elo do homem com Deus.
5. Em qual período histórico situa-se a contribuição de Descartes para a Psicologia? Qual é essa contribuição?
Sua contribuição se situa no Renascimento, postulou a separação entre mente (alma, espírito) e o corpo. Sem espírito o corpo é apenas uma máquina. Possibilitou o estudo do comportamento, e o avanço da anatomia e da fisiologia consequentemente, a Psicologia.
6. Quais as contribuições da Fisiologia e da Neurofisiologia para a Psicologia?
Se destacaram por estudos e formulação de teorias sobre o sistema nervoso central, no qual existia o pensamento, as percepções e os sentimentos humanos, antes debatidos apenas pela filosofia.
7. Qual o papel de Wundt na história da Psicologia? 
Considerado o Pai da psicologia moderna teve fundamental importância, a partir das postulações sobre os acontecimentos dos fenômenos mentais. Criou o primeiro laboratório para realizar trabalhos na psicofisiologia.
8. Quais os critérios que a Psicologia deveria satisfazer para ter status de ciência?
Deveria definir seu objeto de estudo (o comportamento, a vida psíquica, a consciência); delimitar seu campo específico de estudo; formular métodos de estudo para o objeto; formular teoria enquanto um corpo consistente de conhecimentos na área.
9. O que caracteriza o Funcionalismo, o Associanismo e o Estruturalismo? 
Funcionalismo - Escola de psicologia que enfatiza os atos ou processos mentais como objeto de estudo da psicologia, em contraste com as escolas estruturalistas, que destacam os conteúdos conscientes, está preocupado com a consciência. O ponto de vista funcional sustentou que a mente deve ser estudada em função de sua utilidade para o organismo, tendo em conta a adaptação ao seu meio. Por outras palavras, o estudo definirá "para que é" a mente e não "o que é" a mente.
Associacionismo - O termo associa origina-se da concepção de que a aprendizagem se dá por um processo de associação das ideias – das mais simples às mais complexas. Assim, para aprender uma coisa complexa, a pessoa precisaria primeiro aprender as ideias mais simples, que elas estariam associadas.
Estruturalismo - O estruturalismo surgiu com o inglês Edward Titchener (1867–1927) e tem como fundamento o estudo dos elementos ou conteúdos mentais e sua conexão mecânica, mediante o processo de associação, porém, descartava a ideia de que a apercepção (processo mental através do qual cada indivíduo percebe e interpreta o mundo) tenha alguma participação nesse processo.
Sua principal base de estudos concentrava-se nos elementos propriamente ditos, e acreditava que a Psicologia deveria procurar descobrir a natureza das experiências conscientes elementares, para determinar sua estrutura, através da análise das partes que a formam.
10. Quais as principais teorias em Psicologia, no século 20?
Destacaram-se no sec. XX o Behaviorismo ou teoria do estímulo-resposta, construída a partir da observação do comportamento, e que por sua pragmaticidade teve grande desenvolvimento nos Estados Unidos. Destacou-se também a teoria conhecida como Gestalt, que pregava a necessidade de conhecer o homem em sua totalidade, e por fim a Psicanálise Freudiana que resgada a importância da afetividade e do estudo do inconsciente.

Continue navegando