Buscar

Exercício sobre hidratação em equinos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - CCA
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
DEPARTAMENTO DE CLÍNICAS VETERINÁRIAS
DISCIPLINA DE CLÍNICA MÉDICA E TERAPÊUTICA DE EQUÍDEOS
Professor: Cláudio Luís Nina Gomes
09.09.2020 - SEMESTRE 1.2020
Aluna: Valéria Gadelha Moraes
Código: 2017158696
Exercício de casos clínicos sobre hidratação em equinos
 
Questão 1 - Foi diagnosticado um quadro de cólica iniciado há 32 horas em um equino macho, adulto, castrado, com oito anos de idade e peso corporal de 400 Kg. O animal apresenta refluxo à sondagem nasogástrica de 2 litros de um líquido laranja-escuro a cada duas horas. O equino apresentou resultados clínico-laboratorial de desidratação em grau moderado e foi diagnosticado por hemogasometria que o animal está em acidose metabólica. Descreva as respostas para as seguintes questões quanto a este caso clínico: 
1.1 Entre quais valores limites de referência o tempo de enchimento capilar, o hematócrito e a proteína plasmática total justificariam uma desidratação em grau moderado neste paciente? 
RESPOSTA: Preenchimento capilar: entre 2 a 4 segundos; Hematócrito: 50 a 55%; Proteína plasmática total: 8,5 a 9,5g/dL.
1.2 Quais os volumes de reposição, manutenção e total de fluidos a serem administrados neste paciente?
RESPOSTA: Reposição: entre 32 e 40 litros (já que a desidratação moderada pode ser entre 8 e 10%); Manutenção: 60ml x 400kg = 24 litros; Total de fluidos: entre 56 e 64 litros.
1.3 Objetivando a recomposição hidroeletrolítica e ácido base do paciente, indique a solução cristalóíde que você indicaria (nome comercial) para ser administrada por via intravenosa no animal? 
RESPOSTA: Bicarbonato de sódio. O nome comercial é Prado.
1.4 Pode ser utilizada a hidratação por via ENTERAL nesse paciente? Por quê?
RESPOSTA: Não. A hidratação por via enteral é contraindicada nos casos de refluxo gastroentérico, tendo em vista a não absorção correta da hidratação, bem como nos casos de atonia intestinal e distensão gastrointestinal.
Questão 2 - Foi diagnosticado um quadro de desidratação por diarreia com duração de três dias em um potro Quarto de Milha com 2 ½ anos de idade. O potro está apático, bebendo pouca quantidade de água espontaneamente, e tem febre de 39,6ºC. O peso corpóreo do potro é de 350 kg. O animal não apresentou refluxo à sondagem nasogástrica. O potro apresentou resultados clínico-laboratorial de desidratação em grau leve e foi diagnosticado por hemogasometria que o animal não está em acidose nem em alcalose metabólica. Descreva as respostas para as seguintes questões quanto a este caso clínico: 
1.3 Entre quais valores limites de referência o tempo de enchimento capilar, o hematócrito e a proteína plasmática total justificariam uma desidratação em grau leve paciente? 
RESPOSTA: Preenchimento capilar: 2 segundos; Hematócrito: 40 a 50%; Proteína plasmática total: 7,5 a 8,5g/dL.
1.3 Quais os volumes de reposição, manutenção e total de fluidos a serem administrados neste paciente? 
RESPOSTA: Reposição: entre 17,5 e 24,5 litros (já que o grau de desidratação leve varia entre 5 e 7%); Manutenção: 100ml x 350kg = 35L; Total de fluidos: entre 52,5 e 59,5 litros.
2.3 Objetivando a recomposição hidroeletrolítica e ácido base do paciente, indique a solução cristalóíde que você indicaria (nome comercial) para ser administrada por via intravenosa no animal? 
RESPOSTA: Ringer com lactato. 
2.4 Pode ser utilizada a hidratação por via ENTERAL nesse potro? Por quê?
RESPOSTA: Sim. Como é um caso de hidratação leve e o animal não apresenta refluxo gástrico, a hidratação por via enteral pode ser uma boa alternativa.
Questão 3 - Quanto à hidratação em equinos, considere verdadeiro ou falso cada item abaixo, justificando-os: 
a) A solução de Ringer com lactato não deve ser indicada em equinos com hepatopatia (V). Justifique. Não se recomenda o uso de ringer lactato neste caso, pois após o lactato sofrer biotransformação, transforma-se em glicose pelo ciclo de cori, podendo causar sobrecarga no fígado e causar hiperlactemia.
b) Por possuir a concentração de sódio e de cloreto similar à concentração destes eletrólitos no plasma dos equinos, a solução de Cloreto de Sódio a 0,9%, muito usualmente conhecida como fisiológica, é a mais adequada para ser administrada em equinos desidratados (F). Justifique. A solução que mais se assemelha ao plasma sanguíneo dos equinos é a Ringer.
c) Multiplicando o peso do equino pelo grau de desidratação do mesmo se obtêm o volume total de fluido necessário para recomposição total das perdas e de manutenção de líquidos do paciente ( F ). Justifique. O cálculo sugerido no enunciado se refere apenas ao valor de reposição dos fluidos. O volume total resulta da soma do volume de reposição e do volume de manutenção.
d) A hidratação enteral é contraindicada em pacientes com refluxo enterogástrico constatado na sondagem nasogástrica do paciente ( V ). Justifique. Com a presença do refluxo, não haverá absorção correta da hidratação.
e) Alcalose metabólica é o distúrbio ácido base mais frequente em equinos com cólica, o que requer o uso de Ringer com lactato imperativo no atendimento de cólica equina ( F ). Justifique. Em equinos, ocorre mais comumente a acidose metabólica.

Continue navegando