Buscar

GastronomiaHospitalarAol62020

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Gastronomia hospitalar é a arte de conciliar a prescrição dietética e as restrições alimentares de clientes à elaboração de refeições saudáveis, nutritivas, atrativas e saborosas, a fim de promover a associação de objetivos dietéticos, clínicos e sensoriais e promover nutrição com prazer.
Desde a antiguidade a associação entre alimentação, dietética e saúde é descrita como recurso terapêutico. Com o surgimento e a evolução dos hospitais, apresentaram-se avanços clínicos, aliados às ações de hospitalidade e hotelaria para a promoção da qualidade de vida dos clientes.
Desnutrição é um termo amplamente difundido que pode ser definido como um estado de nutrição no qual a deficiência de energia, proteína ou outro macro e micronutrientes causa efeitos indesejáveis ao organismo, com consequências clínicas e funcionais.
Oferecer comidas mais saborosas, coloridas e com temperos diferentes é uma tendência em alguns hospitais particulares da capital do Estado de São Paulo. Além de pôr na bandeja vários tipos de alimento, geralmente as refeições vêm com entrada, prato principal, sobremesa e suco. Os nutricionistas estão mimando ainda mais os pacientes deixando que eles tenham menus individualizados, escolhendo suas refeições, dentre algumas opções.
Desnutrição é um estado patológico causado pela falta de ingestão ou absorção de nutrientes. Dependendo da gravidade, a doença pode ser dividida em primeiro, segundo e terceiro grau. Existem casos muito graves, cujas consequências podem chegar a ser irreversíveis, mesmo que a pessoa continue com vida. Entretanto, a desnutrição pode ser leve e traduzir-se, sem qualquer registro de sintomas, numa dieta inadequada.
Falta de acesso a alimentos com alto valor nutritivo é uma causa comum de desnutrição. Hábitos alimentares pobres, tais como amamentação inadequada, ingestão de alimentos pouco nutritivos e a falta de instrução sobre o valor nutricional dos alimentos contribuem para a desnutrição. Infecções frequentes ou persistentes, como diarreia, pneumonia e malária também são determinantes para o aparecimento da desnutrição.
Já entres as causas secundárias há a ingestão insuficiente de alimentos por fatores externos, que podem estar demandando um gasto energético maior do corpo, ou impedindo a pessoa de absorver os nutrientes e se alimentar corretamente. Alguns exemplos são presença de verminoses, câncer, anorexia, alergia ou intolerância alimentar, digestão e absorção deficiente de nutrientes.
Tratamento de Desnutrição 
Dieta e educação alimentar
A dieta deve possibilitar a reposição, manutenção e reserva adequadas de nutrientes no organismo. Para tanto, deve ser elaborada e acompanhada por um nutricionista ou nutrólogo.
A educação alimentar é muito importante em todas as etapas da vida.
Tratamento hospitalar
Em casos leves, o recomendável é seguir uma dieta pastosa, com carnes e legumes bem cozidos e picados, pães macios e sopas cremosas. Em grau de disfagia de leve à moderada, os alimentos precisam estar batidos, coados ou peneirados, formando uma preparação homogênea e espessa, como um purê ou mingau
Em alguns casos, a desnutrição é tão grave que deve ser tratada no hospital. Nesses casos, a pessoa pode precisar se alimentar por meio de tubos, como a sonda nasogástrica (que liga o nariz ao estômago) e a gastrectomia endoscópica (um tubo cirurgicamente colocado no estômago através do abdômen).
Se um tubo de alimentação não pode ser colocado, a nutrição pode ser feita diretamente na veia. A pessoa também pode necessitar de tratamento adicional para a causa subjacente de sua desnutrição.
Referencias: 
file:///C:/Users/u613550.ADS/AppData/Local/Temp/041_Gastronomia-Gastronomia-Hospitalar.pdf https://www.minhavida.com.br/saude/temas/desnutricao https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/pacientes-com-disfagia-devem-estar-atentos-aos-cuidados-com-alimentacao/ https://www.nutrii.com.br/blog/envelhecimento-e-dificuldades-alimentares-como-lidar-com-disfagia/ https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/54587/3/130996_0962TCD62.pdf https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/pacientes-com-disfagia-devem-estar-atentos-aos-cuidados-com-alimentacao/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando