Buscar

LINGUA PORTG LAB DO TEXTO FINAL1

Prévia do material em texto

Língua Portuguesa: Laboratório de Texto (LET45)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:512340) ( peso.:3,00)
	Prova:
	20967665
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	1.
	Leia o trecho citado por Maria Thereza Rocco: 
?Pela tarde chegou uma carta a mim endereçada, abri-a correndo sem nem tomar fôlego. O envelope não tinha nada dentro, estava vazio. Dentro só tinha uma folha, em branco?. 
Partindo do trecho apresentado, podemos dizer que a coerência é a ligação de cada uma das partes do texto com o seu todo, de forma que não haja contradições ou erros que gerem incompreensão, mal-entendidos ou, até mesmo, falhas na comunicação. O trecho de Rocco apresenta uma ?falha na comunicação? devido à falta de coerência na apresentação das ideias. Observando o conceito da coerência, analise as afirmativas a seguir: 
I- ?Pela tarde chegou uma carta a mim endereçada,...? 
II- ?O envelope não tinha nada dentro,...? 
III- ?..., estava vazio.? 
IV- ?Dentro só tinha uma folha, em branco.?
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ROCCO, Maria Thereza Fraga. Crise na linguagem: a redação no vestibular. São Paulo: Mestre Jou, 2001.
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	2.
	Segundo Adam (2008), a sequência descritiva se faz presente por meio de determinadas operações, de acordo com o plano de texto. Em outras palavras, a sequência descritiva não tem uma estrutura fixa, ela é gerada por operações de base descritivas. Elas possuem força ilocucionária, uma vez que é um sujeito que realiza a descrição, ação que não é independente de um ponto de vista que pretende levar o interlocutor a aderir ao enunciado proferido. Com relação às características das sequências descritivas, analise as sentenças a seguir:
I- É necessário saber qual é o objetivo do texto, para representá-lo com palavras.
II- Para que haja uma apresentação de ocorrências assincrônicas, uma não pode ser considerada cronologicamente anterior a outra.
III- Sua função é proporcionar os aspectos e as propriedades de um ser, num determinado estado, num ponto estático do tempo.
IV- A falta de progressão temporal é uma das distinções marcantes das sequências descritivas em relação às narrativas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ADAM, J. M. A linguística textual: introdução à análise textual dos discursos. São Paulo: Cortez, 2008.
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	3.
	A textualidade caracteriza-se por deixar o texto todo articulado e não apenas um amontoado de frases. Para tanto, existem os fatores de textualidade que auxiliam a construção textual. Segundo Koch e Travaglia (2002 apud TAFNER, 2011, p. 41), um dos fatores de textualidade ?exerce, assim, importante papel na seleção e arranjo de alternativas no texto, podendo facilitar ou dificultar o estabelecimento da coerência?. Qual fator de textualidade melhor completa a definição dada?
FONTE: TAFNER, Elisabeth Penzlien. Caderno de Estudos: Língua Portuguesa: Laboratório de Texto. Centro Universitário Leonardo da Vinci. Indaial: Grupo UNIASSELVI, 2011.
	 a)
	Intencionalidade.
	 b)
	Informatividade.
	 c)
	Aceitabilidade.
	 d)
	Situacionalidade.
	4.
	A narração é um texto dinâmico, que contém vários fatores de dependência que são extremamente importantes para a boa estruturação do texto. Narrar é contar um fato, e como todo fato ocorre em determinado tempo, em toda narração há sempre um começo, um meio e um fim. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as características do gênero narrativo:
	 a)
	O gênero narrativo apresenta um enredo, no qual existe uma situação inicial, a modificação da situação inicial, um conflito, o clímax e o epílogo. Os elementos que compõem o gênero narrativo são narrador, tempo, lugar, enredo ou situação e as personagens.
	 b)
	O gênero narrativo é marcado pela afetividade e pela emotividade do clima lírico, sempre relacionado com o íntimo e a introspecção.
	 c)
	No gênero narrativo, há sempre um eu que se expressa, elemento que é responsável pelo subjetivismo atribuído a esse tipo de composição.
	 d)
	O gênero narrativo faz referência à narrativa feita em forma de versos, contando histórias e fatos grandiosos e heroicos sobre a história de um povo. O narrador fala do passado, o que justifica os verbos sempre empregados no tempo pretérito.
	5.
	Podemos dizer que a coesão trata da conexão harmoniosa entre as partes do texto, do parágrafo, da frase. Ela permite a ligação entre as palavras e as frases, fazendo com que um dê sequência lógica ao outro. A coerência é a relação lógica entre as ideias, fazendo com que umas complementem as outras, não se contradigam e formem um todo significativo que é o texto. Sobre os elementos coesivos presentes no trecho, analise as opções a seguir:
"Comecei a pensar neste texto domingo pela manhã, enquanto caminhava na Praia do Meio. Crispiniano Neto ainda não tinha escrito as bobagens que escreveu no Twitter. Verdade elementar que ele esqueceu. Dono de veículo de comunicação é uma coisa. Jornalista é outra. Os maus elementos são minoria na profissão: por enquanto, ninguém sabe onde essa explosão de blogueiros picaretas vai parar. Culpar jornalistas pelas posturas e posições dos jornais é como querer culpar os bancários pelos juros altos e ganância dos banqueiros [...]".
I- Neste, enquanto, por enquanto, onde.
II- Comecei, ainda, vai, essa.
III- Pela, tinha, são, pelas.
IV- Texto, caminhava, é pelos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: COSTA, T. Crispiniano, imprensa e manipulação. Disponível em: <http://www.substantivoplural.com.br/crispiniano-imprensa-manipulacao/>. Acesso em: 18 ago. 2016.
	 a)
	As opções III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a opção I está correta.
	 c)
	Somente a opção II está correta.
	 d)
	As opções I e III estão corretas.
	6.
	Todo discurso é uma prática social. O discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre são tipos de discursos que se inserem no texto narrativo, variando de acordo com a intenção do narrador. A respeito do discurso direto, indireto e indireto livre, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O discurso direto reporta as palavras como foram faladas pela personagem, ou seja, neste tipo de discurso as personagens ganham voz. 
(    ) No indireto, o narrador utiliza suas próprias palavras para reproduzir a fala das personagens, ou seja, o narrador conta a história e reproduz fala.
(    ) No discurso indireto livre, não há o que delimite abertamente a fala do narrador e da personagem, sendo assim é uma mistura dos outros dois tipos de discurso e as duas vozes se fundem.
(    ) As marcas do discurso direto são: uso de verbos de dizer, não há sinais de pontuação que indicam a fala da personagem, mas, sim, uma partícula introdutória (a conjunção que ou se).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	7.
	Leia a citação a seguir e observe o importante papel que os operadores exercem nas relações argumentativas:
"[...] Portanto, tiram conclusões, assestam ataques e dirigem vitupérios ao que acham haver sido dito, mas que na realidade não está escrito. [...]"
FONTE: CASTRO, Claudio de Moura. Educação baseada em evidência. Veja, São Paulo, n. 31, p. 22, 3 ago. 2005a.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Na sentença analisada, temos uma relação de temporalidade, marcada pelo conector MAS.
	 b)
	Na sentença analisada, o conector E indica a soma (conjunção) de argumentos que orientam o leitor para uma mesma conclusão.
	 c)
	Na sentença analisada, o conector MAS indica uma relação deconformidade, quando o segundo enunciado explica o primeiro.
	 d)
	Na sentença analisada, contrapomos, por meio do conector E, enunciados de orientação argumentativa diferente.
	8.
	Ao construir um texto, os elementos se inter-relacionam. Cada palavra tem um sentido individual; quando elas se relacionam, elas formam outro sentido. O mesmo raciocínio vale para as frases, os parágrafos e até os textos. Cada um desses elementos tem um sentido individual e um tipo de relacionamento com os demais. Caso estas relações sejam feitas da maneira correta, obtemos um conteúdo semântico compreensível. Sobre a coerência textual, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Em geral, os textos não trazem muita informação implícita ou subentendida e, também, não mencionam todas as relações entre as informações expostas.
	 b)
	Se pensarmos em ler uma obra na área das ciências jurídicas, ainda que bem escrita, podemos não entendê-la em todos os seus aspectos e/ou particularidades, visto que nos faltam conhecimentos à referida ciência.
	 c)
	Todos nós, ao longo de nossa vida, temos experiências e leituras diferentes, o que representa a maneira como lemos e interpretamos os textos que nos são apresentados.
	 d)
	A construção do sentido depende das informações, conhecimentos e intenções de quem falou e dos conhecimentos, informações disponíveis de quem ouviu.
	
	Coesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro. Os elementos de coesão determinam a transição de ideias entre as frases e os parágrafos. Sobre a reescritura dos trechos propostos que apresentam a devida coesão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) "A gravata do uniforme de Pedro está velha e surrada. A minha gravata está novinha em folha", para a sentença tornar-se coesa, escreveríamos: "A gravata do uniforme de Pedro está velha e surrada, enquanto a minha está novinha em folha".
(    ) "Ontem fui conhecer o novo apartamento do Tiago. Tiago comprou o apartamento com o dinheiro recebido do jornal", para a sentença tornar-se coesa, escreveríamos:  "Ontem fui conhecer o novo apartamento do Tiago, que portanto foi comprado com o dinheiro recebido do jornal".
(    ) "Os convidados chegaram atrasados. Os convidados tinham errado o caminho e custaram a encontrar alguém que orientasse o caminho aos convidados", para a sentença tornar-se coesa, escreveríamos: "Os convidados chegaram atrasados, pois tinham errado o caminho e custaram a encontrar alguém que os orientasse".
(    ) "Os candidatos foram convocados por edital. Os candidatos deverão apresentar-se, munidos de documentos, até o dia 24", para a sentença tornar-se coesa, escreveríamos: "Os candidatos convocados por edital deverão apresentar-se, munidos de documentos, até o dia 24".
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	 *
	Observação: A questão número 9 foi Cancelada.
	10.
	No decorrer da história, em função de diferentes objetivos sociais ou em decorrência do aparecimento de novos meios de comunicação, nas diferentes sociedades foram sendo criadas diferentes maneiras de organizar textos orais e escritos. Essas diferentes maneiras de elaborar textos foram constituindo tipos de enunciados, formas de estruturação do conjunto do texto. Assim, cada esfera de atividade tem seus próprios gêneros. Contudo, apesar de um determinado momento histórico, os gêneros têm uma certa forma constante de se concretizar, eles também se modificam, de acordo com as mudanças sociais e com os instrumentos que vão surgindo, isto é, alguns desaparecem, outros se modificam, outros surgem. Sobre a noção de gênero, analise as sentenças a seguir:
I- Os gêneros podem ser constituídos a partir da sequência narrativa, descritiva e/ou argumentativa.
II- Os gêneros estão atrelados fortemente a uma situação de interação.
III- Os gêneros são imutáveis ao texto.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	11.
	(ENADE, 2014)
Texto 1
Toco a sua boca com um dedo, toco o contorno da sua boca, vou desenhando essa boca como se estivesse saindo da minha mão, como se, pela primeira vez, a sua boca entreabrisse, e basta-me fechar os olhos para desfazer tudo e recomeçar. (...) Você me olha, de perto me olha, cada vez mais de perto (...) as bocas encontram-se e lutam debilmente, mordendo-se com os lábios, apoiando ligeiramente a língua nos dentes, brincando nas suas cavernas, onde um ar pesado vai e vem, com um perfume antigo e um grande silêncio. (...) E se nos mordemos, a dor é doce; e se nos afogamos num breve e terrível absorver simultâneo de fôlego, essa instantânea morte é bela.
FONTE: CORTÁZAR, J. O jogo da amarelinha. Tradução de Fernando Castro Ferro. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 2009 (adaptado).
Texto 2
Ciência comprova a importância do beijo
Alguns cientistas acreditam que a união dos lábios evoluiu por que facilita a seleção de parceiros. "O beijo envolve uma troca bem complicada de informações - olfativa, tátil e ajustes de postura que costuma acionar mecanismos neurológicos sofisticados e também inconscientes, permitindo às pessoas determinarem subjetivamente até que grau elas são geneticamente incompatíveis", afirma o psicólogo evolucionista Gordon G. Gallup, professor da Universidade de Albany e da Universidade do Estado de Nova York. (...) 
Dos 12 ou 13 nervos cranianos que afetam a função cerebral, cinco estão em ação quando beijamos, carregando mensagens de nossos lábios, língua, bochechas e nariz para o cérebro - que capta informações sobre temperatura, sabor, cheiro e movimentos de toda a situação. Parte dessa informação chega ao córtex somatossensorial, faixa de tecido na superfície cerebral responsável pela leitura das informações vindas do corpo. 
FONTE: Ciência comprova a importância do beijo. Disponível em: <http://cmba.org.br/>. Acesso em: 20 jul. 2014. (adaptado).
Os textos 1 e 2 apresentam, sob diferentes perspectivas, a temática de beijo. Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir:
I- A utilização de palavras de cunho científico no texto 2, como "córtex somatossensorial", dificulta o entendimento do texto pelo público leitor.
II- A expressão "a dor é doce", no texto 1, é incoerente, uma vez que os vocábulos "dor" e "doce" estão relacionados à percepções sensoriais diferentes.
III- A presença de apenas uma citação, no texto 2, é prejudicial à argumentação do texto, que por isso perde credibilidade.
IV- O uso constante de palavras que se referem à primeira pessoa, no texto 1, reforça a subjetividade própria de um texto literário.
É correto apenas o que se afirma em:
	 a)
	II e IV.
	 b)
	I e III.
	 c)
	IV.
	 d)
	I.
	12.
	(ENADE, 2005) Leia o depoimento de um artista pertencente à Organização não governamental Doutores da Alegria. Nessa ONG, que defende a aproximação entre arte e ciência, palhaços simulam ser médicos para crianças e adolescentes hospitalizados.
1 Não é tão simples assim me despir do dr. Lambada. São quase
2 dez anos nos Doutores da Alegria, duas vezes por semana no
3 hospital, fora as aulas paralelas, este ano de canto e
4 malabares, e as rodas de estudo na sede. O personagem fica
5 introjetado, às vezes desembesto a falar em casa, minha
6 mulher diz chega, mas é assim que é. Não basta comprar uma
7 roupa (...) e distribuir bala no ônibus. Não adianta estar vestido
8 se não se está preenchido. Muitas vezes somos a única
9 referência de palhaço para uma criança, ou o respiro emocional
10 para uma mãe ou um pai, e aquilo precisa ser bem feito.
11 DR. ZAPATTA LAMBADA acredita em doentes saudáveis,
12 duendes mentais no triângulo das ber-mudas, roucas e
13 afônicas e na inocênciado Romário.
(M. Manir, "Entre brancos e augustos. De hospital em hospital, eles quebram o protocolo atrás de uma nova performance diante da dor")
Considere as seguintes afirmações acerca de aspectos discursivos do texto:
I- Itens lexicais como introjetado, roupa, vestido preenchido (linhas 5 a 8) sugerem oposição semântica entre 'essência' e 'aparência'.
II- Os modos de projeção da categoria de pessoa ajudam a distinguir o enunciador e o Dr. Lambada.
III- O local em que se apresenta o perfil do Dr. Zapatta Lambada (linhas 11 a 13) gera estranhamento, já que, normalmente, se reserva tal espaço para identificar com precisão o autor do depoimento.
IV- A alteração na forma e no conteúdo de expressões cristalizadas (détournement) é empregada com finalidade lúdica no trecho em que o Dr. Zapatta Lambada é apresentado.
Destas afirmações são corretas:
	 a)
	I e III, apenas.
	 b)
	I e II, apenas.
	 c)
	I, II, III e IV.
	 d)
	III e IV, apenas.
Prova finalizada com 11 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando