Buscar

Atividade de Gerontologia 13 04 2020

Prévia do material em texto

ETENFER LTDA – ME- CNPJ 22.552.520/0001-40
Avenida Rodolfo Aureliano, 436-Vila Torres Galvão - Paulista – PE - CEP 53.401-270
Fone:(081) 3542-1606 – E mail: escolametropolitanapaulista@yahoo.com.br
Portaria de Autorização SEE N° 5439, DOE 13/12/2018– Parecer CEE/PE Nº, 93/18-CEB
	ALUNO (A):
	 FELIPE DUARTE LOPES
	TURMA:
	 G-18
	PROFESSOR(A):
	 ROZENI DA MATA
	DATA:
	 13/04/2020
 
ATIVIDADE DE GERONTOLOGIA:
1)    Qual a definição de envelhecimento:
É o processo de diminuição orgânica e funcional, não por razão de patologias, mas isso ocorre inevitavelmente com o passar do tempo. Consideramos envelhecimento como fenômeno natural (físico, fisiológico e psicológico).
 
2)    Para trabalhar com idoso é necessário estudar para isso? Porquê?
Sim é preciso de um profissional especializado. Pois, ele irá precisar dessa qualificação para atuar:
Na prevenção: propõe intervenções que se antecipem aos problemas mais comuns que afetam os idosos e orienta a criação de condições adequadas para um envelhecimento com qualidade.
Na ambientação: orienta a criação de condições ambientais para uma vida com qualidade na velhice, focando os mais variados espaços por onde circulam ou vivem pessoas idosas.
Na reabilitação: propõe intervenções quando ocorreram perdas que são resgatáveis e, quando irreversíveis, orienta a criação de condições individuais e ambientais para uma vida digna.
Nos cuidados paliativos: propõe intervenções quando ocorrem doenças progressivas e irreversíveis, abrangendo aspectos físicos, psíquicos, sociais e espirituais, com atenção estendida aos familiares, visando o maior bem-estar possível e a dignidade do idoso até a sua morte.
3)    Qual a diferença entre gerontologia e geriatria?
geriatria: é a ciência da área médica que estuda e trata as patologias das pessoas idosas. A geriatria é o ramo da medicina que se dedica ao idoso, ocupando-se não só da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das suas doenças agudas e crônicas, mas também da sua recuperação funcional e reinserção na sociedade.
gerontologia: ciência que estuda o envelhecimento como processo de seus aspectos biopsicossociais, de forma a tentar manter um nível ótimo de vida e de funcionamento, levando a vida a ser mais significativa, com qualidade e novas expectativas.
4)    Defina Autonomia e independência:
Autonomia: é a capacidade que o idoso possui de gerir a sua própria vida, seus próprios compromissos sociais e financeiros, seguindo a sua própria vontade (é a capacidade de decidir coisas sozinho).
Independência: significa a facilidade e a liberdade que o idoso tem de se locomover por seus próprios meios, sem a ajuda de outras pessoas (é a capacidade de fazer coisas sozinho).
 5)    Qual a importância de manter preservado a autonomia e independência para o idoso?
Autonomia e independência podem e devem ser exercidas sempre, desde que a segurança não seja comprometida. Portanto, sempre que possível estimule essas duas habilidades, que podem ser perdidas à medida que não são exercidas. Isso também vai diminuir a sensação de que ele não tem controle sobre o ambiente. Quaisquer decisões, por mais simples que sejam, são importantes, pois permitem ao idoso exercitar o autodomínio, reduzindo a sensação de perda da autonomia, fato gerador de grande ansiedade.

Continue navegando