Zeatina
21 pág.

Zeatina


DisciplinaPraticas Farmaceuticas em Industrias17 materiais57 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Integrantes do grupo
Débora Brazão
Débora Dayane
Gleica Alves
João Vitor
Karolina Macedo
Laureen Polidoro
Nutracêutico 
e cosmecêutico 
com base na Zeatina
Nutracêutico
O seguimento dos nutracêuticos pertence a interpolação das indústrias farmacêuticas e de alimentos.
Eles são definidos como alimentos ou bebidas que possuem propriedades terapêuticas, incluindo prevenção ou tratamento de doenças, e fundamentalmente devem auxiliar na promoção da saúde e melhora do estado nutricional.
Os nutracêuticos englobam os suplementos vitamínicos que atuam na pele, do interior para o exterior com propriedades antioxidantes e rejuvenescedoras.
Cosmecêuticos
Os cosmecêuticos enquadram se entre os seguimentos de cosméticos e farmacêuticos.
Apresentam como característica serem de uso tópico com propriedades biológicas devido a capacidade de alterar a estrutura da pele.
Nutricosméticos
O segmento dos nutricosméticos surge pela convergência das indústrias de cosméticos e alimentos. 
Caracterizam-se em melhorar aspectos estéticos pela ingestão de alimentos ou suplementos com propriedades antioxidantes. 
O principal objetivo deste segmento é a prevenção e o cuidado com o envelhecimento cutâneo, como a formação de rugas e o combate aos radicais livres.
O que é Zeatina?
Um fito hormônio isoprenóico, que pode acelerar a replicação do DNA, acelerar a síntese de RNA e promover a síntese de proteínas
 Na zeatina encontramos aminoácidos antioxidantes, propriedades de antienvelhecimento, além de ação anti-inflamatória. 
A zeatina otimiza: 
 crescimento celular 
 divisão celular
 conversão de nutrientes
 transferência de energia
Estudos:
Pesquisadores constataram que a zeatina tem efeitos geronto-modulates, que ajudam a preservar a juventude e efeitos anti envelhecimento nos fibroblastos da pele adulta.
Onde podemos encontrar a zeatina?
A zeatina pode ser encontrada em diversas plantas, porém é encontrada em maior quantidade na Moringa Oleifera.
Segundo Lowell J. Fuglie a moringa tem até 0,2 miligramas por grama de peso em mil vezes a concentração de Zeatina do que outras plantas.
Matéria prima
Planta ornamental e medicinal, originária do norte da Índia. Possuí alto valor nutricional, principalmente em relação as folhas, que são importantes fontes de pró-vitaminas. Contém elevado teor de vitaminas e sais minerais, substâncias fundamentais para nutrição humana.
Nosso produto
O produto que vai revolucionar a beleza e saúde da pele, a cosmética e estética
São duas formas farmacêuticas do ZeatSkin:
 
cápsula, que é tendência no mercado;
creme para consumidor que tenha dificuldade com cápsulas ou mesmo que apenas tenha preferência pelo uso tópico. 
Formulação do ZeatSkin cápsulas
100% zeatina
Cápsulas de gelatina
Formulação do ZeatSkin creme
Zeatina (ativo)
Álcool de cereal 
Propilenoglicol (umectante)
Trietanolamina
Triglicérides de ácido cáprico e caprílico
Polisorbato 80 (tensoativo)
Sorbato (conservante)
Monoestearato de glicerina (emulsificante)
Ácido ascórbico (agente antioxidante)
Embalagem ZeatSkin cápsulas
Embalagem de pet reciclado devidamente lacrado e sem qualquer tipo de contaminação.
Embalagem ZeatSkin creme
Embalagem reutilizável, composta por vidro reciclado e tampa de pet reciclado.
Refil ZeatSkin creme
O refil do ZeatSkin creme é composto por embalagem de plástico verde, produzido a partir do etanol de cana de açúcar, uma matéria prima renovável, podendo ser reciclado da mesma forma que o plástico tradicional.
Mercado
O sinal mais evidente da força de atração exercida pelos nutricosméticos e nutracêuticos é a sua crescente expansão no mercado mundial. Nos últimos anos a indústria dos nutricosméticos e nutracêuticos que prometem melhorias na beleza, simplesmente decolou. 
Os números são expressivos e boa parte dos especialistas consideram os nutricosméticos e nutracêuticos um recurso interessante, apoiando sua utilização.
 Trata-se de um conceito de beleza de dentro para fora, que associa a boa condição da pele com a saúde e que a cada dia só faz ganhar novos adeptos.
Marketing
A estratégia é trazer para os clientes um produto diferenciado do que estão acostumados, com marketing direcionado para os clientes de modo a satisfazer as suas necessidades. 
As futuras etapas do trabalho consistem na construção de um relacionamento lucrativo, com a criação de atrações para os clientes, numa definição mais relacionada com a realidade farmacêutica, o marketing está focado em estabelecer um relacionamento de longo prazo com os consumidores, tendo como objetivo maior, não só a resolução de problemas de saúde, como também a fidelização do cliente.
 Também é importante o conhecimento das variáveis que influenciam o comportamento de compra, para que seja feita eficazmente a qualificação, enquadramento e orientação dos produtos, neste caso, dos Nutracêuticos, trazendo um produto de boa qualidade que atenda às necessidades do consumidor, com um preço acessível.
Produção em larga escala
 A produção de muitos nutracêuticos de dosagem sólida envolve equipamento de extração em lote ou contínuo e um evaporador para concentrar o extrato em uma teor sólido apropriado antes da secagem por pulverização.
 A variedade de produtos para a saúde é ampla, mas uma característica comum para a maioria deles é a necessidade de secagem por pulverização durante o processo de produção, independentemente se o material não processado for originado da produção de produtos químicos/farmacêuticos ou do produto natural.
 Os produtos da área da saúde incluem dextrano, sais de cálcio (lactato, por exemplo), bem como vários tipos de ervas.
 Terceirização da Produção.
Controle de qualidade
 ANVISA por meio de resoluções assegura a qualidade, segurança e a eficácia dos medicamentos produzidos, tanto nas indústrias quanto nas farmácias magistrais.
O Controle de Qualidade é o conjunto de medidas destinadas a verificar a qualidade de cada lote de medicamentos e demais produtos, para que satisfaçam as normas de atividade, pureza, eficácia e inocuidade, cumprindo com a qualidade preestabelecida.
 Os nutracêuticos, por possuírem a capacidade de alterar funções metabólicas e fisiológicas do organismo, também devem ser avaliados e submetidos aos testes de controle de qualidade como qualquer outro produto farmacêutico.
 RDC nº 214, de 12 de dezembro de 2006, por exemplo, foi instituída no intuito de fixar os requisitos mínimos exigidos para a manipulação, fracionamento, conservação, transporte e dispensação de produtos de interesse da saúde.
Não há nenhuma orientação oficial sobre o procedimento de controle de qualidade de nutracêuticos.
Legislação 
No Brasil o Ministério da Saúde, através da vigilância nacional de vigilância sanitária (ANVISA), regulamentou os alimentos funcionais e cosméticos através das seguintes resoluções:
	RDC n° 3	18 de janeiro de 2012	Lista de substâncias que os produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes não devem conter exceto em condições e restrições estabelecidas\u201d; também cita outras providencias.
	RDC n° 16	12 de abril de 2011	Aprova o regulamento Técnico Mercosul sobre \u201clista de substâncias que os produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes não podem conter, exceto em condições e restrições estabelecidas\u201d; também cita outras providencias.
	RDC n°39	30 de agosto de 2010	Dispõe sobre \u201clista de substâncias corantes permitidas para produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes\u201d, citando outras providências.
	RDC n° 48	16 de março de 2006	Regulamento técnico com a \u201clista de substâncias que não podem ser utilizadas em produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes\u201d, que consta como anexo e integra a resolução.
Fonte: Pereira, Maria de Fatima Lima Cosmetologia /1. ed São Caetano do Sul, SP difusão editora, 2013 (série curso de estética).
	Resolução RDC 239/2018	Estabelece os aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia autorizados para uso em suplementos alimentares.
	Resolução RDC 240/2018	Categorias de alimentos e embalagens isentos e