Buscar

AV2 2020 Comportamento Organizacional

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
AV2 – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
QUESTÃO 1: A Teoria Behaviorista baseia-se na formação da conduta conforme a apresentação de estímulos ambientais. Considera essencialmente os condicionamentos operante e respondente. Explique e exemplifique esses dois tipos de condicionamentos.
Resposta: Condicionamento respondente e operante são processos de criação e modificação de comportamento. O condicionamento respondente, também chamado de clássico, foi descrito pela primeira vez por Ivan Pavlov, num experimento com cães, onde ele apresentava um estímulo incondicionado (alimento) para o cão e este começava a salivar, dando uma resposta incondicionada. Depois ele introduziu um estímulo neutro (apito) junto com o estimulo incondicionado. Após dias usando os dois estímulos juntos, o cão apresentou a resposta que agora passou a ser condicionada (saliva), apenas ouvindo o apito que se tornou um estímulo condicionado. Ou seja, esse tipo de condicionamento atua diretamente no sistema nervoso central dos seres vivos através do pareamento de estímulos.
O condicionamento operante foi desenvolvido por B. F. Skinner onde uma associação de reforços positivo ou negativo (reforçador ou punitivo) modela uma resposta no organismo, como um método de aprendizagem. A probabilidade dessa resposta ser repetida, está ligada diretamente ao tipo de consequência que o comportamento precedido terá. Se a consequência do comportamento for positiva, a tendência é a repetição aumentar; se for negativa, a tendência é diminuir. Skinner fez o experimento com ratos presos em uma gaiola, com uma alavanca. Cada vez que o rato apertava a alavanca sem querer, caia uma porção de comida na gaiola. Após várias tentativas por acaso, o rato percebeu que ao apertar a alavanca teria comida, e então aprendeu o comportamento através do reforço positivo. Esse tipo de condicionamento é muito usado para modelar o comportamento em crianças, principalmente quando fazem algo errado e têm, como reforço negativo ou punitivo o famoso castigo.
QUESTÃO: Você é um selecionador de uma grande empresa e precisa escolher dentre os instrumentos existentes aquele que venha proporcionar maior chance de verificar a atuação do candidato em interação com outras pessoas, sob pressão e competitividade. Explique qual instrumento que você escolheria.
Resposta: Escolheria a dinâmica de grupo, pois é o melhor instrumento para compreender como o indivíduo se comporta em grupo, suas reações sobre pressão, seu nível de agressividade, se ele é competitivo ou não, se tem perfil de liderança, se respeita os outros colegas.
QUESTÃO 3: Quais os fatores de motivação para o trabalho?
Resposta: Os fatores de motivação para o trabalho são: significado do trabalho (qual a importância do trabalho para o indivíduo), sistema de recompensas (salário, benefícios, bonificação) e punição (advertências, descontos), estilo gerencial (tipos de chefia), ambiente psicossocial (ambiente agradável ou desagradável, nível de pressão, competitividade) e valores pessoais (ideologia e missão da empresa e do colaborador).
QUESTÃO 4: Não confunda liderança com chefia! A chefia está na hierarquia. A liderança é uma atitude. A um chefe você obedece, a um líder você segue, procura e admira! (Mário Sérgio Cortella). A partir da leitura da fala do filósofo Mário Sergio Cortella, verse sobre o conceito de liderança e elenque características de um líder bem-sucedido.
Resposta: A liderança é uma atitude, uma habilidade que envolve diversas características, e um bom líder terá empatia, iniciativa, responsabilidade, inteligência emocional, persuasão, motivação, sensibilidade. Liderar é ser capaz de conduzir, de influenciar um grupo de pessoas transformando-os em uma equipe que aspira atingir as metas e objetivos estipulados, gerando os resultados pretendidos. Ela é indiferente à cargos, um líder pode surgir dentro de um grupo de pessoas com o mesmo cargo ou mesma nível hierárquico. Um líder não precisa mandar, as pessoas os seguem porque confiam nele e o admiram.
QUESTÃO 5: Compreender as emoções sentidas pelas outras pessoas não é uma tarefa fácil. No entanto, podemos aprender a entender as emoções demonstradas por elas. Como esses sentimentos podem ser elaborados no amadurecimento profissional?
Resposta: Para compreender as emoções sentidas pelas outras pessoas precisamos primeiro, aprimorar nosso autoconhecimento. Ao desenvolver essa habilidade, temos a possibilidade de lidar e resolver questões referentes à várias situações, inclusive às profissionais. Aprendemos também a escutar de forma neutra e nos colocar no lugar do outro, a ter empatia, desenvolvendo nossa inteligência emocional. Dessa forma, conseguimos resolver conflitos e tomar decisões.

Continue navegando