Buscar

BIOPATOLOGIA - DISTÚRBIOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

BIOPAOLOGIA HUMANA – TABELA DE DISTÚBIOS CIRCULATÓRIOS 
	Distúrbios
	Causas
	Atividade física preventiva ou curativa
	1-Hemorragia 
	Provocada por lesões, fraturas, doenças como hemofilia, gastrite ou doença de crohn.
	Praticar atividades físicas leves pode ajudar nestes casos. Mas é muito importante que estes exercícios sejam realmente leves, pois a depender da intensidade, o paciente pode apresentar hemorragias. Dependendo da contagem de plaquetas, esportes de contato, como futebol, por exemplo, devem ser evitados.
	2-Edema 
	É causado pelo excesso de líquidos nos tecidos do corpo.
	Dependendo do tipo, intensidade, frequência e duração, os exercícios também podem causar certos prejuízos ao organismo.
	3-Hiperemia 
	É dividida em: hiperemia ativa e hiperemia passiva ou congestão. A primeira é causada por uma dilatação arterial ou arteriolar que provoca um aumento do fluxo sanguíneo nos leitos capilares, com abertura das capilares inativos. A segunda decorre de diminuição da drenagem venosa.
	O exercício físico é uma das principais terapêuticas utilizadas para o paciente hipertenso, pois reduz a pressão arterial (PA) e os fatores de risco cardiovasculares, diminuindo a morbimortalidade.
	4-Trombose 
	Ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. 
	Musculação, caminhada, natação, ou outra atividade que seja do seu agrado. Pois durante o exercício físico, as contrações musculares ajudam o funcionamento das veias.
	5-Embolia
	Causada pela presença um coágulo de sangue em uma artéria, que bloqueia a passagem de sangue.
	A atividade física está contraindicada em pacientes que apresentam tromboflebite. A orientação é que além do tratamento medicamentoso também haja repouso e elevação do membro afetado.
	6-Infarto 
	Provocado quando uma ou mais artérias que levam oxigênio ao coração (chamadas artérias coronárias) são obstruídas abruptamente por um coágulo de sangue formado em cima de uma placa de gordura (ateroma) existente na parede interna da artéria.
	Diversos estudos demonstram que a atividade física, além de ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares, contribui para a reabilitação dos pacientes que tiveram ataque cardíaco.

Outros materiais