Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)As normas de caráter moral variam de acordo com seu contexto social-histórico e conforme a cultura em que estão inseridas. Elas sempre podem ser questionadas e substituídas por outras normas de caráter moral. Com relação a esse fragmento de texto, pode-se concluir que:
Resposta
as normas de caráter moral são o conjunto de valores comportamentais norteadores dos indivíduos, podendo variar de acordo com a cultura ou com o contexto histórico.
2)Observe os dois fragmentos abaixo e marque a assertiva que esteja de acordo com ambos:
"Por outras palavras, não há determinismo, o homem é livre, o homem é liberdade. [...] Não encontramos diante de nós valores ou imposições que nos legitimem o comportamento. Assim, não temos nem atrás de nós nem diante de nós, no domínio luminoso dos valores, justificações ou desculpas. Estamos sós e sem desculpas. É o que traduzi dizendo que o homem está condenado a ser livre. Condenado porque não criou a si próprio; e, no entanto, livre porque, uma vez lançado ao mundo, é responsável por tudo o que fizer." (Jean-Paul Sartre - O existencialismo é humanismo)
"Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem como querem; não fazem como circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado." (Karl Marx - O 18 blumário de Luís Bonaparte)
Resposta
Sartre defende que não há determinismo, pois o homem é livre, tem esse valor em sua condição ética e desde o momento que vem ao mundo é responsável por tudo que faz. Já Marx, estabelece um meio termo para o determinismo.
3)"Manter os próprios compromissos não constitui dever de virtude, mas dever de direito, a cujo cumprimento pode-se ser forçado. Mas prossegue sendo uma ação virtuosa (uma demonstração de virtude) fazê-lo mesmo quando nenhuma coerção possa ser aplicada. A doutrina do direito e a doutrina da virtude não são, consequentemente, distinguidas tanto por seus diferentes deveres, como pela diferença em sua legislação, a qual relaciona um motivo ou outro com a lei."
Nesse fragmento, podemos perceber que Kant estabelece uma relação entre o direito e a moral. Acerca disso, podemos concluir que:
Resposta
a conduta moral refere-se às vontades internas do próprio indivíduo. Já o direito, é imposto por uma ação exterior e ela se concretiza no momento de seu cumprimento, ainda que as razões que levaram ao cumprimento delas não sejam morais.
4) Acerca da relação estabelecida entre moral e ética, podemos concluir que:
Resposta
moral é um conjunto de valores estabelecidos em determinado contexto histórico de uma sociedade e a ética é a reflexão sobre esses valores estabelecidos.
5) Na relação entre ética, direito e justiça, podemos concluir que:
Resposta
justiça é um conceito abstrato que está relacionado diretamente com o direito, pois por meio dele é que a justiça pode ser efetivada.

Mais conteúdos dessa disciplina