Buscar

sistema de freios

Prévia do material em texto

Para quem não sabe, os principais tipos de freios são os freios a disco, a tambor, a ar e a vácuo. Essa parte tão importante de um veículo é utilizada para retardar ou parar o automóvel em movimento, ou, quando o veículo estiver parado, para mantê-lo imóvel. Mas por que tantos tipos diferentes de freio se a função é a mesma? Veja abaixo a diferença de cada um: 
Freio a vácuo Foi originalmente concebido para uso em trens. Esse tipo de freio funciona criando mudanças de pressão de ar em um compartimento chamado de cilindro de freio. Dentro do cilindro fica um pistão, que é um mecanismo concebido para utilizar a força de entrada de ar para mover uma haste. A haste é fixada às sapatas do freio. Quando o pedal do freio é pressionado, o ar é deixado no cilindro, o que faz com que o pistão transfira a força na haste do freio. Com os movimentos da haste do freio, as sapatas são pressionadas para o lado da roda para causar atrito.
Freio a tambor Outro tipo é o freio a tambor, que foi inventado por Louis Renault em 1902. Esses funcionam de forma semelhante ao freio a vácuo, só que, em vez de usar a pressão de ar, ele utiliza a pressão do óleo. Os movimentos da haste fazem com que os calços de travão se espremam e causem fricção em um tambor rotativo ligado à roda. Ao parar ou retardar o tambor, a roda para ou enfraquece. Os freios a tambor, muitas vezes, precisam ser substituídos e, por esta razão, foram trocados por freios a disco em muitos veículos.
Freio a disco Os freis a disco foram inventados para os automóveis em 1902, por Frederick William Lanchester. Eles funcionam pressionando o rotor ou disco de freio, a roda e/ou eixo de fricção. O freio a disco é uma peça redonda e plana de metal, feito geralmente de ferro fundido, que é ligado à roda. Ao frear, os discos de freio são espremidos contra a roda de cada lado por pastilhas de freio. Esse tipo dura mais tempo e é mais eficaz quando o piso está molhado do que os freios a tambor. 
Freio a ar O freio a ar é normalmente usado em caminhões e trens. Ela utiliza o ar comprimido para criar o atrito desejado.
Sistema ABS (já expliquei mais um pouquinho aqui!) O Sistema de Travagem Anti-Bloqueio (ABS) é um sistema de segurança do automóvel que permite que as rodas de um veículo mantenham a tração em contato com a superfície da estrada, enquanto o motorista freia. Assim, o sistema evita o bloqueio das rodas e não deixar que o veículo derrapar.

Continue navegando