Buscar

Lúdico e Musicalização na Educação Infantil - Avaliação Final Discursiva

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Lúdico e Musicalização na Educação Infantil (EDU31)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX 
Parte superior do formulário
	1.
	De acordo com o que vimos no Caderno de Estudos, Celéstin Freinet, educador francês, sugeria a criação de cantos pedagógicos dentro da sala de aula para transformá-la num espaço ativo e dinâmico. Pensando nisso, cite e descreva pelo menos quatro exemplos de cantos pedagógicos que podem ser criados em sala de aula.
	Resposta Esperada:
O acadêmico poderá mencionar o canto dos espelhos com diversos formatos e tamanhos, para que a criança possa reconhecer o próprio corpo e o dos colegas. O canto da fantasia, para que as crianças usem e abusem de sua criatividade, criando personagens e utilizando para isso roupas diversas, maquiagem, bolsas, sapatos e demais acessórios. O canto das artes, onde a criança poderá explorar todo tipo de materiais e desenvolver seu lado artístico e social, expondo o que produziu. O canto da leitura, onde se terá à disposição obras literárias, fantoches ou dedoches de fácil acesso à criança, além de tapetes e almofadas aconchegantes para atrair os pequenos leitores. O canto da música, com aparelhos de som, CDs diversos e instrumentos musicais convencionais ou até mesmo construídos pelas próprias crianças. O canto da casinha, com todos os tipos de brinquedos que se tenha numa casinha (louças, pia, fogão, mesa, cadeira, berço, boneca, carrinho...). A casinha pode ser pintada pelas próprias crianças e os utensílios domésticos podem ser feitos com material de sucata.
	2.
	Sabe-se que a palavra lúdico tem origem na palavra ludus, que significa jogo. Se ficasse restrito somente a esse significado, estaríamos nos referindo apenas ao jogar, ao brincar. Contudo, o lúdico passou a ser ferramenta importante no estudo do comportamento humano. Partindo dessa perspectiva, disserte sobre a aprendizagem através do lúdico.
	Resposta Esperada:
* A ludicidade faz parte do contexto escolar e vem cada vez mais conquistando espaço nesse cenário, sendo que o brinquedo é uma das essências da infância, apresentando-se de forma natural e espontânea.
* O brinquedo e a ludicidade fazem parte da vida da criança, independentemente da sua cultura ou classe social. A criança aprende por meio de brincadeiras e jogos.
* A valorização do lúdico passou a ser constatada no século XVI e resgatada pelos humanistas. Cada vez mais vêm sendo realizados estudos acerca do tema; percebe-se o valor educativo das atividades lúdicas, que qualquer objeto poderia se transformar em um brinquedo.
* A influência cultural interfere diretamente na ludicidade de cada região ou povo; alguns jogos e brinquedos vão sendo transmitidos de geração para geração e ainda fazem parte do cotidiano das crianças.
Parte inferior do formulário

Continue navegando