Buscar

Redação Elinete Luiza de Souza - Comunicação Alternativa Tecnologia Assistiva

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ELINETE LUIZA DE SOUZA
Redação de Conclusão de Curso
Curso: TECNOLOGIA ASSISTIVA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
A comunicação entre os indivíduos é fundamental e está presente em todos os momentos da vida, sendo essencial ao seu desenvolvimento. Contudo, apesar de a linguagem oral ser o meio de comunicação mais utilizado, há pessoas que, devido a fatores neurológicos, físicos, emocionais e cognitivos, se mostram incapazes de se comunicar através da fala.
Uma forma de resolver com criatividade os problemas funcionais de pessoas com deficiência usando diferentes alternativas para realizar as atividades do cotidiano é através da Tecnologia Assistiva. É uma área do conhecimento que se propõe a promover ou ampliar habilidades em pessoas com privações funcionais, em decorrência de deficiência ou envelhecimento. Recursos que favorecem a comunicação, a adequação postural e mobilidade, o acesso independente ao computador, escrita alternativa, acesso diferenciado ao texto, recursos para cegos, para surdos, órteses e próteses, projetos arquitetônicos para acessibilidade, adaptação de veículos automotores, recursos variados que promovem independência em atividades de vida diária como alimentação, vestuário e higiene, mobiliário e material escolar modificado. Pois através dos recursos da tecnologia tentam minimizar as dificuldades de acesso de pessoas com deficiências. Existem tecnologias assistivas para auxiliar na locomoção, no acesso à informação e na comunicação, no controle do ambiente, e em diversas atividades do cotidiano, como o estudo, o trabalho e o lazer.
Hoje em dia são vários os dispositivos computacionais existentes para apoio a pessoas com deficiências. É preciso lembrar que grande parcela das pessoas que apresentam algum tipo de deficiência vive realidades de graves carências sociais, como baixa renda e baixo nível de escolarização, o que só potencializa as dificuldades dessas pessoas, em função das barreiras, preconceitos, desigualdades e desinformação. É preciso sim oferecer tecnologias assistivas, mas também é primordial alfabetizar estas pessoas, para que estas possam estar aptas para desfrutarem destas tecnologias. E além da Tecnologia Assistiva tem a Comunicação Alternativa que é uma forma de garantir a acessibilidade comunicativa a essa população consiste no emprego dos recursos de comunicação alternativa. A Comunicação Alternativa é uma das áreas da Tecnologia Assistiva que atende pessoas sem fala ou escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade em falar e escrever. Busca então, através da valorização de todas as formas expressivas do sujeito e da construção de recursos próprios desta metodologia, construir e ampliar sua via de expressão.
A comunicação é considerada ampliada quando o indivíduo possui comunicação insuficiente através da fala e, considerada alternativa quando o indivíduo não apresenta outra forma de comunicação. Um Sistema de Comunicação Alternativa, refere-se ao recurso, estratégias e técnicas que complementam modos de comunicação existentes ou substituem as habilidades de comunicação inexistentes. 
No Brasil, em uma sociedade onde as interações sociais se estabelecem predominantemente pela fala, pessoas que, por diversos fatores, não apresentam a oralidade ou têm alterações que os impossibilitam de adquirir uma comunicação funcional, podem ter suas relações sociais e pessoais restringidas.
Em cada caso, a ausência da fala pode vir acompanhada de alterações sensoriais, motoras e/ou cognitivas, que contribuem para que a pessoa tenha dificuldades em estabelecer outro tipo de comunicação compreensível, seja por gestos, por sons ou por expressões faciais.
É possível observar pesquisas científicas realizadas em diferentes contextos, como em jogos lúdicos, atividade de ensino, atividades de recreação, sempre enfatizando a parceria desses profissionais com as famílias e com a sociedade em geral. Sendo que dentro desses enfoques, o livro oferece um conteúdo vasto de experiências em diferentes ambientes, como na escola, na clínica, na instituição e em muitos outros locais, demonstrando que a comunicação alternativa pode garantir melhores oportunidades de acesso à vida social e à vida familiar.
O papel do profissional envolvido é de extrema importância, pois a inclusão comunicativa não se restringe à disponibilização de recursos, e sim a presença de interlocutores interessados em interagir e acolher as mensagens da pessoa não oralizada. Assim, são fundamentais a aceitação e o incentivo ao emprego de formas alternativas de comunicação, inclusive pelo próprio grupo social. Por ser uma área que necessita de atuação multiprofissional, proporciona a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O impacto de tais estudos ocorre devido à capacidade de produzir mudanças fundamentais na Educação e no Ambiente de pessoas cujas limitações afetam a capacidade de expressão ou recepção das mensagens típicas da linguagem humana. 
A elaboração desta redação possibilitou aprofundar e refletir a respeito do tema em questão. Mostrando que tudo está intimamente ligado e irá depender das condições oferecidas pelo meio e do aproveitamento que o sujeito faz delas. Mesmo que do ponto de vista estritamente orgânico a pessoa já tenha atingido a maturação, as funções psíquicas podem caminhar num permanente processo de sofisticação e especialização. 
A Comunicação Suplementar e Alternativa permanece como estratégias e recursos em desenvolvimento, pouco compreendidos e carentes de discussões mais aprofundadas no âmbito pedagógico, por parte dos educadores.
A intenção é demonstrar e exemplificar sua eficácia, assim como estimular o compartilhamento de experiências e dados, principalmente entre as instituições de ensino. Ainda há muito a ser feito e a conscientização dos educadores de que é preciso aliar método e criatividade nesse processo pode render frutos transformadores no ambiente educativo. 
Os objetivos da Tecnologia Assistiva, apontam normalmente para recursos que geram autonomia pessoal e vida independente do usuário.
Na área educacional a Tecnologia Assistiva vem se tornando, cada vez mais, uma ponte para abertura de novo horizonte nos processos de aprendizagem e desenvolvimento de alunos com deficiências até bastante severas. E a Tecnologia Assistiva, com frequência, torna possível o uso das tecnologias educacionais. Se a importância da tecnologia na educação é real em relação a qualquer aluno, muito mais ainda em se tratando de alunos com alguma deficiência. 
A possibilidade real de a inclusão acontecer implica, uma mudança de paradigma educacional, que gera uma organização das práticas escolares: planejamentos, formação de turmas, currículo, avaliação, gestão do processo educativo. Há que se envolver toda a comunidade, de forma que o trabalho tenha sustentação, um trabalho que faça parte do projeto pedagógico da instituição, para que possa enfrentar o medo do desconhecido. Pois, os meios alternativos de comunicação deve ser mais acessível para as pessoas que necessitam dele. Pois ainda está sendo pouco utilizados na vida social e na área da educação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando