Buscar

Atividade parasitologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- Em sua opinião, um parasita que causa uma doença fatal em seu hospedeiro é eficiente? O que isso significa? Justifique.
Resposta: Um parasita é um ser que extrai seu sustento/abrigo de outro, de espécie diferente. Muitas vezes a doença parasitária pode levar o hospedeiro a ter doenças fatais, isso ocorre quando a força de ação do parasito é maior que a força de defesa do hospedeiro. Quando um parasita causa uma doença fatal em seu hospedeiro, em minha opinião, ele é eficiente, pois sua força de ação foi maior que a do hospedeiro, fazendo com que o parasito conseguisse extrair o que ele precisava desse hospedeiro.
2- Resuma o Ciclo da Giardíase, citando cada etapa, local e o que ocorre.
Resposta: A transmissão da Giárdia é fecal-oral, ou seja, ocorre pela ingestão dos cistos de Giardia cistos em água ou alimentos contaminados por fezes de humanos ou outros mamíferos. Quanto piores forem as condições de saneamento de um local, maior o risco de epidemias de giardíase.
Após a ingestão do cisto, a Giardia, no intestino delgado, se transforma na forma trofozoíta, tornando-se organismos flagelados.
Os cistos funcionam como ovos e os trofozoítas são os filhotes que saem do mesmo. Os trofozoítas são a forma capaz de se reproduzir, multiplicando-se por divisão binária dentro do intestino delgado do paciente contaminado, aderindo à sua parede por mecanismo de sucção e alimentando-se da comida que passa. 
Quando o parasita chega ao intestino grosso, ele volta a forma de cisto, essa formação ocorre quando o parasita transita o cólon, pois este é o único meio de sobreviver no meio ambiente após a sua eliminação nas fezes (forma infectante).
3- Quais os índices de Giardíase em seu estado, atualmente? Como reduzir esses casos? 
Resposta: A prevalência no Brasil no estado da Bahia é de 27,1%. Ao meu ver a principal forma de reduzir os casos é o saneamento básico e a educação sanitária e higiene pessoal, além do combate aos artrópodes e fervura da água para uso doméstico, caso a cloração seja ineficiente. 
4- Resuma, com suas palavras, como a Tricomoníase pode levar a problemas na gestação (os mecanismos!) 
Resposta: Quando a tricomoníase ocorre na mulher durante a gravidez, pode ser um fator de risco para um déficit intelectual no seu filho, de acordo com vários estudos, embora o mecanismo de associação permanece. Além disso, pode ocasionar infecção das vias respiratórias do recém-nascido e as gestantes infectadas são mais propensas a ter parto prematuro e partos com neonatos de baixo peso. O mecanismo de contágio da tricomoníase é a relação sexual, portanto o seu controle é constituído pelas mesmas medidas preventivas tomadas no combate às outras DSTs. Para o tratamento de tricomoníase durante a gravidez, os médicos geralmente receitam metronidazol. Porém, nas gestações de alto risco, o uso do metronidazol pode não ser recomendado, merecendo cautela, principalmente no segundo trimestre. Algumas pesquisas já associaram a incidência da doença no segundo trimestre da gravidez com um aumento de mais de três vezes na chance de a criança ser posteriormente ser identificada como mentalmente incapaz. O metronidazol tem o mecanismo que atravessa a barreira placentária e, por isso, não é indicado para o tratamento de mulheres infectadas que estejam no primeiro trimestre de gravidez.
5- Cite as principais atitudes para se evitar Tricomoníase e Giardíase. 
Resposta: 
Para evitar infecção por tricomoníase:
· Usar camisinha corretamente todas as vezes que tiver relações sexuais.
· Limitar o número de parceiros ou parceiras sexuais.
· Praticar a abstinência sexual ou limitar o contato sexual com um(a) parceiro(a) infectado.
· Se achar que está infectado, evitar contato sexual e procurar um médico.
Para evitar infecção por giardíase:
· Lavar bem os alimentos antes de consumi-los e ficar atento às condições de higiene dos estabelecimentos quando for comer fora;
· Consumir somente água filtrada ou fervida;
· Manter hábitos de higiene pessoal, como lavar as mãos após usar o banheiro.

Outros materiais