Buscar

Reclaques Diferenciais - Influência das Fundações Vizinhas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CÁLCULO DOS RECALQUES DIFERENCIAIS
Os recalques diferenciais são definidos como a diferença de deslocamentos entre dois elementos de uma fundação. Tal impõe distorções aos elementos que, dependendo de sua magnitude, poderão comprometer a estabilidade da estrutura.
São medidos em termos relativos, considerando-se a distorção que é dada pela razão do recalque diferencial e a distância entre os dois pilares.
Desta forma vamos verificar apenas o maior recalque diferencial, que será efetuado entre a sapata de maior recalque, sapata P5, e de menor recalque, sapata PT5 assim temos:
	 Sapata
	Recalque absoluto(mm)
	Recalque diferencial (mm)
	P5
	26,547
	24,997
	PT5
	1,55
	
 
Desta forma temos que os recalques são aceitáveis visto que o maior recalque diferencial nesse caso pode ser de 25 mm. Para essa análise não foi levado em conta a sapata associada, pelo fato de que seu recalque foi demasiadamente grande, o que nos levaria a aumentar os valores das suas dimensões, entretanto ela já foi dimensionada de forma otimizada utilizando toda a área possível sem que houvesse outras superposições, faz então a verificação da sua indisponibilidade, tendo assim que ser dada uma nova solução para essa fundação.
	Nota-se que a maior distorção angula será medida entre as sapatas P10 e PT5, visto que a sapata PT5 possui o menor recalque e a sapata P10 tem um dos maiores, além do que elas estão próximas, sendo assim temos:
Onde:
: é o recalque diferencial.
: é a distancia entre as sapatas em milímetros.
CÁLCULO DA INFLUÊNCIA DE FUNDAÇÕES VIZINHAS 
Para o cálculo da influência de fundações vizinhas, temos:
Figura 1 - Esquema da influência de sapatas vizinhas (Velloso, 1981).
	Para efetuar o calculo é necessária a obtenção do fator de influencia, conseguido pela formula:
Entretanto os fatores de influencia conseguidos a partir do calculo das sapatas dimensionadas foram todos abaixo de 1, mostrando que pode-se desprezar a influencia das sapatas vizinhas, o que pode ser verificado pelo seguinte gráfico.
Cálculo da influência de sapatas vizinhas (Velloso, 1981).
CONCLUSÕES
Tomando como referência que os valores máximos para os recalques absolutos são de 40 mm, vemos que apenas a sapata que foi associada não obedece a esse limite de segurança, e como o seu dimensionamento foi feito de forma a otimizar o espaço, ou seja usando todo o espaço disponível para essa sapata, vê-se então que não é possível aumentar as suas dimensões para diminuir o recalque, desta forma encontra-se uma impossibilidade da utilização de fundação superficial, uma melhor solução seria uma fundação profunda, por meio de estacas.	
	Entretanto para as demais sapatas os valores dos recalques absolutos, diferenciais e das distorções angulares estão numa faixa considerada admissível, tornando, assim, apta à construção do edifício sem que haja qualquer dano à estrutura, desde que seja dada uma nova solução no lugar da sapata associada que recebe os pilares P1, P2, P3, P4, P7 e P8.
Anexo:
Tabela 1

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?