Buscar

Responsabilidade Social

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. 
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
FÁBIO DA SILVA MARIZ
RESPONSABILIDADE SOCIAL E GOVERNAÇA CORPORATIVA
Avaliação 2 – AVA 2
	
	
RIO DE JANEIRO
2020
No Brasil e no mundo as empresas têm investido cada vez mais seus recursos em projetos de interesse público, o alinhamento do investimento social privado com políticas públicas é, sem dúvida, uma forte estratégia para implementação da visão de um investimento social com maior impacto, relevância, abrangência e diversidade. (ANDRADE & SILVA, 2016).
O Grupo Santander tem como objetivo estratégico um agente de transformação e de prosperidade, promovendo a sustentabilidade a partir dos negócios e operações desde 2011 a companhia integrou-se ao índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) que busca criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações e sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. (B3, 2010). 
1. Equipe
 Definimos uma equipe que irá nortear todo o projeto para realização de obras de saneamento básico, essa equipe é composta de membros do Banco, funcionários da secretaria de obras do Estado e a empreiteira responsável pela execução das obras. Com base na Lei Nº 11.079, de 30 de dezembro de 2004, que institui normas gerais para licitação e contratação de parceria público-privada no âmbito da administração pública o processo licitatório foi finalizado e deu início ao planejamento das obras.
2. Objetivos estratégicos
Desmistificando a estratégia do Banco nesse sentido, o objetivo da companhia é o financiamento de obras com cunho socioambientais e contribuir para que o Brasil seja um país onde os recursos ambientais sejam respeitados e utilizados de forma responsável e eficiente e condições de saúde pública relacionadas à água potável e ao tratamento e disposição adequados de excrementos e esgotos humanos.
O Santander foi é reconhecido como o banco mais sustentável do mundo pelo Índice Dow Jones de sustentabilidade de 2019. Esse índice, avalia o impacto econômico, ambiental e social das Instituições bancárias e deu ao Santander esse reconhecimento, percebemos que os projetos em que o banco esta envolvido estão alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, por esse motivo podemos crer que a companhia possui um potencial que podem levá-la a ter sucesso nos objetivos estratégicos desse novo projeto.
3. Indicadores de Responsabilidade Social
 Os indicadores mais apropriados para a os objetivos são os indicadores de Responsabilidade Social para médias e grandes empresas medidos pela Ethos, os indicadores são divididos em quatro dimensões: 
· Visão e estratégia – Estratégia para a sustentabilidade
· Governança e Gestão – Compromissos voluntários e participação de iniciativas de RSE
· Dimensão Social – Gestão dos Impactos da empresa na comunidade
· Dimensão ambiente – Sistema de gestão ambiental e prevenção da poluição e o uso sustentável dos recursos.
4. Impacto dos indicadores sobre o desempenho da organização
Os indicadores definidos para o projeto têm impacto positivo sobre o desempenho da organização uma vez que a política de responsabilidade social da companhia se alinha aos indicadores de responsabilidade social. A política da companhia engloba:
· Envolvimento de Partes Interessadas
· Conformidade com a Legislação e Compromissos 
· Gerenciamento de Risco Socioambiental 
· Operações 
· Financiamento de Projetos 
· Participação em Empresas 
· Análise de Produtos e Serviços 
· Fomento a negócios sustentáveis 
· Investimento Social 
· Gestão Ambiental
5. Projetos sociais Santander
· Projeto Escola Brasil
Tem o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da escola pública de Educação Básica, por meio da participação voluntária de funcionários do Santander, seus familiares, amigos, clientes, fornecedores, entre outros públicos de relacionamento.
· Educação Infantil
O propósito do Programa de Educação Infantil do Santander, desenvolvido em cooperação com o MEC, é melhorar a qualidade do atendimento oferecido a crianças de zero a cinco anos de idade nas unidades de creche e pré-escola construídas com recursos do Proinfância.
· Amigo de Valor
Amigo de Valor é um programa que facilita aos clientes, funcionários e fornecedores do Santander e das empresas que fazem parte do grupo o direcionamento de recursos financeiros (dedutíveis e não dedutíveis) aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.
· Parceiro do Idoso
É resultado de duas experiências do Santander no campo do Investimento Social: o Programa Amigo de Valor e a extinta categoria “Programas Exemplares” do Concurso Talentos da Maturidade, que apoiava ações direcionadas a idosos 
· Universidade Solidária
Investe em projetos sociais que tenham como tema “Desenvolvimento Sustentável, com ênfase em geração de renda” elaborados e executados por universidades, com a participação de professores, de estudantes e da comunidade local.
· Programa Saber
Em parceria com a Comunidade Educativa CEDAC, participamos da formação das equipes das Secretarias Municipais de Educação, dos formadores de diretores, dos coordenadores pedagógicos e de professores do Ensino Fundamental II da rede pública de 11 municípios da região de São José do Rio Preto.
· Parcerias em Ação
O Programa Parceiras em Ação é destinado a organizações e instituições sociais que apóiam microempreendimentos formados por mulheres de baixa renda.
O objetivo é fortalecer estes grupos produtivos comunitários, possibilitando melhoria na qualidade de vida das mulheres e, consequentemente, de suas famílias.
A relação entre os projetos apresentados e fomentados pela companhia e os indicadores de sustentabilidade é bastante claro, a Política de Responsabilidade Socioambiental,
consolida normas específicas as práticas socioambientais nos negócios e no relacionamento com as partes interessadas. Essas práticas incluem o gerenciamento de riscos, impactos e oportunidades socioambientais
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SANTANDER. Projetos institucionais. Disponível em:<https://www.santander.com
.br/institucional-santander/cultura/projetos-institucionais>. Disponível em: 13 de setembro de 2020.
LOHN, Vanderleia Martins. Sistemática para seleção de projetos de responsabilidade social com impacto no negócio das instituições de ensino superior. 2009, 182 p. Dissertação (Pos Graduação Em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/93346/275695.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em 14 de setembro de 2020.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando