Buscar

UVA - AVA 2 Vivia Responsabilidade Social e Governança Corporativa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
CURSO DE GRADUAÇÃO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO
VIVIA MOTTA DUARTE
20171300526
RESPONSABILIDADE SOCIAL e GOVERNANÇA CORPORATIVA
JOSÉ FRANCISCO NOGUEIRA
RIO DE JANEIRO, XX/2020
Responsabilidade Social e 
Governança Corporativa
INTRODUÇÃO
Este presente projeto viabiliza a atual realidade vivida em nosso país e, em toda a atmosfera mundial relacionada à responsabilidade sócia econômica, sócio ambiental. É percussora no engajamento das causas sociais e no meio no qual estamos inseridos, trata se de um projeto que abordará e irá implementar a importância de tratarmos de uma forma mais coerente e eficiente o meio em que estamos inseridos profissionalmente e socialmente.
Uma empresa de grande porte pertencente ao ramo de bens de consumo voltados para a venda de alimentos na rede varejo abrirá uma filial Modelo, exatamente em seu grau significativo, a ser inserido em suas outras filias.
Partindo do princípio e de seus idealizadores de gestão transparente, onde ficará estabelecida à idéia de aperfeiçoamento através das atividades e atitudes amadurecidas pela equipe, a prestação de contas da empresa e nítida e clara perante os membros gestores e seus investidores. Com a implementação da Governança Corporativa em seu contexto geral, e que o conjunto seja pleno, eficaz e eficiente, realizado através de mecanismos que venham assegurar que todas as atitudes estejam alinhadas. Atividades de responsabilidades sociais é uma questão de postura e atitude diante das transformações vividas por todos nós, inclusos no meio que convivemos, administrar com responsabilidade trará inúmeros benefícios nós qual a diminuição de conflitos, a valorização da empresa que irá transparecer aos consumidores, investidores e seus gestores, a flexibilidade e a capacidade de se adaptar ao meio local.
Neste projeto será avaliado a partir de um planejamento estratégico que será realizado um estudo da área onde será construída a filial, qual será o impacto para a localidade, podendo aproveitar a mão de obra local. Proporcionar a geração de renda, fornecer bens e serviços através do método custo e benefício.
O projeto em seu contexto tem como padronizar e adotar atividades ligadas à comunidade local, o meio ambiente no qual está inserido, adotando medidas claras e objetivas quanto à adequação da empresa com as causas ambientais, sociais com a finalidade do bem estar local. Investimentos no setor de RH para que, o mesmo, esteja voltado a contratação da mão de obra local e também qualifica lá através da inclusão de jovens, mulheres e homens, com o compromisso e através de atitudes e planejamentos na contratação e na diversificação de, pessoas com deficiência, identidade de gênero. Estabelecer um compromisso de sustentabilidade e saudabilidade com os colaboradores e para com o meio ao seu redor.
Ter um programa voltado na avaliação que reduzirá o impacto e dos danos criados a natureza local com a contribuição da sociedade ao redor do empreendimento adotado.
O Projeto Modelo
Uma rede de supermercados consolidado em várias regiões da cidade com mais de 15 filiais abertas, gerando investimento e empregabilidade enxergou a necessidade através de gestores voltados não apenas para obtenção de lucros e conquistas idealizou a necessidade da abertura de mais uma nova filial, porém este projeto não seria apenas um empreendimento, será uma filial modelo, padronizada para que seja implementada em todas as filiais da rede, a filial será implementada em uma determinada localidade da cidade no qual foi realizado um planejamento estratégico por parte dos gestores e da equipe de gerenciamento de projetos contratada Analisou se a proposta da filial modelo por meio de vários requisitos de demanda e de valores necessários para a aprovação, os valores definidos são um complemento em respeito com a atualidade vivida e esperada para os dias de hoje, a rede de mercados adotou uma postura positiva e responsável diante de seus colaboradores em sua totalidade e também para a comunidade em que será inserida a sua nova filial. A transparência no seu dia a dia corporativo será um marco empresarial local. O ponto ápice será o de inovação do RH, local aonde acontecerá à maior concentração de mudanças, será um departamento voltado para a construção de profissionais acolhidos pelas equipes de trabalho e por seus gestores.
Os principais pontos discutidos e de definição para a concretização do projeto foram:
· A importância do projeto para a comunidade local;
· Recrutamento da mão de obra local;
· Fornecer bens e serviços;
· Proporcionar a geração de renda e o crescimento econômico local;
· Viabilizar a inclusão social de jovens, mulheres, homens, portadores de deficiência (PCD);
· Avaliação periódica dos impactos ambientais para a localidade.
· Criação de cargos, salários e benefícios.
A partir dos itens específicos citados acima, será realizada a aprovação do projeto, diante também dos princípios básicos corporativos como á:
· Prestação de contas;
· Transparência
· Imparcialidade;
· Respeito á igualdade de direitos.
CONCLUSÃO
Responsabilidades sociais, governar e liderar corporações, para a atualidade significa mudanças operacionais na qual o individuo como gestor, como colaborador, como investidor e consumidor deverá atualizar seus conhecimentos diante do panorama atual da sociedade e do mundialmente. Empresas e pessoas devem se conscientizar do consumismo em que vivemos que se não cuidarmos mais preservamos a cada dia nossos recursos se esgotaram. Chegará um dia em que não teremos mais empregos, recursos naturais e que a única forma de controlar será por meio da conscientização e da mudança nos hábitos atuais.
Mudar com o próximo, com o meio ambiente e com as causas sociais. Dar qualidade de vida a colaboradores, gestores e a comunidade a sua volta.
REFERÊNCIAS:
LOHN. Vanderleia Martins. Sistemática para seleção de projetos de responsabilidade social com impacto no negócio das Instituições de ensino superior. Florianópolis, UFSC, 2009.
ADMINISTRADORES.COM. Responsabilidade Social e Empresarial. Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/responsabilidade-social-empresarial-rse. Acessado em 18/03/2021.
ANPECOM. Associação Nacional por uma Economia em Comunhão. 6 exemplos de ações de responsabilidade social para pequenas e médias empresas. Disponível em: https://www.anpecom.com.br/6-exemplos-de-acoes-de-responsabilidade-social-para-pequenas-e-medias-empresas/. Acessado em 19/03/2021.
2

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando