Buscar

JEAN JACQUES ROUSSEAU

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Isabela 
Milena 
2° Pedagogia/Noturno T2
JEAN JACQUES ROUSSEAU
NEIDE/FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
PARANAVAÍ – PR.
2016
JEAN JACQUES ROUSSEAU
Nasceu em Genebra em 28 de junho de 1712, era órfão de mãe pois ela faleceu em seu parto, desde então foi criado pelo pai, até completar os dez anos de idade, que depois veio a morrer também. Na adolescência estudou em uma escola religiosa na qual era obrigado a seguir as rígidas regras da instituição. Aos dezesseis anos deixou sua cidade natal e viajou por diversos países. Dentre essas viagem conheceu pessoas influentes que ajudou ele a compor e expor suas obras. Faleceu em Ermenoville na França em 1778 com 66 anos.
Jean-Jacques Rousseau foi um importante filosofo iluminista de sua época, era visto como polemico, pois ia contra ás teses dos filósofos racionalistas, á ideia de pecado original da Igreja Católica ao sistema político-social e educacional do século XVIII e ao deslocar a análise para o social, da explicação dos fatos a partir da essência, para observação, usava a razão como a luz da verdade.
 Via o homem como um ser social, produto da sociedade e mantinha o discurso sobre a origem da desigualdade que exerceu uma grande influência sobre o pensamento político da época e fundou a reputação do autor. De espírito sistemático e caráter apaixonado, Rousseau elaborou uma doutrina segundo a qual o homem é um ser naturalmente bom, cuja bondade foi corrompida pela sociedade.
Na época as crianças ainda eram vista como adultos em miniatura, não existiam educação voltada para elas, Rousseau criticava o sistema de ensino e o político-social.
Escreveu Emilio que foi lançado em 1762, em que expõe sua teoria educacional, desagradava a igreja e outros filósofos pois são baseados nos princípios da liberdade e simplicidade reconhecendo que a criança aprende desde o nascimento. Inspirador de Pestalozzi e da Escola Nova. Emílio, consiste em um tratado pedagógico que une política, educação e ética orientando pais e mestres como educar naturalmente o homem ideal. O livro tornou um paradigma da educação no século XVIII, dizia-se que a educação era um direito de todos e criticava a pedagogia Jesuíta, contra a rigidez, hierarquia e memorização. Expressou sua teoria política em O contrato social, uma de suas obras de mais destaque, onde influenciou a Revolução Francesa, todos se uniam, mas com o princípio de liberdade e a igualdade para todos.
Rousseau foi um considerado o descobridor da infância, pois foi o primeiro a entender a infância como forma particular de ser humano, diferente dos adultos. A aprendizagem era conduzido pelo próprio interesse do adulto, com uma educação progressiva, lúdica e interativa que evoluía naturalmente por meio dos sentidos ao espírito. Sua intenção era projetar o homem de amanhã. Rousseau ressalta que á uma grande diferença entre o ‘homem da natureza’ e ‘homem civil’. O homem da natureza seu foco é em ser livre e espontâneo. Já o civil, mascarado e vigiado. Teu principal objetivo partindo disso é investir no homem da natureza buscando na criança com suas maneiras próprias de olhar e sentir, sem interromper o homem natural.

Continue navegando

Outros materiais