Buscar

INTRODUÇÃO A QUESTÃO SOCIAL 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INTRODUÇÃO A QUESTÃO SOCIAL
1a aula
		1
        Questão
	
	
	 Fundação Getúlio Vargas (FGV). 2018. O surgimento das políticas sociais, generalizando-se no capitalismo monopolista, vincula-se medularmente, à requisição, por parte dos trabalhadores, de respostas do Estado e da burguesia:
		
	 
	a questão social
	
	os baixos salários;
	
	ao comunismo
	
	à pobreza;
	
	ao desemprego;
	Respondido em 11/09/2020 09:44:01
	
Explicação:
o Serviço Social surge, enquanto profissão, a partir de uma necessidade social, por isso, no contexto do modo de produção capitalista, é circunscrito na divisão social e técnica do trabalho (IAMAMOTO, 2008)
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	Ao pensarmos na obra de Karl Marx e todos os conceitos por ele trabalhados. A categoria mais expressiva estudada por ele foi:
		
	
	A Catarse
	
	Americanismo
	 
	O trabalho
	
	O valor de troca
	
	 Ateísmo
	Respondido em 11/09/2020 09:49:02
	
Explicação:
Foi o trabalho porque ele aprofundou a estudar essa categoria de modo entender as contradições geradas pelo trabalho e todas as consequência absorvidas pelos trabalhadores.
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	Dentre as Correntes do pensamento político abaixo apresentadas, qual se enquadra dentro do Pensamento de Karl Marx.
 
 
		
	
	Conservadorismo Liberal, visando maior garantia aos direitos individuais
 
	
	Liberal, a favor da propriedade privada e pouca intervenção do Estado na economia
 
	
	Socialismo Conservador Burguês, aquele que a Burguesia deseja compensar injustiças sociais, para assegurar a existência da sociedade burguesa. Neste grupos estão grandes economistas, filantropos humanitários, organizadores de caridade, nesse segmento também se encontra o pensador Proudhon.
 
 
	 
	Comunista, através de uma revolução comunista que se caracteriza por uma ruptura mais radical com as relações de propriedade tradicionais, baseado em 10 princípios: abolição da propriedade da terra e aplicação  dos alugueis de terra para fins públicos, imposto de renda progressivo e gradual, abolição de todo direito de herança, confisco das propriedades privadas de todos os emigrantes e rebeldes, centralização de crédito nas mãos do Estado, através de um único banco Nacional com capital e monopólio exclusivo, centralização dos meios de comunicação e transporte nas mãos do Estado, extensão das fábricas e dos instrumentos de produção possuídos pelo Estado, responsabilidades iguais para todo trabalho, exércitos industriais, especialmente para a agricultura, combinar agricultura e indústrias com a as indústrias de manufatura, abolição gradual da ideia de cidade e campo, educação gratuita para todas as crianças em escolas públicas, abolição de trabalho infantil.
 
	
	Comunista Crítico ¿ Utópico, que se opõem violentamente a toda ação política por parte da classe trabalhadora. Tal ação, segundo eles, só pode resultar de uma cega falta de fé no Novo Testamento.
 
	Respondido em 11/09/2020 09:50:47
	
Explicação:
Marx conceituou a sociedade e discutiu o Comunismo como uma forma de modificar a ordem capitalista e acabar com as contradições entre Burguesia e Proletariado, para alcançar suas inspirações Marx escreveu o Manifesto Comunista e traçou princípios que iriam compor essa nova ordem revolucionária.
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	. O homem, por ser o único animal que fabrica os seus instrumentos de trabalho, alarga as suas potencialidades e pode realizar feitos que seriam inviáveis sem esses instrumentos. Tal capacidade estabelece firme distinção entre o trabalho humano e aquele desenvolvido por outros animais e denominada como capacidade :
		
	
	Artesanal.
	
	Filosófica.
	
	Intelectual.
	
	Ideológica.
	 
	Teleológica.
	Respondido em 11/09/2020 09:56:32
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	Segundo Marx, a __________________ determinaria todas as demais desigualdades e resultaria da ______________ dos que possuem a _____________________________ sobre os que não a possuem.
 
A alternativa que completa, adequadamente, a lacuna do trecho acima é:
		
	
	Subordinação; desigualdade de classes; propriedade dos meios de produção.
	
	Força; revolução; propriedade dos meios de produção.
	
	Riqueza; opressão; propriedade dos meios de produção.
	
	Sociedade ¿ desigualdade de classes ¿ propriedade dos meios de produção.
	 
	Desigualdade de classes; opressão; propriedade dos meios de produção.
	Respondido em 11/09/2020 10:00:48
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	(FGV) Leia com atenção as proposições abaixo: I. "A história de qualquer sociedade até aos nossos dias foi apenas a história da luta de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestre e companheiro, numa palavra opressores e oprimidos em oposição constante, desenvolveram uma guerra que acabava sempre ou por uma transformação revolucionária da sociedade inteira, ou pela destruição das duas classes em luta." II. "Se me pedissem para responder à pergunta - 'O que é a escravidão?' e eu respondesse numa só palavra: 'Assassinato!', todos entenderiam imediatamente o significado da minha resposta. Não seria necessário utilizar nenhum outro argumento para demonstrar que o poder de roubar um homem de suas idéias, de sua vontade e sua personalidade é um poder de vida ou morte e que escravizar um homem é o mesmo que matá-lo. Por que, então, não posso responder da mesma forma a essa outra pergunta: 'O que é a propriedade?' com uma palavra só: 'Roubo'." Assinale a alternativa CORRETA:
		
	 
	A "luta de classes" é um dos principais aspectos da doutrina marxista e a definição da "propriedade como um roubo" tornou-se um dos principais lemas do anarquismo desde o século XIX.
	
	A segunda proposição refere-se ao manifesto cristão proposto por bispos da Igreja, indignados com a miséria que assolava as classes trabalhadoras européias no século XIX.
	
	A segunda proposição refere-se à região da Palestina na perspectiva sionista, desenvolvida na Europa ao final do século XIX.
	
	A primeira proposição reproduz um trecho de uma das mais importantes obras do filósofo alemão Karl Marx, que serviu de base para a ideologia liberal desenvolvida no século XIX.
	
	A segunda proposição é de Joseph Proudhon, teórico liberal francês, indignado com a escravidão ainda praticada em determinados continentes no século XIX.
	Respondido em 11/09/2020 09:59:04
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	O que se entende por capacidade teleológica do homem?
		
	
	Sua capacidade de destruição;
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Sua capacidade de telepatia.
	
	Sua capacidade de reprodução
	 
	Sua capacidade de prefiguração, ou seja, de planejar em sua consciência o que irá executar;
	Respondido em 11/09/2020 10:00:17
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	Há uma diferença entre Marxismo e Marxiano, marque a resposta certa.
 
 
		
	
	Marxista ¿ Aqueles que são conservadores a Marx. Marxiano - É o indivíduo que se remete ao pensamento de Marx sem pertencer à interpretação heterodoxo.
	
	Marxista ¿ Aqueles que são heterodoxos a Marx. Marxiano ¿ É o indivíduo que se remete ao pensamento de Marx sem pertencer à interpretação ortodoxa.
	
	Nenhuma das respostas acima.
 
	 
	Marxista - Aqueles que acreditam na dialética da luta de classes. Marxiano - É o indíviduo ou proposição que se remete ao pensamento de Marx sem pertencer à interpretação ortodoxa do marxismo propriamente dito.
	
	Marxista ¿ Aqueles que se apropriaram das ideias de Max Weber. Marxiano ¿ Aqueles que se apropriaram dos pensamentos de Karl Marx.
	Respondido em 11/09/2020 10:01:36
	
Explicação:
Marxistas ¿ Toda linda de pensamento ligada a Marx. Marxiano ¿ Aqueles que se utilizam dos pensamentos de Marx para desenvolverem outros pensamentos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando