Buscar

Resuminho do Fichamento Claudia Layer

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curva em “u” declínio na posição e status sócio profissional seguido de uma ascenção.
Tempo de residência tende a ser proporcional à capacidade dos imigrantes para completar a curva em “U”, possibilitando a mobilidade social ascendente.
Oque explica a queda inicial do imigrante é idioma, a deficiência da transferência e reconhecimento de títulos universitários.
Curva em “L”- Declínio na posição e status sócio profissional seguido de uma constância em relação à mobilidade social, o imigrante não ascende na sociedade, exemplo comum em haitianos.
Anos 1990-2010 teve grande fluxo de imigrantes latino americanos devido à crise imobiliária que quebrou países grandes mas BR não foi tão afetado.
Transferência de competências individuais do trabalhador é deficiente uma vez que o empregador não tem total compreensão da experiência do mesmo, resultando na queda , porém eles tendem a subir rápido ( zero to hero real quick ), porém, para imigrantes com níveis de escolaridade inferiores tem uma queda mais “ suave “ mas geralmente não sobem muito ( mobilidade social ) 
Mulheres tendem a ter menores chances mobilidade social ascendente do que homens pelo fato de que quando chegam no seu país de destino têm se uma concentração em ocupações de status baixo como empregada e babá e no BR em específico, os estudos indicam que as mulheres tendem a se inserir mais no mercado informal, tornando-as vulneráveis caso tenha um baixo nível de escolaridade.
Importante analisar o tamanho do grupo de estrangeiros no mercado de destino, quando há um número grande é possível que haja preconceitos ( argumento do imigrantes roubando o trampo dos incompetente ), levando à discriminação no mercado de trabalho resultando na imobilidade social do imigrante.
País de origem do imigrantes é um fator que deve ser analisado. ( nicho étnico no trabalho, onde um grupo específico tende a trampar num ramo especifico , tipo haitiano com construção civil ou boliviano com confecção de tecido e também tem o fator do desenvolvimento econômico que é a hipótese 1.2 abaixo )
Hipotese 1.1 – estrangeiros com maior distanciamento cultural tende a ter uma mobilidade ascendente – refutado pelos dados.
Hipotese 1.2 – quanto maior o desenvolvimento econômico do país de origem, melhor o desempenho no mercado de trabalho no país de destino. Parcialmente confirmado ( parcialmente só tem dados do BR )
Homens tem uma pequena vantagem sobre a mulher no mercado de trabalho em relação à índices de mobilidade social 
Impactos do capital humano – Transferência limitada , incentivo para investimento do capital humano pela parte do imigrante é alta, uma vez q reflete bem na mobilidade social
Impacto da raça pro imigrante – Depende do país, no EUA por exemplo, os latino americanos e os negros tem maior dificuldade de ascensão comparado ao branco estadunidense e sofre mais discriminação, mas no BR, os imigrantes europeus sofrem mais discriminação do que os latino americanos e o negros.

Outros materiais