Buscar

1º simulado RH

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
		VERIFICAR E ENCAMINHAR
		Aluno: LUCIANGELA BATISTA SOUZA DA SILVA
	Matr.: 201909032417
	Disciplina: GST1711 - GESTÃO INTEGRADA DE RH 
	Período: 2020.3 EAD (GT) / SM
	
	
	
		Quest.: 1
	
		1.
		No proceso histórico, estudamos que existem fases na gestão de pessoas. Assim, aponte qual alternativa está correta sobre como elas ocorreram:
	
	
	
	
	Administração de Negócios; Departamento de folha de pagamento; Administração /Departamento de Recursos Sociais; Gestão de Pessoas; Gestão Estratégica de Pessoas.
	
	
	Gestão Estratégica de Pessoas, Valorização de pessoas; Folha de pagamento e Gestão de negócios e pessoas.
	
	
	Gestão Estratégica de Pessoas; Administração de Pessoal; Departamento Pessoal; Administração /Departamento de Recursos Humanos; Gestão de Pessoas.
	
	
	Administração de Pessoal; Divisão de Lucros e resultados, Departamento de Recursos Humanos; Gestão de Pessoas; Gestão Estratégica de Pessoas.
	
	
	Administração de Pessoal; Departamento Pessoal; Administração /Departamento de Recursos Humanos; Gestão de Pessoas; Gestão Estratégica de Pessoas.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Leia as afirmativas a seguir sobre alguns dos objetivos da Administração de Recursos Humanos: I. Um dos objetivos da ARH é ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. II. A ARH tem por objetivo proporcionar à organização empregados bem treinados e bem motivados. III. A ARH busca a reduzir a competitividade da organização. A respeito das afirmativas anteriores, marque a opção CORRETA:
	
	
	
	
	Somente as afirmativas I e III estão corretas.
	
	
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
	
	
	Somente a afirmativa II está correta.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Alguns conceitos ajudam a entender mais as implicações da Gestão de Pessoas. A que conceito está relacionado o significado do termo Gestão de Pessoas como função ou departamento?
	
	
	
	
	Constituído de Colaboradores
	
	
	Fomentador dos Talentos Humanos
	
	
	Orientador dos Empregados
	
	
	Apoiador do Capital Humano
	
	
	Órgão de Staff
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		AS EMPRESAS TEM ENCONTRADO DIFICULDADES PARA RECRUTAR CANDIDATOS QUE PREENCHAM SUAS VAGAS EM ABERTO. ELAS ESPERAM QUE OS CANDIDATOS COM O PERFIL DESEJADO RESPONDAM AS SOLICITAÇÕES, MAS NEM SEMPRE ISSO ACONTECE. PROVAVELMENTE EXISTEM VÁRIAS RAZÕES PARA QUE AS PESSOAS ESTEJAM RESPONDENDO AOS ANÚNCIOS, OU SE CANDIDATANDO À VAGAS, SEM POSSUIR OS REQUISITOS PARA TAL. ISSO TEM ACONTECIDO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS PORQUE:
	
	
	
	
	SÃO CRIADAS NOVAS FONTES DE EMPREGO, PORÉM AS EMPRESAS ANUNCIAM AS VAGAS EM JORNAIS, UTILIZANDO SOMENTE ANÚNCIOS FECHADOS, DEIXANDO EM DÚVIDA O CANDIDATO QUANTO A SUA VERACIDADE OU SERIEDADE.
	
	
	NÃO HÁ UMA INICIATIVA POR PARTE DO GOVERNO PARA PROFISSIONALIZAR E CAPACITAR PESSOAS DESEMPREGADAS PARA O MERCADO DE TRABALHO.
	
	
	O DESEMPREGO E A ESCASSEZ DE OFERTAS DE EMPREGO FAZ COM QUE QUALQUER PESSOA POSSA PARTICIPAR DE PROCESSOS SELETIVOS NAS ORGANIZAÇÕES.
	
	
	HÁ UMA INSTABILIDADE CONSTANTE NA ECONOMIA DO PAÍS, GERANDO ALTO ÍNDICE DE DESEMPREGO E AS PESSOAS TENTAM UMA RECOLOCAÇÃO NO MERCADO A TODO CUSTO, MESMO SABENDO QUE AQUELA NÃO É A SUA ÁREA DE ATUAÇÃO.
	
	
	EXISTEM POUCOS PROFISSIONAIS QUE APRESENTEM O PERFIL ADEQUADO ÀS VAGAS ANUNCIADAS PELAS EMPRESAS E NA INCERTEZA ECONOMICA, AS EMPRESAS ACABAM ADMITINDO A MÃO-DE-OBRA NÃO QUALIFICADA PARA INVESTIR POSTERIORMENTE EM TREINAMENTOS DE QUALIFICAÇÃO.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Qual o objetivo da integração social?
	
	
	
	
	Estimular competição.
	
	
	Minimizar os pontos de tensão que possam prejudicar a qualidade do ambiente de trabalho.
	
	
	Promover o afastamento dos diferentes setores da empresa.
	
	
	Desenvolver habilidades.
	
	
	Orientar fluxograma.
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		A definição: É um instrumento de capacitação, um processo educacional, que visa suprir as carências de desempenho de um determinado colaborador na execução de atribuições de um determinado cargo. Esta definição trata-se de:
	
	
	
	
	Universidade Corporativa
	
	
	Formação Profissional
	
	
	Educação Moral
	
	
	Desenvolvimento
	
	
	Treinamento
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		A origem do movimento sindical teve surgimento no séc. XVIII com o advento do capitalismo, do trabalho assalariado e dos primeiros inventos industriais na Inglaterra. Pode-se dizer que:
I. No Brasil, existem aproximadamente 18.000 sindicatos, e o que prevalece é a unicidade sindical, que determina uma base territorial, só podendo haver um sindicado representativo da categoria no município.
II. O sindicato é uma associação de caráter permanente, formada por trabalhadores ou empresários que exercem a mesma profissão ou atividade econômica, com a finalidade de defender seus interesses.
III. Embora no Brasil se estabeleça a unicidade sindical, é permitida a pluralidade sindical, ou seja, a existência de vários sindicatos, em um mesmo município, representando a mesma categoria.
A(s) afirmativa(s) está(ão) correta(s):
	
	
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	I, apenas.
	
	
	I, II e III.
	
	
	I e III, apenas.
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		Organizações de diferentes segmentos buscam formas criativas e alternativas para fomentar maior geração de resultados. Nesta lógica foram desenvolvidos sistemas e metodologias de remuneração estratégica, que visam o `desenho¿ de soluções para remuneração dos executivos e demais funcionários, aumentando o resultado das companhias. Sobre este assunto, analise os itens a seguir:
i)    Para que uma empresa implante um sistema de remuneração eficiente, é bastante relevante o atendimento de critérios chaves que, além de organizar cronologicamente cada fase do processo, tornam a implantação mais robusta e eficaz
ii)    Empresas prestadoras de serviços ou empresas que industrializam produtos não podem se utilizar dos mesmos modelos, uma vez que o foco essencial da implantação de um sistema de remuneração está associado ao funcionário e sua satisfação;
iii)    Alguns ajustes são pontos estratégicos, visto que ao mesmo tempo que as companhias prezam pela satisfação de seu staff, não se pode desconsiderar que o fato gerador de programas deste tipo são a busca da satisfação do cliente e a  produtividade,
Sobre os itens acima, é correto afirmar que:
	
	
	
	
	Todos os itens são falsos. 
	
	
	Apenas o (ii) está errado. 
	
	
	Todos os itens são verdadeiros. 
	
	
	Apenas o (i) está correto. 
	
	
	Apenas o (iii) está correto.
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		O art. 21 da Lei nº 8.213/91 equipara acidente de trabalho ao acidente ligado ao trabalho que, embora não tenha sido a causa única, haja contribuído diretamente para a morte do segurado, para redução ou perda da sua capacidade para o trabalho, ou produzido lesão que exija atenção médica para a sua recuperação; segundo o enunciado temos as seguintes alternativas: I - ato de agressão, sabotagem ou terrorismo praticado por terceiro ou companheiro de trabalho; II - ofensa física intencional, inclusive de terceiro, por motivo de disputa relacionada ao trabalho; III - ato de imprudência, de negligência ou de imperícia de terceiro ou de companheiro de trabalho; Marque a alternativa correta:
	
	
	
	
	Todas estão corretas
	
	
	todas estão erradas
	
	
	Estão corretas somente II e III
	
	
	Estão corretas somente I e II
	
	
	Estão corretas somente I e III
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		Segundo o emérito referencial teórico Chiavenato, Idalberto (2000), as origens e o crescimento dos planos de serviços e benefícios sociais, devem-se aos fatores relacionados a atitude do empregador no que concerne aos custos da remuneração total, custos proporcionais dos benefícios, oferta do mercado e o seu papel em atrair, reter e motivar pessoas talentosas, por
sua vez para a força de trabalho, são analisados em termos de equidade e adequação às suas necessidades pessoais. Com relação às origens e o desenvolvimento dos planos de benefícios sociais, avalie as afirmações seguintes. I. Competição entre as empresas na disputa pelos recursos humanos seja para atraí-los ou para mantê-los. II. Exigências da legislação trabalhista e previdenciária. III. Exigências da legislação da tributária e sindical. É correto o que se afirma em
	
	
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	III, apenas.
	
	
	I, apenas.
	
	
	I, II e III.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais