Buscar

questoes miologia com gabarito

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido 3 
(Essa atividade deve ser enviada para as monitoras até dia 23/09/2020 as 23:59 horário de MT) 
MIOLOGIA 
 
1. Qual o ramo de estudo da miologia? É o estudo descritivo de músculos e estruturas acessórias que funcionam para movimentar ossos e articulações. 
2. Nos organismos multicelulares, quais são as propriedades das fibras musculares? Excitabilidade, contratilidade, extensibilidade e elasticidade.
3. Conceitue o termo músculo. São órgãos constituídos por tecido muscular especializado em contrair e relaxam em resposta a estímulos nervosos.
4. O sistema muscular se desenvolve em qual folheto embrionário? Mesoderme. 
5. Quais são as principais características do tecido muscular? Conceitue-as. Excitabilidade = capacidade de receber e responder à estímulos. Contratilidade = capacidade de encurtar e espessar (contração). Extensibilidade = capacidade de distender (extensão). Elasticidade = capacidade de retornar a forma original após contração ou extensão. 
6. O que são fibras musculares vermelhas e brancas? Fibras vermelhas: Também conhecidas como tipo I, as fibras vermelhas são mais comumente usadas em atividades que demandem intensidade baixa à moderada, com longa duração, e de forma lenta. Elas necessitam de um maior fornecimento sanguíneo. Seu metabolismo é o aeróbico, o qual permite que o músculo seja utilizado para trabalhos de resistência. Fibras brancas: De contração rápida, as fibras do tipo II têm maior diâmetro quando comparadas as fibras vermelhas. Possuem um metabolismo anaeróbico, elas são mais usadas quando o indivíduo exerce atividades de curta duração e com alta intensidade, velocidade e força.
7. Como são divididas as fibras musculares segundo suas classificações morfológicas e funcionais? Fibras do tipo I; Fibras do tipo IIa; Fibras do tipo IIb.
8. Conceitue os termos acima e dê pelo menos um exemplo de cada. Fibras de contração lenta, também chamadas de fibras ST ou Tipo I. As fibras ST têm um tempo de contração lento, mas uma alta resistência à fadiga. Essas fibras musculares usam respiração aeróbica para energia. Isso proporciona um alto nível de resistência. Músculos de contração lenta são usados para atividades aeróbicas que exigem um baixo nível de esforço durante um longo período de tempo. Você está usando músculos de contração lenta para atividades como sentar ou andar. Fibras de contração rápida, também chamadas de fibras FT ou Tipo II, têm um tempo de contração rápido, mas são rápidas à fadiga. Existem três tipos diferentes de músculos de contração rápida. A fibra muscular do tipo IIa tem um tempo de contração moderadamente rápido e uma resistência relativamente longa à fadiga. A fibra muscular do tipo IIx tem um tempo de contração rápido e uma resistência moderada à fadiga. Por fim, as fibras musculares do tipo IIb têm um tempo de contração muito rápido, mas cansam muito rapidamente. Fibras musculares de contração rápida usam respiração anaeróbica para energia. Os músculos de contração rápida são usados para atividades anaeróbicas que exigem força elevada, como correr ou pular.
9. O que são anexos musculares? E quais são eles? Anexos Musculares: São estruturas que contém líquido sinovial e permitem aos tendões o deslizamento sem atrito durante o movimento das articulações. – Bainhas sinoviais: abraçam os tendões, deixando um mesotendão. – Bolsas sinoviais: interpõem-se entre o tendão e o osso. 
10. Qual a definição para estrias transversais? São faixas alternadas transversais, claras e escuras. Essa estriação resulta do arranjo regular de microfilamentos formados pelas proteínas actina e miosina, responsáveis pela contração muscular.
11. Conceitue origem e inserção. A origem geralmente é a extremidade proximal do músculo e que permanece fixa durante a contração, ou seja, é a extremidade presa ao osso que não se desloca (ponto fixo). A inserção é a extremidade distal do músculo que se movimenta durante a contração, ou seja, é a extremidade presa ao osso que se desloca (ponto móvel). 
12. Quais são os elementos ativos e passivos do movimento esquelético? Ativos: músculos e articulações, passivo: tendões, ossos e cartilagens. 
13. Quais as funções musculares? Proteção de movimentos corporais, estática corporal, estabilidade articular, regulação de volume e continência dos órgãos e produção de calor.
14. Conceitue hipertrofia e atrofia. Hipertrofia: significa o aumento de massa muscular, atrofia: diminuição do volume de células musculares.
15. Esquematize um músculo monogástrico e descreva como é dividido. 
16. Como os músculos são classificados? Podem ser classificados quanto: a forma do musculo e arranjo de suas fibras, quanto a origem, quanto ao numero de ventre muscular, quanto a ação ou função.
17. Quais os músculos que abrem a boca? Quais fecham? E quais são os responsáveis pela mastigação? Musculo masseter, temporal, pterigoide medial e lateral 
18. Quais os músculos do cíngulo torácico? M. Romboide, M. Esplenico, M. Dentado cervical, M. Trapezio, M. Esternocefalico, M. Braquiocefalico, M. Omotransverso e M. Grande dorsal ou latíssimo do dorso.
19. Quais músculos formam o tendão calcâneo? Gastrocnêmio, músculo flexor digital, gracil, semitendinoso e bíceps femoral
20. São músculos do membro pélvico, exceto: ANULADA 
a) Músculo gastrocnêmio 
b) Músculo reto femoral 
c) Músculo pectíneo 
d) Músculo poplíteo 
e) Músculo tensor da fáscia lata 
21. Monogástrico, Digástrico e Poligástrico são exemplos de classificações quanto ao número de: C
a) Pontos de origem do músculo 
b) Pontos de inserção do músculo 
c) Ventres musculares 
d) Sentidos de fibras musculares 
e) Ações desempenhadas pelo músculo

Continue navegando