Buscar

AVS POLITICAS PUBLICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCACAO ATUALIZADA

Prévia do material em texto

Disc.: POLÍTICAS PÚBLICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDU. BÁSICA   
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A Constituição Federal de 1988 é o conjunto de normas que regula o Estado Brasileiro e, assegura o direito à educação, estabelecendo que é responsabilidade do Estado garanti-lo. Assim, de acordo com o Art. 208. , o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:
		
	 
	educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria;
	
	atendimento ao educando, na educação infantil, por meio de programas suplementares de alimentação.
	
	oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educador;
	
	atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, exclusivamente na rede regular de ensino;
	
	ensino fundamental facultativo e gratuito, principalmente para todos que não tiveram acesso na idade própria;
	Respondido em 11/09/2020 20:11:26
	
	Explicação:
De acordo com o Art. 208.  da Constituição Federal de 1988, o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:
        I -  educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria;
        II -  progressiva universalização do ensino médio gratuito;
        III -  atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino;
        IV -  educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade;
        V -  acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um;
        VI -  oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando;
        VII -  atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Na trajetória da legislação brasileira, o tema Educação foi abordado em diferentes épocas, com maior ou menor ênfase. Em relação a essa trajetória, assinale, abaixo, a alternativa correta:
		
	
	Uma lei voltada totalmente para a Educação foi prevista apenas na Constituição de 1988.
	
	Apenas na Constituição de 1946 encontramos artigos e/ou incisos que tratam da educação.
	 
	Em  1961, foi publicada oficialmente a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 
	
	A LDB de 1996 reafirma o direito à Educação, definindo-a como dever apenas do Estado.
	
	Uma nova LDB está prevista para vigorar a partir de 2021, onde a Educação passará a ser papel da família.
	Respondido em 12/09/2020 16:56:44
	
	Explicação:
A primeira Constituição Brasileira a cogitar uma lei de diretrizes para a Educação foi a de 1934, mas, na Constituição do império já encontramos um artigo voltado para a Educação. Em 1961, foi publicada a Lei n. 4.024/61, oficialmente a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A LDB de 1996 reafirma o direito à Educação, definindo-a como dever da família e do Estado, inspirada nos princípios da liberdade e nos ideais de solidariedade humana, buscando o pleno desenvolvimento do educando.
	
		3a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	A Educação Brasileira está permeada por uma dualidade, que se expressa no confronto entre a unificação de sua  oferta e o respeito à pluralidade nacional.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A Educação Inclusiva vêm buscando assegurar o direito à educação plena aos seus alunos, lutando desde tempos imemoriais para garantir àqueles que precisam frequentá-las o direito de acesso e de permanência no sistema de ensino com o devido alcance aos conhecimentos aos quais têm direito.
PORQUE
II. A LDB e toda a legislação complementar na área de educação têm sido plenamente capazes de superar dificuldades  relacionadas à inclusão, que há muito tempo já não fazem mais parte da nossa sociedade.
 
		
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	 
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	Respondido em 23/09/2020 18:59:16
	
	Explicação:
Seja para o prosseguimento dos estudos ou para uma formação mais completa, o direito das pessoas em aprender dentro dos seus ritmos e das suas possibilidades não vem sendo respeitado, já que, com frequência, não lhes são oferecidas as condições mínimas para seguir. Nem a LDB, nem a legislação complementar têm sido capazes de superar esses problemas, incrustados em nossa sociedade e, por isso, difíceis de enfrentar.
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Vivemos em uma sociedade dividida em classes desiguais, com necessidades, atribuições políticas e reconhecimentos diferentes. Observe a figura:
 
Fonte: https://petletras.paginas.ufsc.br/category/sem-categoria/page/3/, Acesso em 03/09/2020.
A cerca da situação de desigualdade social, enfrentada no Brasil e em diversos locais do mundo, quando nos referimos à Educação, assinale a alternativa CORRETA, do ponto de vista de um funcionamento adequado do Estado:
 
		
	
	No Brasil, pressupõe-se que todas as crianças tenham acesso à educação e vemos isso de fato, na prática, quando pensamos que temos a plena aplicação do conceito de equidade presente na legislação.
	
	Todos os seres humanos saudáveis possuem as mesmas oportunidades de se desenvolver, uma vez que o meio que os cercam proporcionam iguais condições e não influenciam significativamente em seu potencial.
	 
	Entender o Estado pressupõe compreender as relações sociais que o compõem e as diferentes demandas que existem, adaptando às ações prioritárias em função da necessidade de equidade e justiça social.
	
	Equidade pode ser entendida como a aplicação das mesmas medidas a todos componentes da sociedade, já que estes são seres pensantes e plenamente capazes de se desenvolver, sem diferenças.
	
	Não é correto que as pessoas que mais precisam sejam tratadas de forma diferente, pois as famílias que possuem melhores condições de vida, trabalharam muito para isso e devem usufruir de seu sucesso.
	Respondido em 23/09/2020 18:59:24
	
	Explicação:
Vivemos em uma sociedade dividida em classes desiguais, com necessidades, atribuições políticas e reconhecimentos diferentes. Entender o Estado pressupõe compreender as relações sociais que o compõem e a demanda de maneiras diversas de acesso às necessidades básicas do cidadão. Não é possível, por exemplo, imaginar que um adolescente trabalhador terá as mesmas oportunidades de outro com a mesma idade que se dedica somente aos estudos. Por isso, as políticas públicas são importantes para promover uma equidade de oportunidade.
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Na Lei de Diretrizes e Base da  Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996), há alguns artigos que se referem às atribuições específicas de cada Unidade da Federação.
No artigo 11, encontramos o seguinte inciso:
"V - oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino."
A quem cabe essa atribuição?
		
	
	Ao Legislativo.
	 
	Aos Municípios.
	
	À União.
	
	Às ONGs.
	
	Ao Estado.
	Respondido em 12/09/2020 17:00:52
	
	Explicação:
O artigo 11 da LDB informa que essaé uma atribuição dos municípios.
Art. 11. Os Municípios incumbir-se-ão de:
I - organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados;
II - exercer ação redistributiva em relação às suas escolas;
III - baixar normas complementares para o seu sistema de ensino;
IV - autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino;
V - oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino.
VI - assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal. (Incluído pela Lei nº 10.709, de 31.7.2003)
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Não há uma única nem mellhor definição sobre o que seja uma política pública. Contudo, alguns autores apresentam algumas ideias sobre o que possa ser Política Pública. Contudo, podemos compreender Políticas públicas enquanto:
		
	
	desdobramentos dos trabalhos baseados em teorias políticas sobre o Governo e suas motivações ideológicas
	
	desdobramentos das teorias explicativas sobre o Estado e sobre o Governo, produtor por excelência das políticas públicas.
	
	desdobramentos dos trabalhos baseados em teorias explicativas sobre o Estado e sobre o papel do Presidente e seus aliados políticos e partidários
	
	desdobramentos das tensões ideológicas e partidárias Estado  do Governo
	 
	o conjunto de programas, ações e decisões tomadas pelos governos (federal, estadual e municipal), com a participação direta ou indireta de entes públicos ou privados, que visam a assegurar determinados direitos de cidadania para diversos grupos ou segmentos da sociedade. 
	Respondido em 23/09/2020 18:59:32
	
	Explicação:
Não há uma única nem melhor definição sobre o que seja uma política pública. Contudo, alguns autores apresentam algumas ideias sobre o que possa ser Política Pública. Contudo, podemos dizer que políticas públicas são o conjunto de programas, ações e decisões tomadas pelos governos (federal, estadual e municipal), com a participação direta ou indireta de entes públicos ou privados, que visam a assegurar determinados direitos de cidadania para diversos grupos ou segmentos da sociedade.
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Há diferentes tipos de políticas, com destinações, objetivos e processos distintos. Ou seja, as políticas públicas possuem objetivos, abrangências e metas diferentes e são, por isso, estruturadas em uma tipologia voltada ao reconhecimento e à compreensão dessas distinções. As Políticas Públicas redistributivas consistem em redistribuição de renda na forma de recursos e/ou de financiamento de equipamentos e serviços públicos. É um exemplo de Políticas Redistributivas:
		
	 
	FUNDEB 
	
	LDB
	
	BNCC
	
	Constituição Federal de 1988
	
	PNE
	Respondido em 12/09/2020 17:06:04
	
	Explicação:
Há diferentes tipos de políticas, com destinações, objetivos e processos distintos. Ou seja, as políticas públicas possuem objetivos, abrangências e metas diferentes e são, por isso, estruturadas em uma tipologia voltada ao reconhecimento e à compreensão dessas distinções. As Políticas Públicas redistributivas consistem em redistribuição de renda na forma de recursos e/ou de financiamento de equipamentos e serviços públicos. O FUNDEB é exemplo de Políticas Redistributivas
	
		8a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	(IFT - MATO GROSSO - 2019) - Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação n. 9394/96, a educação escolar está composta dos seguintes níveis:
		
	 
	Educação básica, compreendendo as seguintes etapas: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; e a educação superior, compreendendo graduação e pós-graduação.
	
	Educação básica, compreendendo o ensino fundamental e médio; a educação profissional e o ensino superior.
	 
	Educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior.
	
	Educação básica; ensino superior nas modalidades semipresencial e a distância; pós-graduação a níveis de lacto e stricto sensu.
	
	Educação básica, superior e complementar.
	Respondido em 12/09/2020 17:06:31
	
	Explicação:
Educação básica, compreendendo as seguintes etapas: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; e a educação superior, compreendendo graduação e pós-graduação.
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	(ENADE - PEDAGOGIA - 2008)
O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi publicado em 1932 e assinado por 26 educadores brasileiros, entre eles Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho. Nos trechos a seguir, aparecem algumas de suas principais ideias. Mas, do direito de cada indivíduo à sua educação integral, decorre logicamente para o Estado que o reconhece e o proclama, o dever de considerar a Educação, na variedade de seus graus e manifestações, como uma função social e eminentemente pública, que ele é chamado a realizar, com a cooperação de todas as instituições sociais. A consciência desses princípios fundamentais da laicidade, gratuidade e obrigatoriedade, consagrados na legislação universal, já penetrou profundamente os espíritos, como condições essenciais à organização de um regime escolar, lançado, em harmonia com os direitos do indivíduo, sobre as bases da unificação do ensino, com todas as suas consequências.
Observando a dinâmica das políticas públicas e a influência do Manifesto, podemos apontá-lo como:
		
	
	Autoritário, já que defendia a obrigatoriedade escolar.
	
	Conservador, na medida em que entendia a educação pública como privilégio.
	
	Libertário, pois pregava o fim do Estado.
	 
	Inovador, pois compreendia a Educação como um direito social.
	
	Elitista, porque pregava a dualidade do sistema de ensino.
	Respondido em 12/09/2020 17:08:22
	
	Explicação:
Inovador, pois compreendia a Educação como um direito social.
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A Resolução nº 2, de  20 de Dezembro de 2019 , define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Dentre outras coisas, essa resolução reforça:
 
 
		
	
	a dicotomia teoria e prática
	
	o papel do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para a formação docente
	
	o dimensão teórica como exclusiva da formação docente
	
	a dicotomia ensino-pesquisa
	 
	o papel da prática na formação do professor
	Respondido em 23/09/2020 18:57:23
	
	Explicação:
A Resolução nº 2, de  20 de Dezembro de 2019 , define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Dentre outras coisas, essa resolução reforça o papel da prática na formação do professo
Disc.:
 
POLÍTICAS PÚBLICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDU. BÁSICA
 
 
 
 
 
 
1
a
 
 
Questão
 
Acerto:
 
1,0
 
/
 
1,0
 
 
A Constituição Federal de 1988 é o conjunto de normas que regula o Estado Brasileiro e, 
assegura o direito à educação, estabelecendo que é responsabilidade do Estado garanti
-
lo. 
Assim, de acordo com o Art. 208. , o dever do Estado com a educação será efeti
vado 
mediante a garantia de:
 
 
 
 
 
educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive 
sua oferta gratuita para todos os que 
a ela não tiveram acesso na idade própria;
 
 
atendimento ao educando, na educação infantil, por meio de programas 
suplementares de alimentação.
 
 
oferta de ensino noturno regular, adequ
ado às condições do educador;
 
 
atendimento educacional especializado aos portadoresde deficiência, 
exclusivamente na rede regular de ensino;
 
 
ensino fundamental facultativo e gratuito, principalmente para todos que não 
tiveram acesso na idade própria;
 
Respondido em 11/09/2020 20:11:26
 
 
Explicação:
 
De acordo com o Art. 208.
 
 
da Constituição Federal de 1988, o
 
dever do Estado com a educação será efetivado 
mediante a garantia de:
 
 
 
 
 
 
 
 
I 
-
 
 
educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, 
assegurada inclusive su
a oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria;
 
 
 
 
 
 
 
 
 
II 
-
 
 
progressiva universalização do ensino médio gratuito;
 
 
 
 
 
 
 
 
 
III 
-
 
 
atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede
 
regular 
de ensino;
 
 
 
 
 
 
 
 
 
IV 
-
 
 
educação infantil, em creche e pré
-
escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade;
 
 
 
 
 
 
 
 
 
V 
-
 
 
acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de 
cada um;
 
 
 
 
 
 
 
 
 
VI 
-
 
 
oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando;
 
 
 
 
 
 
 
 
 
VII 
-
 
 
atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas 
suplementares de material didático
-
escolar, transporte, alimentação e assistência à s
aúde.
 
 
 
 
2
a
 
 
Questão
 
Acerto:
 
1,0
 
/
 
1,0
 
 
Na trajetória da legislação brasileira, o tema Educação foi abordado em diferentes épocas, com maior ou menor ênfase. Em 
relação a essa trajetória, assinale, abaixo, a alternativa correta:
 
 
 
 
Uma lei voltada totalmente para a Educação foi prevista apenas na Constituição de 1988.
 
 
Apenas na Constituição de 1946 encontramos artigos e/ou incisos que tratam 
da educação.
 
 
 
Em 
 
1961, foi publicada oficialmente a primeira Lei de Diretrizes e Bases d
a Educação Nacional.
 
 
 
A LDB de 1996 reafirma o direito à Educ
ação, definindo
-
a como dever apenas do Estado.
 
 
Uma nova LDB está prevista para vigorar a partir de 2021, onde a Educação passará a ser papel da família.
 
Respondido em 12/09/2020 16:56:44

Continue navegando