Buscar

Disciplina Educação e Diversidade

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Educação e Diversidade (EDU02)
	Avaliação:
	Avaliação I 
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A ética emancipatória dos direitos humanos demanda transformação social, a fim de que cada pessoa possa exercer, em sua plenitude, suas potencialidades, sem violência e discriminação. É a ética que vê no outro um ser merecedor de igual consideração e profundo respeito, dotado do direito de desenvolver as potencialidades humanas, de forma livre, autônoma e plena. Enquanto um construído histórico, os direitos humanos não traduzem uma história linear, não compõem uma marcha triunfal, e tampouco uma causa perdida. Todavia, refletem, a todo tempo, a história de um combate, mediante processos que abrem e consolidam espaços de luta pela dignidade humana (PIOVESAN, 2008). No que se refere à garantia dos direitos humanos, é necessária uma transformação social no sentido da construção de uma postura ética e da promoção da igualdade e respeito às diversidades. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A conquista dos direitos humanos é resultado da luta de movimentos sociais que buscaram garantir o acesso de todos à cidadania.
(    ) A conquista dos direitos humanos é resultado da luta de movimentos sociais.
(    ) A conquista dos direitos humanos é resultado da luta de movimentos sociais e à cidadania
(    ) A conquista dos direitos humanos é resultado da luta de movimentos sociais, mas não é o acesso de todos à cidadania.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PIOVESAN, Flávia. Ações afirmativas no Brasil: desafios e perspectivas. In: Estudos Feministas. Florianópolis: Revista Estudos Feministas, 2008.
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	2.
	A escola inclusiva, cujo espaço não possui campos demarcados, do tipo aqui estão os alunos "normais" e ali os "especiais" ou os "incluídos", como se escuta com frequência, põe em construção uma pedagogia que não é nem diluída, face às necessidades educacionais especiais de alguns alunos, nem extremamente demarcada ou terapêutica, em que se acaba por acentuar as distinções pessoais (BEYER, 2006, p. 75-76). Sobre as políticas de inclusão, analise as sentenças a seguir:
I- No Brasil, há uma política de inclusão que norteia esses processos nas escolas, a concepção da política inclusiva aponta para a necessidade de superar a visão excludente do sujeito com necessidades especiais. 
II- No Brasil, não há uma política de inclusão que norteia esses processos nas escolas, a concepção da política inclusiva aponta para a necessidade de superar a visão excludente do sujeito com necessidades especiais. 
III- No Brasil, há uma política de inclusão que norteia esses processos nas escolas. 
IV- No Brasil, a concepção da política inclusiva aponta para a necessidade de superar a visão excludente do sujeito com necessidades especiais.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BEYER, Hugo Otto. Da integração escolar à educação inclusiva: implicações pedagógicas. In: BAPTISTA, Cláudio Roberto. Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Mediação, 2006, p. 75-76.
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	3.
	Quanto aos problemas raciais, das diferenças da exclusão e da inclusão social, é preciso pensar em como estes poderiam ser sanados, ou ao menos amenizados, principalmente quando as ocorrências se dão no ambiente escolar. No que concerne à sua solução, poder-se-ia levantar uma hipótese sobre uma possível solução. Sobre o que poderia constituir solução(ões), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na educação de base, ou seja, desde pequenos, aprender a conviver e a respeitar as diferenças.
(    ) Obrigar a comunidade ao respeito às diferentes etnias.
(    ) Aplicar castigos às crianças (na escola) que não cumprem as determinações legais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	F - F - V.
	4.
	O debate sobre diversidade trouxe para as escolas de ensino regular novos sujeitos, até então restritos a outros espaços escolares. A política de inclusão tornou mais desafiador para educadores e gestores levar o discurso do respeito à diversidade para a prática. Sobre o paradigma da inclusão,analise as sentenças a seguir:
I- O ensino inclusivo é para todas as pessoas, sem exceção.
II- Para adotar o modelo de um ensino inclusivo, a escola não necessita se reestruturar.
III- A educação inclusiva está pautada no princípio da heterogeneidade.
IV- Na escola inclusiva, todos obtêm benefícios na aprendizagem.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	5.
	Na concepção inclusiva, quando acentuamos a importância de assegurar os direitos do cidadão, nos referimos à possibilidade de incluir não só as pessoas ditas deficientes, mas todas as pessoas vistas como ?diferentes?. Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A educação inclusiva tem como princípio garantir somente o atendimento das pessoas com necessidades educacionais.
(    ) O desafio da educação inclusiva é compreendê-la não somente como o acesso à escola, mas como a conquista da educação como direito de todos. 
(    ) A base para uma educação inclusiva é a valorização da diversidade como condição humana.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	V - V - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	F - V - V.
	6.
	O termo diversidade está ganhando mais espaço em diferentes abordagens e contextos sociais. A diversidade representa muito mais que as mitiliculturas, diferentes classes sociais e orientações sexuais. O debate sobre diversidade cultural trouxe às escolas de ensino regular novos sujeitos, até então restritos a outros espaços escolares, tornando a expressão política de inclusão mais expansiva. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As políticas públicas garantem que as escolas brasileiras preconizem os direitos dos alunos e evidenciem trajetos e lutas que os sujeitos conquistaram ao longo do tempo.
	 b)
	A política de inclusão, por si só, não garante a inclusão como realidade nas escolas brasileiras. O trajeto a ser percorrido coloca diante de nós, educadores, a superação de barreiras construídas ao longo de anos de exclusão e preconceito social e cultural.
	 c)
	Quanto aos sujeitos com limitações, sabemos que as políticas públicas são extremamente dominadas por pessoas que são colocadas no contexto social e cultural.
	 d)
	Na política de direito e deveres, as leis de inclusão de direitos não estão relacionadas a crianças com deficiência, e sim com crianças mais afortunadas.
	7.
	As diferentes culturas foram e vêm sendo construídas por um processo histórico e político. Nesse sentido, segundo Aquino (2002, p. 16), ?[...] somos todos iguais como seres humanos. Por isso, devemos combater qualquer forma de descriminação e de arrogância, agindo solidariamente uns com os outros.? Isto PORQUE todo e qualquer sujeito está no mundo não apenas para continuar com a evolução de sua espécie, mas para ser útil e engajado democraticamente na sociedade. Sobre o exposto nesta questão, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: AQUINO, Julio Groppa. A desordem na relação professor-aluno: indisciplina, moralidade e conhecimento. In: AQUINO, Julio Groppa (Org). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 2002.
	 a)
	Na sua forma de agir com relação ao outro, o ser humano pode fazê-lo de maneira a não permitir que a discriminação exista.b)
	A discriminação, o preconceito e a arrogância são atos impensados, por isso são parte da natureza humana, o que permite que se diga que o ser humano sempre tende a trabalhar pela perpetuação da desigualdade.
	 c)
	A maneira de agir do ser humano com relação ao outro se dá de um modo que a discriminação se concretize em todos os seus atos.
	 d)
	O ser humano é, por natureza, discriminador com relação ao outro, por isso os atos humanos sempre ocorrem de maneira discriminatória.
	8.
	Inicialmente, Carvalho (2004, p. 115), no que se refere à escola inclusiva, nos aponta algumas de suas funções que buscam atender a essa necessidade de educação, seja desenvolver culturas, políticas e práticas inclusivas, marcadas pela responsabilidade e acolhimento que oferece a todos os que participam do processo educacional escolar; promover todas as condições que permitam responder às necessidades educacionais especiais para a aprendizagem de todos os alunos de sua comunidade; criar espaços dialógicos entre os professores para que, semanalmente, possam reunir-se como grupos de estudo e de troca de experiências; entre outras. Desse modo, aponta-se que essa nova concepção não nega que os alunos tenham problemas em seu desenvolvimento. No entanto, a ênfase consiste em oferecer ao aluno uma mediação. A finalidade primordial é analisar o potencial de aprendizagem, como sujeito integrado em um sistema de ensino regular, avaliando ao mesmo tempo quais os recursos que necessita para que sua evolução seja satisfatória. O conceito de necessidades educativas especiais remete às dificuldades de aprendizagem e também aos recursos educacionais necessários para atender a essas necessidades e evitar dificuldades (CARDOSO, 2003, p. 19-20). Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A educação inclusiva deve atender a todos através de uma pedagogia voltada para a criança.
II- A inclusão é entendida como uma forma de repensar a educação e transformar a sociedade, ou seja, a inclusão é social, não é tarefa apenas para o professor em sala de aula, mas para toda a sociedade. 
III- A educação inclusiva deve atender a todos através de uma pedagogia voltada para a criança e não pode ser aspecto de inclusão social.
IV- A educação inclusiva deve atender a todos através de uma pedagogia voltada para a criança. A inclusão não é entendida como uma forma de repensar a educação e transformar a sociedade, ou seja, a inclusão é social e não é tarefa apenas para o professor em sala de aula, mas para toda a sociedade.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CARVALHO, Rosita Edler. Educação Inclusiva: com os pingos nos "is". Porto Alegre: Mediação, 2004.
CARDOSO, M. Aspectos históricos da educação especial: da exclusão à inclusão: uma longa caminhada. In: MOSQUERA, J. M.; STOBAÜS, C. (Org.). Educação especial: em direção à educação inclusiva. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	9.
	A Constituição Brasileira de 1988 e tantos documentos e outras leis dela advindos insistem em mostrar que a sociedade brasileira formou-se a partir de um processo de miscigenação; portanto, a partir de indivíduos diferentes étnica e culturalmente. No entanto, a sociedade, de um modo geral, e talvez até involuntariamente, tende ao seguimento dos padrões do Velho Mundo, em que predominam os brancos. O papel mais importante é o do homem, o cristianismo é a religião predominante, o heterossexualismo é o bem aceito, discriminando-se, a seu turno, os que não se encaixam nesses padrões. Acerca da diversidade, sua origem e a necessidade de superação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:  
(    ) A LDB de 1996 preconiza o princípio da igualdade de condições para o acesso à escola e o pluralismo de ideias.
(    ) A escola brasileira apresenta um grande número de alunos com origens étnico-raciais diferentes, mas os livros didáticos (a maioria destes) apresenta visões estereotipadas dos diversos grupos constituintes da sociedade.
(    ) Os professores, no ambiente escolar, tratam igualitariamente os diferentes valores culturais, próprios do contexto da criança e do adolescente.
(    ) Para que ocorra a verdadeira mudança, no que concerne à diversidade, é importante que as práticas pedagógicas tenham as diferenças como alicerce.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da União], Poder Legislativo,  23 dez. 1996, p. 27833. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 11 maio 2017.
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	10.
	No Brasil, existe uma política de inclusão que dá uma direção, para certos processos nas escolas. A concepção da política de inclusão aponta para a necessidade de superar a visão excludente do sujeito com necessidades especiais. Para atingir alguns propósitos, a inclusão é entendida como uma forma de repensar a educação e ser transformadora na sociedade, ou seja, a inclusão é social, não é tarefa apenas para o professor em sala de aula, mas para toda a sociedade. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Num país que não prioriza a diversidade cultural, mesmo que supere os processos de inclusão, este processo é tarefa do educador e não da família.
	 b)
	Existe uma educação inclusiva que garante os direitos da criança, mas sabemos que a inclusão é um fator social, e depende da compreensão de cada educador para saber lidar a fatos de exclusão e inclusão social.
	 c)
	A educação que busca igualdade inclusiva, permite o aluno escolher sua forma de estudar, seu jeito de entender o  mundo, e consegue fazer uma análise dos propósitos, mesmo sendo crianças e não precisando ter idade para decidir.
	 d)
	A educação inclusiva deve atender a todos através de uma pedagogia voltada para a criança. Dessa forma, a inclusão é fundamental para compreender a questão da diversidade na educação.
Parte inferior do formulário

Continue navegando