Buscar

Questão 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 3/10 - Filosofia da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
"As grandes navegações, iniciadas no final do século XV, mostraram os limites presentes na Geografia de Cláudio Ptolomeu [...]. As dificuldades enfrentadas pelos navegadores não podiam ser resolvidas sem a observação direta dos fenômenos".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, José Maurício de. História da filosofia e tradições culturais: um diálogo com Joaquim de Carvalho. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001. p.36-37.
De acordo com o fragmento de texto e com os conteúdos abordados no livro-base Fundamentos Filosóficos da Educação, assinale a alternativa que indica uma das perspectivas metodológicas da ciência moderna em seus primórdios:
Nota: 10.0
	E	Racionalismo.
Você acertou!
Comentário: "É por isso que a filosofia moderna tomou como principal fundamento a questão do conhecimento. Antes de afirmar algo como verdadeiro, era necessário explicar como e por que a razão poderia alcançar a verdade. Duas grandes correntes de pensamento procuram dar respostas a esses questionamentos: o racionalismo e o empirismo" (livro-base, p. 35).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais