Buscar

Paz de Vestfália e Guerra dos Trinta Anos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 7/10 - História, Política, Economia e Cultura na Sociedade Moderna
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“A Paz de Vestfália de 1648 refere-se a um conjunto de tratados que encerrou a Guerra dos Trinta Anos, iniciada com a intensificação da rivalidade política entre o Imperador Habsburgo do Sacro Império Romano-Germânico e as cidades-Estado luteranas e calvinistas no território do Norte da atual Alemanha que se opunham ao seu controle”. 
Considerando o fragmento de texto e o livro-base Percursos da História Moderna, no que se refere à Guerra Trinta Anos, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	B	
O acontecimento considerado como o estopim da Guerra dos Trinta Anos ficou conhecido como Defenestração de Praga.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque: “Esses conflitos ultrapassaram as então mal definidas fronteiras nacionais e transformaram-se em uma guerra de grandes dimensões: a chamada Guerra dos Trinta Anos, cujo estopim foi um episódio ocorrido em 23 de maio de 1618 na região da Boêmia (atual República Tcheca), que então fazia parte do Sacro Império Romano-Germânico (cujo imperador era católico). O episódio, que ficou conhecido como Defenestração de Praga, ocorreu quando nobres luteranos da Boêmia, revoltados com a decisão do imperador Rudolf II (1552-1612) de demolir igrejas luteranas, invadiram o castelo e jogaram pela janela alguns representantes do governo. O incidente, de causas aparentemente religiosas (pois diz-se que lutavam pela liberdade de culto) e locais, adquiriu grandes dimensões, desencadeando uma violenta guerra, na qual se envolveram os atuais Países Baixos, a Alemanha, o então Império Sueco e a França, além de, indiretamente, a Espanha — que financiou e apoiou os imperadores católicos do Império Germânico”. (livro-base, p. 61)

Outros materiais