Buscar

Apol 2 Aspc da Humanidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Aspectos das Humanidades na Educação Física
Leia o excerto de texto a seguir:
“Temos o poder de pensar, de gesticular, de perceber enquanto nos movemos e que, segundo o filósofo, não são instâncias separadas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRANCO, Marcel Alves; MENDES, Maria Isabel Brandão de Souza. Fenomenologia e Educação Física: uma revisão dos conceitos de corpo e motricidade. Motrivivência, v. 27, n. 45, p.209-218, set. 2015, p. 214.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Fenomenologia e Educação Física: uma revisão dos conceitos de corpo e motricidade sobre o conceito de esquema corporal, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	em associação com o tempo, trata das relações do corpo com o passado, o presente e o futuro.
	
	B
	está ligado à realização da existência do corpo em sua função geral, que existe e é acessível à doença.
	
	C
	refere-se à ocupação do corpo no espaço, relacionando-se com e percebendo o mundo.
Você acertou!
Comentário: “O que nos remete diretamente ao esquema corporal, que condiz ao ‘sistema de equivalências’, ou seja, a ocupação do corpo no espaço, respondendo à solicitação do mundo, intencionando-o, relacionando-se com ele a partir dos seus gestos, movimentos, e percebendo-o por meio desta experiência. ” (Texto-base, p. 212-3).
	
	D
	em se tratando da abordagem cultural, é a expressão que o corpo faz da linguagem em si.
	
	E
	é o meio pelo qual a aprendizagem humana acontece, especialmente pela imaginação e a intuição.
Questão 2/10 - Aspectos das Humanidades na Educação Física
Leia o extrato de texto:
“As práticas esportivas foram paulatinamente introduzidas na sociedade brasileira a partir do século XIX”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STAREPRAVO, Fernando Augusto; MARCHI JÚNIOR, Wanderley. (Re)pensando as políticas públicas de esporte e lazer: a sociogênese do subcampo político/burocrático do esporte e lazer no Brasil. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 38, n. 1, p. 42-49, 2016, p. 44.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base (Re)pensando as políticas públicas de esporte e lazer: a sociogênese do subcampo político/burocrático do esporte e lazer no Brasil sobre a relação entre Estado e esporte no Brasil, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	É possível identificar que o Estado segue desinteressado no esporte, assim como ocorreu durante todo século XX no Brasil.
	
	B
	O volume dos investimentos públicos, ilustra o amparo do Estado para com o esporte que se observa desde o Estado Novo.
Você acertou!
Comentário: Conforme texto-base, além do volume dos investimentos, a relação entre esporte e Estado acontece no campo esportivo desde o Estado Novo: "Esse movimento deixou um grande lastro na política esportiva brasileira, que até hoje convive com fenômenos tais como o clientelismo, o utilitarismo e o assistencialismo. Resgatar a sociogênese do subcampo político/burocrático do esporte e lazer no Brasil, portanto, ajuda a pensar as atuais políticas esportivas nas diferentes esferas de governo e desnuda a incapacidade da área de desvencilhar-se de práticas oriundas no Estado Novo” (Texto-base, p. 48).
	
	C
	A relação estreita entre esporte e Estado é recente, em razão do Brasil ter sediado megaeventos esportivos nos últimos anos do período demonstrado no gráfico.
	
	D
	Na década de 1940, ocorreu o processo de democratização do esporte e sua consolidação como direito social.
	
	E
	Nesse período o esporte deveria estar a serviço dos cidadãos organizados esportivamente.
Questão 3/10 - Aspectos das Humanidades na Educação Física
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Assumirmos a posição do sujeito perante/estando no mundo e com suas significações”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRANCO, Marcel Alves; MENDES, Maria Isabel Brandão de Souza. Fenomenologia e Educação Física: uma revisão dos conceitos de corpo e motricidade. Motrivivência, v. 27, n. 45, p.209-218, set. 2015, p. 214.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Fenomenologia e Educação Física: uma revisão dos conceitos de corpo e motricidade sobre o corpo próprio na fenomenologia de Merleau-Ponty, e o poder elementar da motricidade pode-se afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	através do corpo podemos contestar outras potencialidades.
	
	B
	o movimento se contenta em submeter-se ao espaço e ao tempo.
	
	C
	o poder elementar da motricidade está em criar sentidos.
Você acertou!
Comentário: Conforme texto-base, “o poder elementar da motricidade [está] em criar sentidos e, ao mesmo tempo, reconhecer que sendo corpo, por ele e através dele podemos constatar outras potencialidades, tais como: representar, sentir, perceber e imaginar” (Texto-base, p. 213).
	
	D
	a capacidade de dilatar nosso ser no mundo excluindo novos instrumentos.
	
	E
	o tempo é uma entidade exterior ao ser vivo.
Questão 4/10 - Aspectos das Humanidades na Educação Física
Leia o seguinte extrato de texto:
“Para Merleau-Ponty o corpo é central em sua filosofia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRANCO, Marcel Alves; MENDES, Maria Isabel Brandão de Souza. Fenomenologia e Educação Física: uma revisão dos conceitos de corpo e motricidade. Motrivivência, v. 27, n. 45, p.209-218, set. 2015, p. 211.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Fenomenologia e Educação Física: uma revisão dos conceitos de corpo e motricidade sobre a compreensão do corpo pela fenomenologia, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	a fenomenologia condena a percepção do corpo como uma máquina ou objeto, em qualquer circunstância.
	
	B
	o movimento de se conhecer o funcionamento orgânico do corpo é o objetivo da fenomenologia.
	
	C
	a compreensão de corpo pela fenomenologia refuta o entendimento das ciências positivistas.
	
	D
	a fenomenologia apresenta o corpo na esfera da existência, na condição de corpos vivos.
Você acertou!
Comentário: “Perceber o corpo como uma máquina, ou um objeto, não pode ser considerado um erro. Partindo de determinada situação histórica, houve um movimento de se conhecer o funcionamento orgânico do corpo. Todavia, o corpo como objeto de estudo ultrapassa diversas áreas do conhecimento, [...] Então, por que considerá-lo apenas numa perspectiva orgânica? Neste sentido, vamos buscar fundamentos na fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty (1908-1961) por diferir seu entendimento do corpo das ciências positivistas, sem refutá-lo. Para este filósofo, [...] rompe-se com a ideia de objeto de estudo e o apresenta na esfera da existência, em nossa condição de sermos corpos vivos” (Texto-base, p. 210).
	
	E
	para a fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty, o corpo é um objeto de estudo.
Questão 5/10 - Aspectos das Humanidades na Educação Física
Leia a passagem de texto a seguir:
“Rompe-se com a ideia de objeto de estudo e o apresenta na esfera da existência, em nossa condição de sermos corpos vivos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRANCO, Marcel Alves; MENDES, Maria Isabel Brandão de Souza. Fenomenologia e Educação Física: uma revisão dos conceitos de corpo e motricidade. Motrivivência, v. 27, n. 45, p.209-218, set. 2015, p. 210.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Fenomenologia e Educação Física: uma revisão dos conceitos de corpo e motricidade sobre a compreensão de corpo na fenomenologia, e as formas que dão sentido a existência é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	a sobrevivência é uma das inspirações para reconhecimento do sentido de valorização do corpo para a existência.
Você acertou!
Comentário: Conforme texto-base, “A sobrevivência, por exemplo, era e ainda é uma das principais inspirações para o reconhecimento do sentido de valorização do corpo para nossa existência. Isso significa que seja nos tempos antigos ou na contemporaneidade, o corpo
sempre se fez presente” (Texto-base, p. 213).  
	
	B
	antigamente o corpo era pouco utilizado e explorado.
	
	C
	a sobrevivência é a única fonte de significação para o ser humano.
	
	D
	o homem é ser em movimento que deixa de fazer acontecer sua corporeidade através da arte.
	
	E
	Merleau-Ponty irá compreender o corpo como uma separação a partir de um movimento original.
Questão 6/10 - Aspectos das Humanidades na Educação Física
Atente para a seguinte citação:
“O corpo é uma unidade total”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRANCO, Marcel Alves; MENDES, Maria Isabel Brandão de Souza. Fenomenologia e Educação Física: uma revisão dos conceitos de corpo e motricidade. Motrivivência, v. 27, n. 45, p.209-218, set. 2015, p. 214.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Fenomenologia e Educação Física: uma revisão dos conceitos de corpo e motricidade sobre o corpo na filosofia de Merleau-Ponty, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Nesta concepção, o ser se realiza simplesmente pelo fato de pensar e de transcender a si mesmo.
	
	B
	Para o engajamento do corpo de ação, primeiramente ele manifesta a vontade do social, da história e da cultura.
	
	C
	O corpo é entendido como nem puramente biológico, nem subjacente a esta condição.
Você acertou!
Comentário: “[...] nesta perspectiva ele será considerado, como denomina Dentz [...], ‘mediador ativo entre o sujeito e o mundo’ ou seja, nem puramente biológico nem puramente subjacente à esta condição material.” (Texto-base, p. 211).
	
	D
	O corpo foi compreendido por Merleau-Ponty pela desarticulação entre o físico e o cognitivo.
	
	E
	Compreendia o corpo como um processo integrador, capaz de descrever o indivíduo por meio dos seu habitus.
Questão 7/10 - Aspectos das Humanidades na Educação Física
Leia o extrato de texto a seguir:
“Trata-se de um período no qual se deve considerar [...] o alargamento da prática de esportes e o envolvimento de camadas sociais diferenciadas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STAREPRAVO, Fernando Augusto; MARCHI JÚNIOR, Wanderley. (Re)pensando as políticas públicas de esporte e lazer: a sociogênese do subcampo político/burocrático do esporte e lazer no Brasil. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 38, n. 1, p. 42-49, 2016, p. 44.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base (Re)pensando as políticas públicas de esporte e lazer: a sociogênese do subcampo político/burocrático do esporte e lazer no Brasil sobre as disputas que faziam parte do campo esportivo no Brasil no período do Estado Novo, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	eram partes dessas disputas as mobilizações e greves operárias, que eclodiram no país entre 1910 e 1917.
	
	B
	as disputas no campo esportivo aconteceram pela necessidade de unificar as confederações esportivas.
	
	C
	o poder no campo esportivo sempre foi consagrado por conflitos internos das políticas públicas.
	
	D
	uma das causas foi o aparecimento de mais de uma entidade para uma mesma modalidade esportiva e região geográfica.
Você acertou!
Comentário: Conforme o texto base, “Diferentemente do cenário do fim do século XIX, observava-se nesse período certo nível de conflito e disputa de poder dentro do incipiente campo esportivo brasileiro [...]. Dentre as disputas citadas, Manhães (2002), destaca que constantemente ocorriam nas entidades esportivas brasileiras cisões responsáveis pelo que se acostumou chamar de 'problema de duplicidade de entidades', que significava o aparecimento de mais de uma entidade avocando-se o direito da administrac¸ão de determinado ramo esportivo no mesmo espac¸o geopolítico” (Texto-base, p. 44).
	
	E
	uma das causas foram os problemas no campo esportivo no período de Estado Novo, se resumia em pequenas divergências que interferiam no andamento das políticas públicas no esporte.
Questão 8/10 - Aspectos das Humanidades na Educação Física
Leia o trecho de texto:
“A elite letrada brasileira daquele fim de século, diante de um passado marcado pelo estigma da escravidão, buscou novos padrões de sociabilidade e novas referências culturais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STAREPRAVO, Fernando Augusto; MARCHI JÚNIOR, Wanderley. (Re)pensando as políticas públicas de esporte e lazer: a sociogênese do subcampo político/burocrático do esporte e lazer no Brasil. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 38, n. 1, p. 42-49, 2016, p. 44.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do texto-base (Re)pensando as políticas públicas de esporte e lazer: a sociogênese do subcampo político/burocrático do esporte e lazer no Brasil sobre o esporte na década de 1940 no Brasil, indique a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Houve uma fragilização da dependência da sociedade para se organizar esportivamente.
	
	B
	Nesse período o esporte passou por uma consolidação como um direito social.
	
	C
	O Estado implantava e apoiava as ações que seriam de seu interesse, estabelecendo no campo esportivo relações clientelistas e populistas.
Você acertou!
Comentário: Conforme o texto-base, “Para existir, o esporte dependia do Estado e esse, por sua vez, só implantava e apoiava aquelas ações que seriam de seu interesse. Essa espécie de pacto de conveniência também gerou seus efeitos perversos. Um esporte atrelado ao Estado, e um Estado que institucionaliza um sistema esportivo controlado por dirigentes escolhidos por méritos, confianças e anuências ao poder, acabou por consolidar o campo esportivo como espaço privilegiado para as relações políticas baseadas no clientelismo e no populismo [...]” (Texto-base, p. 47).
	
	D
	Por meio da CLT os trabalhadores deixaram de ter direito ao lazer.
	
	E
	O esporte foi estatizado e publicizado.
Questão 9/10 - Aspectos das Humanidades na Educação Física
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Seja nos tempos antigos ou na contemporaneidade, o corpo sempre se fez presente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRANCO, Marcel Alves; MENDES, Maria Isabel Brandão de Souza. Fenomenologia e Educação Física: uma revisão dos conceitos de corpo e motricidade. Motrivivência, v. 27, n. 45, p.209-218, set. 2015, p. 213.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Fenomenologia e Educação Física: uma revisão dos conceitos de corpo e motricidade sobre o corpo próprio na fenomenologia de Merleau-Ponty, e como o corpo próprio se relaciona com a noção de temporalidade é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	o corpo evita atribuir sentidos.
	
	B
	o passado deixa de existir.
	
	C
	o corpo é pensado com base no sagrado.
	
	D
	na fenomenologia de Merleau-Ponty o corpo é uma representação imaginária.
	
	E
	o corpo ocupa o tempo, vive o tempo.
Você acertou!
Comentário: Conforme o texto-base, “para a fenomenologia o tempo não é uma entidade, anterior ou exterior ao ser vivo [...]. O corpo ocupa o tempo, vive o tempo. Sua relação com o mundo lhe faz viver e significar o tempo. Seu passado não deixa de existir, nem de marcar o corpo com cicatrizes e significados atribuídos durante as experiências e vivências; nem o futuro, em seu devir, mesmo ainda não presente, não é intocável à capacidade do corpo de atribuir sentidos e intencionar em sua direção. Dessa forma, afirma-se a historicidade do corpo, a sua temporalidade viva” (Texto-base p. 212).
Questão 10/10 - Aspectos das Humanidades na Educação Física
Leia o excerto de texto a seguir:
“Para arbitrar [...] conflitos, o Estado tomaria para si a responsabilidade de controlar o campo esportivo no país”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STAREPRAVO, Fernando Augusto; MARCHI JÚNIOR, Wanderley. (Re)pensando as políticas públicas de esporte e lazer: a sociogênese do subcampo político/burocrático do esporte e lazer no Brasil. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 38, n. 1, p. 42-49, 2016, p.
45.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base (Re)pensando as políticas públicas de esporte e lazer: a sociogênese do subcampo político/burocrático do esporte e lazer no Brasil sobre o Decreto-Lei nº 3.199 de 1941, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Caracteriza-se como a segunda lei orgânica para os esportes no Brasil.
	
	B
	Seu princípio foi de permitir total autonomia das entidades esportivas.
	
	C
	Os conflitos no campo esportivo foram amenizados com a relação entre amadorismo e profissionalismo.
	
	D
	Nesse período só existia o profissionalismo surgindo depois o amadorismo.
	
	E
	Foi o momento de criação do Conselho Nacional de Desportos (CND).
Você acertou!
Comentário: Conforme texto-base, “Trata-se do Decreto-Lei nº 3.199 [...] e pelas diversas Deliberações do Conselho Nacional de Desportos (CND), órgão criado pelo próprio Decreto-Lei 3.199” (Texto-base, p. 46).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando