Buscar

Avaliação Final (Objetiva) Legislação Aduaneira Uniasselvi

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Legislação Aduaneira (LOD29)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:650483) ( peso.:3,00)
	Prova:
	22618677
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
	1.Para que o despacho de exportação ou até mesmo todo o procedimento de exportação se torne completo, é necessária a expedição de documentos diversos com inúmeras finalidades. Com relação aos documentos que integram o processo de exportação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Tem-se na fatura proforma o primeiro documento oficial emitido para o processo de exportação, entretanto este não tem valor comercial.
(    ) O local de embarque e desembarque é informação que deve obrigatoriamente estar contida na fatura comercial.
(    ) A regularidade fiscal da mercadoria é demonstrada pela emissão da nota fiscal, que tem sua validade restrita ao território nacional.
(    ) A possibilidade da identificação da quantidade, peso, marca da mercadoria é encontrada no romaneio, que é documento imprescindível ao processo de exportação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	2.
	A Câmara de Comércio Internacional, com a finalidade de padronizar os negócios internacionais, criou os Incoterms. International Commercial Terms/Termos Internacionais de Comércio são direitos e as obrigações recíprocos do exportador e do importador, estabelecendo um conjunto padronizado de definições. Eles auxiliam nas negociações comerciais internacionais e uniformizam a linguagem internacional no que diz respeito às responsabilidades e aos custos de entrega dessa mercadoria. Qual a definição do termo Incoterms?
	 a)
	Os Termos Internacionais definem as responsabilidades de custos e vendas entre importador e exportador perante a comercialização de produtos e serviços destinados a outros países, facilitando assim o desembaraço e a fiscalização aduaneira.
	 b)
	As condições de vendas internacionais, ou Incoterms, definem normas padronizadas que regulam as transações internacionais, proporcionando ao exportador e importador segurança na liquidez e rapidez na entrega da mercadoria.
	 c)
	Termos utilizados e acordados dentro de uma estrutura de compra e venda internacional, a fim de dividir entre as partes os custos e os riscos das tarefas necessárias para o deslocamento de mercadoria negociada.
	 d)
	São regras contratuais que fixam direitos e obrigações, tanto do exportador como do importador, e estipulam com exatidão o valor do preço, transportes, seguros e despachantes negociados entre ambas as partes.
	3.
	Os termos ou condições de venda (Incoterms) definem, nas transações internacionais de mercadorias, as condições e as responsabilidades entre o exportador e importador no processo de exportação dos produtos. Uma operação de comércio exterior com base nos Incoterms reduz a possibilidade de interpretações controversas e de prejuízos a uma das partes envolvidas. A importância desses termos reside na determinação precisa do momento da transferência de obrigações, ou seja, do momento em que o exportador é considerado isento de responsabilidades legais sobre o produto exportado. De modo a adaptar estas regras às práticas comerciais internacionais mais recentes, foram introduzidas várias alterações às regras de 1936, chegando assim atualmente aos Incoterms 2010. Nestas alterações, foram incluídos dois novos Incoterms. Sobre esses dois novos termos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) DAT - Delivered and Insurance Paid To - (Entregue no Terminal). 
(    ) DDP - Delivered Duty Paid - (Entregue com os Direitos Pagos).
(    ) DAP - Delivered at Place - (Entregue no local de destino).
(    ) DDT - Delivered Duty Paid To - (Entregue com os Direitos Pagos no Terminal).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://www.aprendendoaexportar.gov.br/maquinas/como_exp/neg_importador/incoterms.asp. Acesso em: 20 out. 2018.
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	4.
	O contencioso aduaneiro possui regras e especificidades em cada país em que é adotado, diferente não é o trato deste assunto no território brasileiro. Com relação ao contencioso aduaneiro brasileiro, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O encaminhamento dos bens e objetos advindos da pena de perdimento é feita na forma de destinação.
	 b)
	A incorporação ao patrimônio dos bens originados da pena de perdimento é possível para as empresas comerciais exportadoras.
	 c)
	O processo de perdimento integra o rol de ações que podem ser punidas pelo processo contencioso trabalhista brasileiro, já que envolvem preceitos trabalhistas.
	 d)
	O início do procedimento fiscal no território brasileiro ocorre com o começo do despacho aduaneiro de mercadoria importada.
	5.
	A realização de negócios internacionais geralmente relacionada ao comércio requer a formalização de um contrato internacional que são caracterizados pela manifestação de vontade e de sua submissão as suas regras, porque a lei assim o determina. Os contratos internacionais possuem algumas particularidades, pois têm mecanismos distintos de construção, execução, interpretação e solução de conflitos. Todas as propostas e contrapostas vinculam as partes e podem servir de base para fundamentar desentendimentos futuros. Sobre as essenciais cláusulas num contrato internacional, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: NIARADI, Geroge. Direito Empresarial. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
	 a)
	Os contratos internacionais têm como característica principal a unilateralidade, sendo submetidos a uma única legislação.
	 b)
	Quando ocorrer algum tipo de discrepância com relação a um contrato entre pessoas/empresas de diferentes países, o mesmo será regido pela lei do exportador.
	 c)
	Na celebração do contrato internacional, o idioma a ser adotado é de livre escolha das partes e pode ser confeccionado em mais de um idioma, assim como a cláusula de eleição de foro é pela qual as partes determinam em que país e cidade serão propostas e julgadas eventuais ações/discussões sobre o contrato.
	 d)
	As divergências que surjam em razão de um contrato serão obrigatoriamente resolvidas mediante arbitragem internacional, na qual o julgamento é feito por um juiz estatal.
	6.
	Suprimir ou reduzir tributo é um dos conceitos atribuídos ao crime tributário. A legislação brasileira determina e tipifica os crimes contra a ordem tributária que podem ocorrer nas relações comerciais aduaneiras. Com relação aos grupos de crimes tributários reconhecidos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A sonegação fiscal e o descaminho são crimes essencialmente tributários.
(    ) A apropriação indébita é crime tipificado como circunstancialmente tributário.
(    ) A prevaricação e o desacato são crimes essencialmente tributários.
(    ) O peculato e a concussão são crimes essencialmente tributários.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	7.
	A política cambial é um dos elementos que mais interfere no comércio entre países, justamente porque é ela que estabelece os mecanismos que definem o preço ou o valor da taxa de câmbio, que por sua vez, estipula o preço dos bens domésticos nos mercados estrangeiros (exportações) e o preço dos bens estrangeiros no mercado doméstico (importações). Deste modo, a taxa de câmbio é a moeda pela qual a moeda de um país pode ser convertida em moeda de um outro país, ou seja, é precisamente o preço de uma moeda em relação a outra e que mede o seu valor eterno. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Entende-se por taxa de câmbio nominal o preço de uma moeda em relação a outra.
II- Para estabelecer as movimentações comerciais entre os países, a taxa de câmbio denominada taxa de câmbio real, não corresponde ao equivalente
de preços entre o produto nacional e o internacional. 
III- O valor da taxa de câmbio influencia diretamente as transações com os demais países, e isso ocorre justamente porque os preços dos produtos nacionais e internacionais são influenciados diretamente pela taxa de câmbio. 
IV- O valor usado como referência para converter uma moeda em outra é o regime flutuante da taxa de câmbio.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: TRIPOLI, Angela C. K.; PRATES, Rodolfo C. Comércio Internacional, Curitiba: Intersaberes, 2016.
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	8.
	Toda comercialização internacional exige uma série de documentos até a chegada da mercadoria no destino, seja numa exportação ou importação. A negociação internacional é formalizada por meio de um contrato, que pode ser uma carta, fax ou e-mail, onde se definem as condições da operação. Para facilitar o intercâmbio comercial, alguns documentos são padronizados, embora haja diferenciações de modelos conforme o país importador, mas o importante é que haja clareza nas condições da negociação. A documentação descrita está relacionada com as características dos diferentes volumes que compõem um embarque: número, nome e endereço do exportador e importador, data de emissão, descrição da mercadoria, marca, quantidade, unidade, peso, local de embarque e desembarque, nome da transportadora e data de embarque, entre outras; documento que facilita a localização do produto dentro de um lote, considerado documento informal para conferência da mercadoria na alfândega como também pelo importador. Com relação ao documento com as características citadas, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FIEP. [s.d]. Disponivel em: <http://www.fiepr.org.br/cinpr/servicoscin/orientacao-para-exportar/documentos-para-exportacao-1-24560-224335.shtml>. Acesso em: 14 out. 2016.
	 a)
	Certificado de Origem (Certificate Origin).
	 b)
	Romaneio (Packing List).
	 c)
	Conhecimento de Embarque (Bill of Lading - B/L).
	 d)
	Fatura Proforma (Pro Form Invoice).
	9.
	Os contratos, como negócios jurídicos bilaterais que são em sua grande maioria, requerem para sua existência o preenchimento dos seguintes elementos: partes, objeto idôneo, manifestação de vontade, fim negocial e forma. Para que sejam válidos, as partes devem ser capazes, o objeto lícito possível, determinado (ou ao menos determinável), a vontade deve ser livre, consciente e voluntária e a forma não defesa em lei. Seguindo essa premissa, inicialmente os contratos de factoring exigem tre&#770;s personagens, quais sejam: o faturizado, o faturizador e o devedor. De acordo com o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Tipo de contrato no qual um comerciante negocia, no todo ou em partes, seus cre&#769;ditos de vendas mediante o pagamento de um prec&#807;o ou remuneração.
(    ) Factoring é considerada uma te&#769;cnica financeira e uma te&#769;cnica de gesta&#771;o dos nego&#769;cios.
(    ) Modalidades de faturização interna, em seu próprio país, e  faturização internacional relacionada as importações e as exportações.
(    ) Juridicamente os contratos de factoring somente são caracterizados de forma consensual.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FIGUEIREDO, Fábio V. Contrato de factoring: objeto, função e prática do fomento mercantil. São Paulo: Saraiva, 2016.
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	10.
	As franquias territoriais possuem especificidades que alcançam a incidência de impostos, com o objetivo do favorecimento do comércio internacional. Tomando como referência as franquias territoriais, analise as sentenças a seguir:
I- As áreas que possuem incentivos fiscais, que têm por finalidade a promoção do desenvolvimento local, são reconhecidas como zonas francas.
II- As facilidades para a importação de máquinas e equipamentos que tenham como destino a implantação de indústrias e exportação de produtos são encontradas na zona franca.
III- O incentivo às relações com o comércio exterior sem foco no desenvolvimento regional é encontrada nos portos livres.
IV- Os portos livres oferecem o trânsito fácil de mercadorias, não estando contemplados os fatores de produção.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2018) Uma empresa do segmento de decoração participou de uma feira técnica na cidade de São Paulo e lá prospectou diversos fornecedores, do exterior, de produtos interessantes para seu negócio. Logo após o término da feira, o comprador dessa empresa recebeu vários orçamentos com preços bem competitivos. Dado que a empresa ainda não participa do comércio exterior, desconhece a sistemática que envolve a importação de produtos. Em suas pesquisas, esse futuro importador deparou com o fluxo da Declaração da Importação (DI), no site da Receita Federal, reproduzido parcialmente na figura a seguir. A partir dessa situação e do fluxo mostrado na figura, acerca dos procedimentos padrão que deverão ser do conhecimento do comprador, no caso de cada canal de parametrização apresentado (verde, amarelo, vermelho e cinza) avalie as afirmações a seguir:
I- Se o Siscomex parametrizar em canal amarelo, será realizada a análise documental, e a avaliação física da mercadoria somente será feita se houver indícios de fraude tributária.
II- Na parametrização em canal vermelho, a mercadoria será verificada fisicamente por um auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, e os documentos serão analisados à luz da legislação pertinente.
III- Se o processo de importação for parametrizado em canal verde, sinaliza-se que a mercadoria passará por análise documental do auditor fiscal da Receita Federal do Brasil e será dispensada sua verificação física.
IV- A parametrização de canal cinza refere-se a situações esporádicas no processo de importação que ocorrem em caso de denúncias dos exportadores e, nesse caso, uma multa é gerada automaticamente para o CNPJ do importador.
É correto apenas o que se afirma em:
	 a)
	III.
	 b)
	I e II.
	 c)
	I, III e IV
	 d)
	II.
Anexos:
Canais de parametrização
	12.
	(ENADE, 2018) O diretor de uma empresa brasileira, exportadora, localizada no estado do Mato Grosso (MT), atuante no setor de agronegócios, sobretudo de soja geneticamente não modificada, decidiu fechar um grande contrato comercial de fornecimento de grãos para a China (porto Shanghai). Ciente das dificuldades em relação à língua e dos altos custos envolvidos numa operação de grande vulto como essa, ele escolheu estrategicamente um Incoterm, de maneira a minimizar as obrigações e custos da empresa, e reduzir suas responsabilidades comerciais relativas às operações logísticas a serem realizadas no Porto de Paranaguá, estado do Paraná. Assim, essa empresa comprometeu-se a entregar a mercadoria negociada desembaraçada para exportação, com custos alfandegados pagos, mas sem frete e sem seguro internacionais pagos, e fisicamente entregue em um Armazém dentro da Zona Primária e próximo ao local em que ocorrerá a operação logística de embarque do navio chinês.
Considerando essa situação hipotética, e que as regras do Incoterms são reconhecidas pela UNCITRAL (United Nations Commissions on International Trade Law) como o padrão global para a interpretação dos termos mais comuns no comércio exterior, qual é o Incoterm corretamente escolhido pelo diretor da empresa brasileira para a referida operação?
	 a)
	CFR (Shanghai).
	 b)
	DAT (Paranaguá).
	 c)
	CIF (Shanghai).
	 d)
	FAS (Paranaguá).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando