Buscar

Poliadição e policondensação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Poliadição: 
Consiste na formação de uma cadeia polimérica completa a partir da instabilização da dupla ligação de um monômero e sua sucessiva reação com outras ligações duplas de outras moléculas de monômero.
Logo, para que haja a polimerização em cadeira é necessário que exista pelo menos uma insaturação reativa na molécula.
Consiste em três processos cinéticos: iniciação, propagação e terminação. Uma das principais características deste tipo de polimerização é a necessidade de um iniciador no meio reacional, uma vez que o simples fato dos monômeros estarem em contato não é suficiente para que ocorra a polimerização
-Iniciação: geração das espécies reativas (pode ser por calor, radiação UV, iniciador químico);
-Propagação: ocorre reação entre monômero e iniciador;
-Terminação: desativação do sítio reativo.
A iniciação em poliadição pode ser feita de três maneiras diferentes: iniciação via radicais livres, iniciação iônica e iniciação por coordenação.
Então basicamente, Na poliadição, os monômeros são adicionados em um reator, juntamente com um catalisador chamado iniciador que realiza a quebra das duplas ligações dos monômeros iniciando uma reação em cadeia, até o momento em que se adiciona um produto específico que realiza a terminação da reação em cadeia. É uma reação extremamente violenta, rápida e exotérmica, feita em pequenos reatores e que produz polímeros com altas massas moleculares, na faixa de 20.000 g/mol
Policondensação:
É uma reação em etapas em que não há distinção reacional entre o início da formação do polímero, do crescimento macromolecular e da terminação.
Os grupos funcionais dos monômeros são reativos, portanto não são necessário iniciadores, como na poliadiação.
O crescimento é lento e aleatório resultando em polímeros com peso molecular na ordem de 10^4 e são formados subprodutos de reação como H2O, HCl, NH3(amônia)
Os materiais iniciais vão reagindo entre si simultaneamente com o passar do tempo.
A massa molar aumenta com o tempo de reação, pois pequenos grupos reagem com outros grupos formando moléculas maiores que a seu tempo também reagirão para formar grandes estruturas, gerando a cadeia polimérica.
Na policondensação, os monômeros (normalmente mais de um tipo) são adicionados ao reator, onde ocorre a reação química de eliminação de moléculas de baixo peso molecular, possibilitando que os monômeros se unam e formem o polímero de interesse, não há quebra de duplas ligações. É uma reação lenta, que forma polímeros com peso molecular na faixa de 10.000 g/mol.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando